Os textos com função referencial possuem linguagem objetiva, sem a presença de aspectos subjetivos ou discurso literário. A função referencial usa a linguagem no sentido literal, com discurso, geralmente, na terceira pessoa do singular ou do plural, evitando assim que o entendimento da mensagem seja prejudicado.
O que é um texto referencial exemplos?
A função referencial, também chamada de informativa, é uma das seis funções da linguagem e é utilizada para transmitir informação concreta sobre a realidade objetiva: pessoas, fatos, eventos, ações, estados, objetos, entre outros. Por exemplo: A capital da França é Paris.
Como explicar a função referencial?
A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.
Onde encontrar a função referencial?
A função referencial ou denotativa é a função da informação. Presente em textos como artigos científicos, textos didáticos, folhetos, manuais e textos enciclopédicos, enfatiza o referente, ou seja, o assunto ou contexto em que aquele determinado texto está inserido.
Como identificar as funções da linguagem?
Resumo sobre as funções da linguagem
Função referencial ou denotativa: apresentar mensagem objetiva. Função fática ou de contato: manter o canal de comunicação ativo. Função metalinguística: colocar em evidência a própria linguagem utilizada. Função conativa ou apelativa: convencer ou instruir o receptor da mensagem.
Funções da Linguagem – Referencial, Emotiva e Conativa ou Apelativa [Prof Noslen]
O que é o referente de um texto?
Os referentes textuais são os mecanismos lingüísticos que estabelecem a conectividade e a retomada de idéias, garantindo a coesão textual.
O que é uma expressão referencial?
expressão referencial será entendida como sendo uma entidade que é construída na atividade discursiva e é resultante da elaboração perceptual do referente. Este nos remete a uma dada expressão referencial, que, na verdade, é uma entidade do discurso.
O que é o referente na linguagem?
O referente (o contexto, o assunto) é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Textos jornalísticos, científicos e didáticos são exemplos típicos.
Quais são os 5 tipos de linguagem?
Quais são os 7 tipos de linguagem?
- Linguagem formal.
- Linguagem informal.
- Linguagem verbal.
- Linguagem não verbal.
- Linguagem híbrida ou mista.
- Linguagem visual.
- Linguagem corporal.
- Linguagem oral.
Como identificar a função emotiva?
Na Função Emotiva o destaque é para o emissor. Ela consiste nas visões pessoais de quem elabora a mensagem, que se pode identificar através do estado de ânimo, sentimentos e emoções. Ela é caracterizada por pontuações como as reticências, pontos de exclamações (!), ponto de interrogação (?) e interjeições.
O que é um texto emotivo?
A função emotiva é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, ou seja, encontramos nos textos que utilizam essa função a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. O autor tem como principal desejo buscar a adesão de quem lê, convencendo-o através de algumas marcas gramaticais peculiares.
Como identificar a função poética?
A função poética é uma das seis funções da linguagem. Caracteriza-se pelo foco na mensagem, buscando construí-la de modo expressivo, sendo comum em obras artísticas. A função poética é comum em textos literários. Neles, palavras e imagens podem ter múltiplos significados ou interpretações.
Como identificar os elementos da comunicação?
Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz. Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada. Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual. Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.
O que é um texto metalinguístico?
A Função Metalinguística pode ser identificada quando uma mensagem utiliza o próprio código (meio pelo qual a mensagem é enviada, como fala, escrita, gestos ou figuras) para falar dele mesmo.
Como se faz um referencial?
Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Quais são as 4 funções da linguagem?
Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.
Como saber o tipo de linguagem do texto?
A linguagem verbal pode ser compreendida quando nos expressamos por meio de textos escritos ou orais. Já a linguagem não verbal é identificada por meio de imagens, gestos e outros processos de comunicação não oralizados ou escritos.
Quais são as 3 funções da linguagem?
Pela estrutura linguística, marcada tanto pelas formas verbais e pronominais quanto pelo emprego de figuras de linguagem, na estrofe predominam as funções da linguagem: a) apelativa e fática, centradas no receptor e no contato. b) emotiva e poética, centradas no emissor e na mensagem.