O que Paulo Freire diz sobre o lúdico?
Segundo Freire (1991 p. 39), a criança que brinca em liberdade, sobre o uso de seus recursos cognitivos para resolver os problemas que surgem no brinquedo, sem dúvida alguma chegará ao pensamento lógico de que necessita para aprender a ler, escrever e contar.Qual é o pensamento de Paulo Freire sobre o brincar?
A brincadeira, que se constitui em um caminho possível para a aprendizagem, tem sido proposta como eixo central do trabalho com as crianças, em torno do qual vão se articulando, cada vez em níveis mais complexos, diferentes aprendizagens nos variados campos do conhecimento.O que os autores falam sobre o lúdico?
Diversos autores defendem a utilização do lúdico em sala de aula como um instrumento metodológico para o ensino da matemática. Propomos neste artigo que os professores devam ter formação para que possam utilizar tal instrumento da melhor forma possível na busca do alcance dos objetivos traçados.O que diz Paulo Freire sobre a Educação Infantil?
Pensar Freire na Educação Infantil é compreender que a educação é permanente vida, não apenas preparar para viver, mas, em uma constante leitura do mundo, cada vez mais crítica. Palavras-chave: Educação Infantil; Paulo Freire; Leitura do mundo.Paulo Freire - Principais conceitos e pensamentos
Qual a teoria de Paulo Freire?
Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.Quais são as principais citações de Paulo Freire?
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." "O educador se eterniza em cada ser que educa." "A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.Quem é o pai da ludicidade?
Vygotsky (1896 – 1934)O que Vygotsky diz sobre o lúdico?
Vygostky (1979, p. 45) afirma que “a criança aprende muito ao brincar. O que aparentemente ela faz apenas para distrair-se ou gastar energia é na realidade uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social, psicológico”. Tal afirmativa é deveras veraz no âmbito da Educação Infantil.O que é o lúdico para Piaget?
2.3 Lúdico, segundo PiagetCom relação ao jogo, Piaget (1998) acredita que é essencial na vida da criança. De início o jogo de exercício consistem em repetições de gestos e movimentos simples como agitar os braços, sacudir objetos, emitir sons, caminhar, pular, correr, etc.
O que Paulo Freire queria dizer?
A metodologia de ensino de Paulo FreireEm seu livro Pedagogia do Oprimido, Freire coloca o papel da educação como um ato político, que liberta os indivíduos por meio da “consciência crítica, transformadora e diferencial, que emerge da educação como uma prática de liberdade”.