É correto falar descer para baixo?
Não é correto, de acordo com as normas da língua portuguesa, essas expressões são figuras de linguagem. Subir para cima e descer para baixo são pleonasmos.É correto falar "subir para cima"?
Subir para cima e descer para baixo são pleonasmos. O pleonasmo é a repetição duma ideia pelo emprego duma ou mais palavras, cujo sentido já está expresso anteriormente, como nas expressões apresentadas. Há quem condene incondicionalmente o pleonasmo, o que não está certo.É certo falar elo de ligação?
ELO DE LIGAÇÃOViciosa expressão, pois figurativamente "elo" pode significar "união, ligação". Basta dizer que alguma coisa funciona como "elo" ou que aquilo promove a "ligação" na empresa, por exemplo.
É correto falar novo lançamento?
Um lançamento sucessivo de outro é um "novo lançamento" (seja um produto novo, um arremesso de um esportista, foguete...) sem que haja redundância.Entrar pra dentro, descer pra baixo, certeza absoluta? Pleonasmo
Qual a diferença entre pleonasmo e redundância?
A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.Qual o correto: ladeira abaixo ou ladeira abaixo?
Observação: O termo "abaixo-assinado" leva hífen quando se trata da petição que reúne diversas assinaturas. Já a expressão "a baixo", é sinônima de "de baixo", "para baixo" ou "até embaixo" e antônima de "do alto" ou "de cima". Esse termo é formado pela preposição "a" mais o adjetivo "baixo".Como saber se é pleonasmo?
O pleonasmo se caracteriza por uma superabundância de palavras que expressam uma mesma ideia em uma frase. Isso acontece, por exemplo, em frases como: "subir para cima", "descer para baixo", "entrar para dentro". Quando digo que vou subir, é óbvio que é para cima, Isso não precisa ser repetido.Como evitar o pleonasmo?
Veja algumas dicas para evitar o pleonasmo vicioso:
- Estude gramática. Nada melhor para escrever o português de modo correto como a gramática. ...
- Revise o texto com atenção. ...
- Utilize sinônimos. ...
- Desenvolva o hábito de escrever.
O que é pleonasmo no português?
O pleonasmo é a repetição de uma mesma ideia no enunciado pelo uso de palavras diferentes que trazem o mesmo sentido. Ele pode ser considerado uma figura de linguagem ou um vício de linguagem, a depender da intenção do enunciador ao produzir a repetição no discurso.Quais os piores erros de ortografia?
14 erros de ortografia mais comuns da língua portuguesa.
- 01 – agente ≠ a gente. Sabe aquele espião do FBI que sempre aparece nos filmes de Hollywood? ...
- 02 – fasso.
- 03 – mais ≠ mas. O “mais” com “i” é igual o +. ...
- 04 – abençõe. ...
- 05 – concerteza. ...
- 06 – mim ajuda. ...
- #Dica: MIM NÃO FAZ NADA! ...
- 07 – menas ≠ menos e meia ≠ meio.
É correto falar "bem-vindo de volta"?
Sim, é correto utilizar a expressão “bem-vindo de volta” quando se quer reconhecer e saudar o retorno de alguém a um lugar de onde esteve ausente por algum tempo. Essa saudação é uma forma calorosa e gentil de mostrar apreço pela presença da pessoa e de reiterar que ela faz parte daquele ambiente ou comunidade.É correto falar "segue abaixo"?
Quando o sujeito estiver no singular, também utilizaremos o verbo no singular. Confira os exemplos abaixo: “Segue abaixo a foto solicitada.” “Segue abaixo a lista de convidados.”É correto dizer "abaixo"?
As duas palavras estão corretas e devem ser usadas de acordo com o contexto da frase. Abaixo ou a baixo são duas palavras homônimas que expressam sentido de posição. Contudo, quando a palavra é escrita sem separação admite valor de advérbio de lugar, cujo sinônimo é de “embaixo”.Qual a diferença entre debaixo e de baixo?
Assim, “debaixo” é um advérbio e significa o mesmo que “embaixo”. Já “de baixo” pode ser uma locução adjetiva, quando qualifica um substantivo; ainda, o termo “baixo”, contido nessa expressão, também pode funcionar como advérbio.Em quais frases há redundância?
Quais os exemplos de redundância? As redundâncias, comumente chamadas de pleonasmos, ocorrem quando adicionamos palavras que são desnecessárias para o sentido da frase. Duas das redundâncias mais comuns e que todo mundo já usou pelo menos uma vez na vida são “Subir para cima” e “Descer para baixo”.Qual a diferença entre tautologia e pleonasmo?
Ambos, tautologia e pleonasmo, referem-se a redundâncias na linguagem. No entanto, enquanto a tautologia é uma repetição desnecessária que não acrescenta nenhum significado à frase, o pleonasmo, em certos contextos literários, pode ser usado intencionalmente para enfatizar ou intensificar o sentido de uma expressão.É certo falar muito pouco?
Não há nada errado com a expressão “muito pouco”. Trata-se de um par de advérbios em que o primeiro intensifica o segundo, dando-lhe grau superlativo. “Muito pouco” equivale a “pouquíssimo”.É correto dizer destino final?
Destino final é um termo utilizado para descrever o ponto final de um processo ou jornada. Pode se referir a várias situações, como o destino final de um produto, de uma viagem ou até mesmo da vida de uma pessoa. É o ponto onde algo chega ao seu término, não havendo mais possibilidade de retorno ou mudança.O que é preciso para abrir uma academia? »