Quais os benefícios de um briefing?

 


Construir um briefing é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing. Afinal, por meio dele é possível identificar o público e os resultados esperados do projeto, além de ajudar a definir metas claras.

Quais as vantagens do briefing?

Assertividade. Quando você conhece mais sobre a empresa, o mercado, o público-alvo e os objetivos do projeto, é possível ter mais assertividade nas tomadas de decisão e alcançar os resultados esperados. Ou seja, o briefing é importante para que se consiga atender às expectativas de maneira mais precisa.

Qual a importância de um briefing?

Um briefing é um documento que serve como uma ferramenta de comunicação entre uma empresa e seus fornecedores de marketing. Nele, a empresa deve explicar o que busca alcançar com um determinado projeto, com que finalidade, em que prazo e com que meios.

Por que o briefing é importante é como deve ser um bom briefing?

Um bom briefing garante organização do processo, evita ruídos, garante que o planejamento desenvolva insights inspiradores para criação e mídia e garante qualidade de entrega final para o cliente”. "Se um briefing não for convidativo, falhamos.

São características do briefing?

Ele funciona como um ponto de partida para a criação de estratégias, conceitos e soluções que atendam às necessidades e objetivos do cliente. O briefing pode abranger informações como público-alvo, mensagem a ser transmitida, estilo desejado, prazos, orçamento disponível e outras diretrizes importantes.

BRIEFING O QUE É (Tradução e Passo-A-Passo para Montar Um Do Jeito Certo)



Qual é o principal objetivo do briefing na produção do planejamento de mídia?

Da mesma forma, o briefing serve para esclarecer os objetivos e informações de uma “missão” aos profissionais envolvidos. É uma forma de deixar as pessoas cientes do que precisam fazer, dos recursos e tempo disponíveis, assim como a forma como devem realizar seu trabalho.

O que não pode faltar em um briefing?

Para isso, durante o briefing, são apresentadas informações como: objetivos, requisitos, orçamento, prazos e outras informações relevantes. O briefing é importante justamente por permitir que todas as partes envolvidas compreendam juntas o trabalho, podendo esclarecer todas as dúvidas sobre o projeto.

O que você entende por briefing?

Um briefing é um documento que serve para guiar a execução de um projeto. Ele contém informações sobre a empresa, sua área de atuação, seus desafios e necessidades. O briefing é, sobretudo, um documento de alinhamento entre ambas as partes de um projeto.

Quais os itens básicos de um briefing?

8 itens para montar um briefing perfeito

  1. 1 - Principais dados e breve histórico da empresa. ...
  2. 2 - Algo novo ou um redesign de algo pronto. ...
  3. 3 - O que exatamente é a demanda do projeto. ...
  4. 4 - Definir o público-alvo do projeto. ...
  5. 5 - Concorrência e referências no mercado. ...
  6. 6 - Suas expectativas em relação a resultados.

Qual é a forma mais prática de realizar um briefing?

Como criar um briefing

  • Apresentar um histórico da empresa;
  • Elencar quais são os públicos consumidores;
  • Identificar as empresas concorrentes direta e indiretamente;
  • Boas práticas que podem ser adotadas;
  • Informações de caráter estratégico;
  • Detalhamento do modelo de comunicação;
  • Metas e objetivos primários e secundários;

O que vem depois do briefing?

Brainstorm. Após a aprovação do briefing é hora de colocar as ideias na mesa. Então a equipe criativa – em condições ideais – inicia uma “cerimônia” (atribuí esse nome pois considero esta fase um evento) onde em cima dos objetivos traçados no briefing, vão chegar a um conceito de comunicação estratégica e de criação.

Como fala briefing?

Plural: briefings. Origem etimológica:palavra inglesa. Plural: briefings.

Como finalizar um briefing?

Portanto, a resposta a essa pergunta mostra os pontos que o rival pode utilizar nas campanhas dele. Para finalizar essa parte do briefing, peça que o cliente resuma o diferencial da empresa em apenas uma frase.

Quais são os tipos de briefing?

Quais são os tipos de briefing?

  • Briefing geral para campanha de marketing;
  • Briefing para posts de mídias sociais;
  • Briefing para criar um site;
  • Briefing para criar uma logo;
  • Briefing para um material rico;
  • Briefing para um blog post;

Quem usa o briefing?

O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.

O que é o briefing da marca?

No briefing, são captados os dados do cliente, sua história, o ramo de atuação, concorrentes, diferenciais, entre outros. Além de também serem estudados a identidade visual da empresa, o público-alvo, e assim, traçados prazos e metas, e projetados o impacto que se deve gerar no cliente final.

Como fazer um briefing passo a passo?

Como Fazer um Modelo de Briefing

  1. Reúna Informações sobre a Empresa ou seu Cliente. ...
  2. Promova Encontros ou Reuniões de Briefing. ...
  3. Conheça a Concorrência. ...
  4. Defina bem o seu Público-Alvo. ...
  5. Defina Estratégia, Orçamento e Cronograma. ...
  6. Delimite os Materiais Necessários para a Produção.

Como um briefing pode ser definido em eventos?

O que é briefing para eventos? O briefing para eventos é um documento que funciona como guia para a execução de um projeto, seja ele qual for. Uma forma fácil de compreender é encarando o material como um manual de instruções.

Qual é o profissional responsável por desenvolver o briefing com o cliente?

Na agência, o profissional responsável pela coleta de briefing é o atendimento, prospecção ou novos negócios.

Quais perguntas devem ser contempladas na elaboração do briefing?

Que mensagem o produto deverá passar? Quais as expectativas do cliente em torno do produto? Quem é o público-alvo que o produto busca atingir? Qual é o orçamento para o projeto?

Como fazer briefing de criativo?

A maioria dos briefings criativos contém as seguintes seções.

  1. Título e descrição do projeto. ...
  2. Objetivos e prioridades. ...
  3. Público-alvo. ...
  4. Análise da concorrência. ...
  5. Principais mensagens e tom de voz. ...
  6. Resultados esperados do briefing. ...
  7. Chamada para ação. ...
  8. Lançamento e canais de distribuição.

O que perguntar na reunião de briefing?

Checklist de perguntas para montar um roteiro perfeito

  • Nome da marca.
  • Porte da empresa.
  • História da empresa.
  • Posicionamento no mercado.
  • Produtos ou serviços oferecidos.
  • Como os produtos ou serviços são recebidos pelo público.
  • Como são desenvolvidas essas soluções.
  • Como podem ser adquiridas.

Qual a diferença entre briefing e programa de necessidades?

Programa de necessidades: o briefing na arquitetura

Dentro de um projeto de arquitetura, o briefing nada mais é do que o programa de necessidades. O briefing pode variar de acordo com o tipo de projeto, que pode ser residencial, comercial, institucional ou corporativo.

Qual a importância e necessidade do briefing para uma empresa do ramo de moda?

É por meio do briefing que a empresa consegue captar exatamente a ideia do projeto desejado pelo cliente, o objetivo, a mensagem a ser transmitida e qual o resultado ele deseja alcançar. Com ele, são captados os dados do cliente, sua história, o ramo de atuação, concorrentes, diferenciais, entre outros.

O que é briefing social media?

O briefing social media contém informações detalhadas sobre a marca do cliente, objetivos, público-alvo e outras especificidades da empresa, que serve como guia para o social media fazer a gestão das redes sociais do cliente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem