Quem define o que é qualidade?

Qualidade é o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa, verificável através da forma e dos elementos constitutivos do mesmo e pelo resultado do seu uso. A palavra “qualidade” tem um conceito subjetivo que está relacionada com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo.

O que determina a qualidade?

O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.

O que é qualidade para os autores?

Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário (FEIGENBAUM, 1986). Qualidade é ausência de defeitos (JURAN, 1989).

Onde surgiu o conceito de qualidade?

A história da qualidade está diretamente relacionada à evolução da indústria a partir da primeira metade do século 20. Foi nesse período, mais ou menos entre os anos 1920 e 1930, que começaram a surgir nos parques industriais os primeiros especialistas no assunto.

Qual o pensador que dizia que a qualidade é um produto definido a partir da percepção do cliente?

Uma das frases mais famosas de Deming para conceituar qualidade é “atender continuamente às necessidades e expectativas dos clientes a um preço que eles estejam dispostos a pagar”. O modo de como a qualidade é definida e entendida em uma organização reflete a forma como é direcionada a produção de bens e serviços.

O QUE É QUALIDADE? ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS!

Quem inventou a qualidade?

Joseph Moses Juran é reconhecido como o pai da Qualidade Moderna, principalmente por implementar as técnicas de controle de qualidade baseado em dados estatísticos. Inclusive, foi Juran que trouxe a ideia de conformidade e a sua relação com a satisfação do cliente, e não apenas a qualidade no processo produtivo.

Qual o conceito correto de qualidade de acordo com Juran 1974?

“Qualidade é adequação ao uso” (Juran, 1974:2). Baseada na Produção: “Qualidade quer dizer conformidade com as exigências” (Crosby, 1979:15). “Qualidade é o grau em que o produto específico está de acordo com o projeto ou especificação” (Gilmore, 1974:16).

O que são fundamentos da qualidade?

Trata-se do conhecimento acadêmico das ciências exatas desenvolvido para a melhoria dos resultados das organizações e aperfeiçoamento dos processos produtivos que interferem na qualidade de produtos. O profissional dessa área indica as métricas de processos que serão monitoradas e diz de que forma serão amostradas.

Qual foi o primeiro conceito de qualidade que se conhece atualmente?

Antes, a qualidade era vista como um problema tecnológico; hoje, é um problema geral de negócios. Os clientes eram apenas aqueles que compravam os produtos de uma empresa; hoje, são todos aqueles que são afetados pelos produtos de uma empresa, sejam externos, sejam internos.

Qual é a visão moderna da qualidade?

A moderna gestão de qualidade contempla princípios básicos de satisfação dos clientes, prevenção ao invés de inspeção, responsabilidade da gerência, melhoria contínua e processos alocados dentro de fases. É preciso entender que todo sistema produz exatamente os resultados para os quais está programado para produzir.

O que é qualidade para Chiavenato?

Para Chiavenato (2014), a qualidade é a capacidade que a empresa tem de fazer as coisas certas, de acordo com as necessidades do cliente, evitando perdas e retrabalho.

Quem é o pai da gestão de qualidade?

Kaoru Ishikawa (1915-1989) foi um renomado professor, autor e especialista japonês em gestão da qualidade, cujas contribuições desempenharam um papel fundamental na melhoria dos processos de produção e na excelência empresarial em todo o mundo.

Qual a teoria de Juran?

Juran defende que a gestão da qualidade se divide em três pontos fundamentais: planejamento, melhoria e o controle de qualidade.

Quem determina a qualidade de um produto?

Para o consumidor a qualidade do produto envolve pelo menos as seguintes dimensões: a qualidade do produto em si; a qualidade do produto ao longo do tempo; a qualidade ctos serviços associados ao uso do produto; e o custo do cicIo de vida do produto.

Qual é um dos princípios da qualidade?

São eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento.

Quais são os princípios básicos da qualidade?

Quais são os 7 princípios da gestão de qualidade

  • Princípio 1: Foco no cliente.
  • Princípio 2: Liderança.
  • Princípio 3: Envolvimento das pessoas.
  • Princípio 4: Abordagem de processo.
  • Princípio 5: Tomada de decisão baseada em evidência.
  • Princípio 6: Melhoria contínua.
  • Princípio 7: Gestão de Relacionamento.

Quais são as 4 fases da qualidade?

Continuando, os quatro momentos mais importantes da qualidade até hoje foram:

  • Era da Inspeção.
  • Era do Controle Estatístico da Qualidade.
  • Era da Garantia da Qualidade.
  • Era da Gestão da Qualidade Total.
  • A 5ª Era da Qualidade.
  • Estratégia: o papel da Qualidade na próxima Era.
  • O profissional da qualidade será um evangelizador.

Quais são as 5 abordagens da qualidade?

Por fim, também trouxe luz às suas 5 Abordagens da Qualidade: Transcendental, Centrada no Produto, Centrada no valor, Centrada na fabricação e Centrada no cliente.

Quais são os 5 atributos da qualidade?

São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.

Quais os 4 pilares da qualidade?

Para conseguir construir esses pilares é necessário desenvolver métodos, técnicas e ferramentas para melhorar seus resultados visando sempre a Qualidade Total.

  • 1) Qualidade Intrínseca. …
  • 2) Custo. …
  • 3) Atendimento. …
  • 4) Segurança. …
  • 6) Meio Ambiente.

Quais os 7 pilares da qualidade?

Os 7 pilares da gestão de qualidade

  1. Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. …
  2. Liderança. …
  3. Melhoria contínua. …
  4. Decisão baseada em fatos. …
  5. Gestão de relacionamento. …
  6. Visão sistêmica. …
  7. Gerenciamento por processos.

Quais são os três pilares da qualidade?

  • Primeiro Pilar: Estratégia.
  • Segundo Pilar: Processos.
  • Terceiro Pilar: Pessoas.

Quais são os conceitos de Deming sobre a qualidade?

Deming, considerado o pai da qualidade total, define qualidade como “o sentir orgulho pelo trabalho bem feito”, fazendo elevar a produtividade organizacional, (DEMING, 1950) com o respectivo reflexo sobre a satisfação do consumidor.

Qual o conceito de qualidade para Crosby?

Qualidade significa conformidade com as exigências do cliente; Desempenho padrão é igual a zero defeitos; Os resultados da Gestão da Qualidade vêm da prevenção, e não somente da correção; A não conformidade também gera custos, inclusive mais altos do que o próprio SGQ.

Quais são os principais gurus da qualidade?

Os principais Gurus da Qualidade e suas contribuições para o SGQ

  • William Edwards Deming. Deming tem um papel fundamental na evolução da qualidade. …
  • Joseph Moses Juran. Para Juran, a satisfação do cliente tinha de ser foco de todos os esforços do time. …
  • Kaoru Ishikawa. …
  • Armand Vallin Feigenbaum. …
  • Philip Crosby.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem