Qualidade é o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa, verificável através da forma e dos elementos constitutivos do mesmo e pelo resultado do seu uso. A palavra “qualidade” tem um conceito subjetivo que está relacionada com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo.
O que determina a qualidade?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
O que é qualidade para os autores?
Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário (FEIGENBAUM, 1986). Qualidade é ausência de defeitos (JURAN, 1989).
Onde surgiu o conceito de qualidade?
A história da qualidade está diretamente relacionada à evolução da indústria a partir da primeira metade do século 20. Foi nesse período, mais ou menos entre os anos 1920 e 1930, que começaram a surgir nos parques industriais os primeiros especialistas no assunto.
Qual o pensador que dizia que a qualidade é um produto definido a partir da percepção do cliente?
Uma das frases mais famosas de Deming para conceituar qualidade é “atender continuamente às necessidades e expectativas dos clientes a um preço que eles estejam dispostos a pagar”. O modo de como a qualidade é definida e entendida em uma organização reflete a forma como é direcionada a produção de bens e serviços.
O QUE É QUALIDADE? ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS!
Quem inventou a qualidade?
Joseph Moses Juran é reconhecido como o pai da Qualidade Moderna, principalmente por implementar as técnicas de controle de qualidade baseado em dados estatísticos. Inclusive, foi Juran que trouxe a ideia de conformidade e a sua relação com a satisfação do cliente, e não apenas a qualidade no processo produtivo.
Qual o conceito correto de qualidade de acordo com Juran 1974?
“Qualidade é adequação ao uso” (Juran, 1974:2). Baseada na Produção: “Qualidade quer dizer conformidade com as exigências” (Crosby, 1979:15). “Qualidade é o grau em que o produto específico está de acordo com o projeto ou especificação” (Gilmore, 1974:16).
O que são fundamentos da qualidade?
Trata-se do conhecimento acadêmico das ciências exatas desenvolvido para a melhoria dos resultados das organizações e aperfeiçoamento dos processos produtivos que interferem na qualidade de produtos. O profissional dessa área indica as métricas de processos que serão monitoradas e diz de que forma serão amostradas.
Qual foi o primeiro conceito de qualidade que se conhece atualmente?
Antes, a qualidade era vista como um problema tecnológico; hoje, é um problema geral de negócios. Os clientes eram apenas aqueles que compravam os produtos de uma empresa; hoje, são todos aqueles que são afetados pelos produtos de uma empresa, sejam externos, sejam internos.
Qual é a visão moderna da qualidade?
A moderna gestão de qualidade contempla princípios básicos de satisfação dos clientes, prevenção ao invés de inspeção, responsabilidade da gerência, melhoria contínua e processos alocados dentro de fases. É preciso entender que todo sistema produz exatamente os resultados para os quais está programado para produzir.
O que é qualidade para Chiavenato?
Para Chiavenato (2014), a qualidade é a capacidade que a empresa tem de fazer as coisas certas, de acordo com as necessidades do cliente, evitando perdas e retrabalho.
Quem é o pai da gestão de qualidade?
Kaoru Ishikawa (1915-1989) foi um renomado professor, autor e especialista japonês em gestão da qualidade, cujas contribuições desempenharam um papel fundamental na melhoria dos processos de produção e na excelência empresarial em todo o mundo.
Qual a teoria de Juran?
Juran defende que a gestão da qualidade se divide em três pontos fundamentais: planejamento, melhoria e o controle de qualidade.
Quem determina a qualidade de um produto?
Para o consumidor a qualidade do produto envolve pelo menos as seguintes dimensões: a qualidade do produto em si; a qualidade do produto ao longo do tempo; a qualidade ctos serviços associados ao uso do produto; e o custo do cicIo de vida do produto.
Qual é um dos princípios da qualidade?
São eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento.
Quais são os princípios básicos da qualidade?
Quais são os 7 princípios da gestão de qualidade
- Princípio 1: Foco no cliente.
- Princípio 2: Liderança.
- Princípio 3: Envolvimento das pessoas.
- Princípio 4: Abordagem de processo.
- Princípio 5: Tomada de decisão baseada em evidência.
- Princípio 6: Melhoria contínua.
- Princípio 7: Gestão de Relacionamento.
Quais são as 4 fases da qualidade?
Continuando, os quatro momentos mais importantes da qualidade até hoje foram:
- Era da Inspeção.
- Era do Controle Estatístico da Qualidade.
- Era da Garantia da Qualidade.
- Era da Gestão da Qualidade Total.
- A 5ª Era da Qualidade.
- Estratégia: o papel da Qualidade na próxima Era.
- O profissional da qualidade será um evangelizador.
Quais são as 5 abordagens da qualidade?
Por fim, também trouxe luz às suas 5 Abordagens da Qualidade: Transcendental, Centrada no Produto, Centrada no valor, Centrada na fabricação e Centrada no cliente.
Quais são os 5 atributos da qualidade?
São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.
Quais os 4 pilares da qualidade?
Para conseguir construir esses pilares é necessário desenvolver métodos, técnicas e ferramentas para melhorar seus resultados visando sempre a Qualidade Total.
- 1) Qualidade Intrínseca. …
- 2) Custo. …
- 3) Atendimento. …
- 4) Segurança. …
- 6) Meio Ambiente.
Quais os 7 pilares da qualidade?
Os 7 pilares da gestão de qualidade
- Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. …
- Liderança. …
- Melhoria contínua. …
- Decisão baseada em fatos. …
- Gestão de relacionamento. …
- Visão sistêmica. …
- Gerenciamento por processos.
Quais são os três pilares da qualidade?
- Primeiro Pilar: Estratégia.
- Segundo Pilar: Processos.
- Terceiro Pilar: Pessoas.
Quais são os conceitos de Deming sobre a qualidade?
Deming, considerado o pai da qualidade total, define qualidade como “o sentir orgulho pelo trabalho bem feito”, fazendo elevar a produtividade organizacional, (DEMING, 1950) com o respectivo reflexo sobre a satisfação do consumidor.
Qual o conceito de qualidade para Crosby?
Qualidade significa conformidade com as exigências do cliente; Desempenho padrão é igual a zero defeitos; Os resultados da Gestão da Qualidade vêm da prevenção, e não somente da correção; A não conformidade também gera custos, inclusive mais altos do que o próprio SGQ.
Quais são os principais gurus da qualidade?
Os principais Gurus da Qualidade e suas contribuições para o SGQ
- William Edwards Deming. Deming tem um papel fundamental na evolução da qualidade. …
- Joseph Moses Juran. Para Juran, a satisfação do cliente tinha de ser foco de todos os esforços do time. …
- Kaoru Ishikawa. …
- Armand Vallin Feigenbaum. …
- Philip Crosby.