Em resumo, os ninivitas eram notoriamente cruéis, e Jonas estava bem ciente disso! Jonas conhecia a maldade dos ninivitas e, por isso, acreditava que eles não mereciam a misericórdia divina. Na visão de Jonas, eles mereciam ser punidos, julgados por suas atrocidades.
Para que Jonas se recusava a pregar?
Quando, pois, recebeu a incumbência de pregar aos ninivitas, Jonas imaginou que o resultado de sua pregação levaria Deus a deixar esse povo viver. Essa foi à razão por que ele tentou fugir do compromisso de pregar aos ninivitas.
Porque Jonas escolheu ir para Társis?
No contexto do livro de Jonas, é afirmado que Deus determinou que Jonas viajasse para pregar em Nínive. Jonas desobedeceu a Deus, e não ficou por isso mesmo. Ao invés de fazer o que Deus mandou, Jonas foi para Társis.
O que Deus quis ensinar a Jonas com a aboboreira?
O Senhor usa uma aboboreira e um verme para ensinar a Jonas que deveria amar a todos.
Porque Deus queria destruir a Nínive?
O livro de Naum contém a profecia de que Nínive, capital da Assíria, seria destruída por causa da iniquidade de seu povo.
Por que Jonas não queria pregar em Nínive?
Qual foi o real motivo de Jonas não queria pregar em Nínive?
Portanto, Jonas não queria ir para Nínive porque acreditava que eles mereciam sofrer a punição divina, e não ser alvos da misericórdia. Ele estava em conflito com a natureza compassiva e perdoadora de Deus, temendo que a graça divina pudesse absolver até mesmo os mais cruéis.
Por que Nínive era inimigo de Israel?
Todos os filhos de Deus precisam ouvir o evangelho.
Nínive fazia parte do império assírio, um inimigo de Israel conhecido por sua violência e crueldade. Para Jonas, provavelmente parecia impossível que o povo de Nínive estivesse pronto para aceitar a palavra de Deus e se arrepender.
Qual é o significado bíblico da aboboreira?
Mas, a aboboreira representa o REFRIGÉRIO que sua alma precisa para perdoar e voltar a amar. Seja planta e não lagarta – Jonas estava centrado nele mesmo, em suas convicções, suas crenças, em seus problemas. OBEDECER A DEUS NÃO SIGNIFICA HONRÁ-LO. Jonas obedeceu, mas não honrou a Deus.
O que aconteceu com Jonas depois da aboboreira?
O Senhor chamou Jonas para pregar ao povo de Nínive, mas Jonas fugiu e acabou sendo engolido por um grande peixe. Depois que Deus o libertou, Jonas viajou para Nínive e profetizou que o Senhor destruiria a cidade devido a sua iniquidade. O povo de Nínive se arrependeu, e Deus poupou a cidade.
Qual era a missão especial que Deus deu a Jonas?
Deus pediu a Jonas que cumprisse uma missão. Ele deveria ir a uma cidade chamada Nínive e chamar o povo ao arrependimento.
Onde fica Jope hoje?
Jaffa (ou Jope) é atualmente um bairro de Tel Aviv, mas antigamente foi o porto de onde saiu Jonas e foi engolido pelo grande peixe.
Qual a diferença entre Társis e Nínive?
Ir a Nínive significava se deslocar oitocentos quilômetros para o nordeste através do deserto. Társis ficava a mais de três mil quilômetros para o oeste, numa direção totalmente oposta.
Qual é o versículo-chave do livro de Jonas?
1 E orou Jonas ao Senhor seu Deus, das entranhas do peixe. 2 E disse: Da minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Porque Jonas quis ir para Társis?
Sua missão era ir a Nínive, uma grande cidade que estava muito corrompida pela maldade e pelo pecado. O profeta tentou fugir da presença de Deus e embarcou numa viagem para Társis e para longe do propósito para o qual o Senhor o havia chamado.
O que significa Jope na Bíblia?
Jope foi o porto marítimo que Salomão, e mais tarde Zorobabel, usaram quando trouxeram madeira das florestas de cedro do Líbano para a construção dos seus templos (2 Crôn. 2:16; Esd. 3:7). Aqui, Pedro levantou dos mortos Tabita, também conhecida como Dorcas (At.
O que podemos aprender com a lição de Jonas?
1) Nem sempre sua missão é aquilo que você deseja. 2) Fugir da presença e da vontade de Deus, pode trazer perdas para os que estão com você “no barco”. 3) Fora do propósito, você não tem vontade de viver. 4) Mesmo quando pensar que tudo acabou, Deus ainda te chama.
Porque Jonas tinha raiva dos Ninivitas?
Quando Jonas recebeu essa missão, ele tentou fugir para Társis, como se pudesse escapar da ordem divina. Seu ódio pelos ninivitas estava tão enraizado que ele preferiu desobedecer a Deus a cumprir uma tarefa que ele considerava impossível e, mais ainda, injusta.
Porque Rebecca pediu a morte?
Após Jacó enganar a seu pai Isaque, recebendo as bênçãos de primogênito, seu irmão, Esaú, para quem as bênçãos estavam reservadas, passa a querer matá-lo (Gn 27.41).
Como foi a morte de Jonas na Bíblia?
8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus ordenou um vento quente oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver. 9 Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira?
Para que serve a aboboreira?
É considerada uma fruta com propriedades medicinais indicada para combater inflamação das vias urinarias, infecções dos rins, inflamação do fígado e baço, além de ser vermífuga, estomáquica, anti-febril, hepática e muito usada para combater a náusea.
Qual era a planta de Jonas?
Kikayon. Kikayon (em hebraico: קִיקָיוֹן) é o nome em hebraico de uma planta mencionada no livro de Jonas na Bíblia Sagrada.
Qual é o significado de lagarta na Bíblia?
No contexto cristão, a lagarta e a borboleta são frequentemente associadas à transformação espiritual e renovação. Assim como a lagarta se transforma em borboleta, os fiéis são convidados a passar por um processo de renovação interior e crescimento espiritual.
Que cidade é Nínive hoje?
Nínive (Ninawa) era um grande amontoado de vários vilarejos ao longo do Rio Tigre. Atualmente, onde ficava, existe a cidade moderna de Mossul, no estado de Ninawa do Iraque.
Onde fica Társis hoje?
Um porto fenício na Espanha, localizado entre as duas bocas do rio Guadalquivir.
Quem são os assírios nos dias de hoje?
A Assíria corresponde em parte ao que hoje é a Síria e o Iraque. A Fenícia está no Líbano. Judeia e Samaria são Israel e Palestina. O Egito é o Egito, óbvio.