Ligue 1331 para registrar, na Anatel, reclamações contra operadoras, pedidos de informação à Agência, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços de telecomunicações. A ligação é gratuita de qualquer localidade do país.
Onde abrir reclamação sobre internet?
As reclamações na internet são centralizadas no site www.consumidor.gov.br, do Governo Federal.
Quais problemas a Anatel resolve?
O que a Anatel pode resolver? A Anatel é o órgão que fiscaliza os serviços de telecomunicações no país, como internet banda larga, planos de celular e telefone fixo. Além disso, a agência recebe reclamações contra operadoras, sugestões e denúncias.
Onde o consumidor pode reclamar?
Sendo assim, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo. Encontre um órgão de defesa consumidor mais próximo de você.
Quais os problemas que o Procon resolve?
Má qualidade, defeitos e falta de segurança de produtos (eletroeletrônicos, veículos, brinquedos e etc). Cobrança de taxa indevida ou dúvidas sobre cobrança de serviços. Propaganda e venda enganosa ou não cumprimento de uma oferta. Instruções de uso imprecisas e em desacordo com as normas vigentes.
Como Registrar Reclamação Online no site do PROCON
O que acontece se eu fizer uma reclamação no Procon?
Além do poder de fiscalizar as empresas em suas atuações no mercado de consumo, o Procon possui o canal de reclamações dos consumidores, no qual, após denunciada alguma prática ilegal, o órgão passará a analisar o conteúdo denunciado, posteriormente, notificará as empresas envolvidas para que promova sua resposta.
Como fazer uma reclamação na Anatel?
Utilize o Sistema Anatel Consumidor para registrar e acompanhar reclamações, denúncias, pedidos de informação e sugestões em relação às operadoras e à Anatel. O acesso ao sistema é feito mediante cadastro do usuário.
Como entrar na Justiça contra uma empresa da internet?
O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.
Tem como fazer uma reclamação no Procon pela internet?
O Procon-SP Digital está integrado ao site de Internet da Fundação Procon-SP em : www.procon.sp.gov.br. Na tela inicial, basta clicar na faixa amarela: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO. Como se trata de um sistema novo, é necessário fazer um novo cadastro. No primeiro acesso, basta clicar em Cadastre-se!
O que fazer quando a operadora de internet não resolve o problema?
Caso precise registrar uma reclamação na Anatel, tenha em mãos o número de protocolo da operadora. Você pode entrar em contato com a Anatel por meio da internet; da Central de Atendimento Telefônico, no número 1331 (ou 1332, para deficientes auditivos); ou pessoalmente, nas Salas do Cidadão.
Qual operadora tem mais reclamação na Anatel?
A Anatel divulgou o Panorama de Reclamações de 2023, que apresenta uma análise sobre as queixas feitas contra serviços de telecomunicações ao longo do ano. A Vivo é a operadora de banda larga com mais queixas, enquanto Claro e TIM tiveram os piores resultados no móvel pré-pago e pós-pago.
Quem está acima da Anatel?
O Procon é um órgão mais exigente que a Anatel, em relação às evidências que comprovem a reclamação.
Estou sem internet como reclamar?
Contate sua operadora.
Se o problema não está no seu lado da conexão, então talvez esteja do lado da operadora: pode ser que a sua região esteja passando por alguma instabilidade de sinal ou manutenção que você não saiba.
Como falar com o Procon pelo WhatsApp?
Para fazer uma reclamação pelo WhatsApp, basta mandar uma mensagem para o número do Procon: +55 61 3218-772 📲.
O que diz o Código do consumidor sobre internet?
De acordo com a Resolução 574/2011 da ANATEL as operadoras devem disponibilizar, ao consumidor, uma velocidade instantânea de conexão de, no mínimo, 20% da velocidade contratada e velocidade média de, pelo menos 60%, da adquirida.
Quantos dias sem internet gera dano moral?
Consumidora que ficou mais de dez dias sem serviço de internet deve ser indenizada — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
Onde posso reclamar de uma empresa de internet?
Clique aqui para verificar os documentos necessários para o registro da reclamação. A plataforma Consumidor.gov é um canal público alternativo para solução de problemas de consumo, com interlocução direta entre consumidores e fornecedores.
Como faço para fazer reclamação na Anatel?
Se você considerar que a resposta fornecida à sua solicitação não solucionou o seu problema e desejar obter um novo atendimento da operadora ou da Anatel, é possível reabrir a solicitação dentro da plataforma. Dessa forma, as partes terão um prazo de 5 dias corridos para fornecer uma nova resposta.
Qual é o número 0800 da Anatel?
Mesmo com a mudança, a ligação continua gratuita. A Anatel informou ainda que haverá um período de transição de 90 dias, a contar do dia 26, em que o usuário poderá utilizar os dois números para acessar a central de atendimento da Anatel, o 133 ou pelo atual 0800 33 2001.
Qual a vantagem de reclamar no Procon?
A maior vantagem de acessar o Procon é o fato de que é um órgão gratuito. Ou seja, o consumidor não paga nada para ser atendido, além dos impostos com que arca rotineiramente. Contudo, há um revés também. Não se quer dizer que o serviço público não é eficiente.
É verdade que o Procon está devolvendo dinheiro?
O Procon-SP não faz devolução de valores de qualquer tipo de empresa, não cobra por seus serviços e não solicita dados pessoais ou bancários via aplicativo de mensagens ou redes sociais. Não existe cashback escondido em compras/transações de cartões de crédito.
O que é que o Procon resolve?
Tem como missão principal, equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores e, por objetivo, elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo.