O que não deve estar contida em um resumo?

Um resumo deve ser objetivo e conciso, apresentando apenas as informações mais importantes do texto original. Comentários periféricos, generalidades e comentários complexos podem tornar o resumo confuso e pouco eficiente.

O que não se pode fazer em um resumo?

Veja abaixo alguns deles:

  • Não resumir TODO o seu trabalho. O resumo de um artigo é um resumo do texto todo. …
  • Incluir MUITO ou NENHUM contexto. …
  • Não incluir palavras-chave. …
  • Dedicar pouco tempo à escrita. …
  • Não seguir as regras do guia para os autores da publicação.

O que não deve aparecer em um resumo simples?

O resumo não deve conter citações bibliográficas, tabelas, quadros, esquemas. Dar preferência ao uso dos verbos na 3ª pessoa do singular. Tempo e verbo não devem dissociar-se dentro do resumo.

O que deve ser evitado ao fazer um resumo?

Características de um resumo

Deve evitar repetições, digressões e detalhes desnecessários. Também, deve ser claro e compreensível, utilizando uma linguagem simples e direta. Deve transmitir as ideias principais de forma precisa, evitando ambiguidades ou interpretações equivocadas.

Quais elementos um resumo deve ter?

Do ponto de vista estrutural, o resumo segue a composição básica de boa parte dos gêneros textuais. Em outras palavras, ele possui introdução, com a apresentação do tema; desenvolvimento, com as principais ideias; e conclusão, com o fechamento do texto.

O que não fazer em um resumo!

Quais itens obrigatoriamente um resumo deve conter?

ELABORAÇÃO DE RESUMOS

Este resumo deve conter todas as informações que permitam a compreensão do trabalho: introdução com objetivos, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referências.

Qual é o elemento obrigatório em um resumo?

Resumo em Língua Portuguesa – Elemento de uso obrigatório, consiste em explanar acerca das principais ideias abordadas no texto. Esse deve conter no máximo 250 palavras (aproximadamente 15 linhas).

O que é preciso para elaborar um bom resumo?

O objetivo principal do resumo é explicar um assunto de forma rápida. Para isso, ele precisa abordar as ideias principais de um tema, mas sem detalhar cada aspecto. A ideia é que ao reler o resumo você se lembre do assunto de forma geral e, a partir daí, acesse os detalhes do conteúdo por meio da memória.

Como fazer um resumo impecável?

Saiba como fazer um resumo excelente em 8 passos

  1. Fazer uma leitura atenta. …
  2. Marcar partes importantes. …
  3. Anotar comentários. …
  4. Pensar em correlações. …
  5. Organizar as informações. …
  6. Escrever com as próprias palavras. …
  7. Fazer listas ou tópicos. …
  8. Ler novamente.

O que é um resumo não estruturado?

Numerosos periódicos científicos adotam o resumo estruturado. O resumo não estruturado, por sua vez, é aquele que apresenta as informações em texto corrido, geralmente em um só parágrafo. Na maioria dos periódicos científicos, o tamanho máximo permitido figura entre 150 e 300 palavras.

O que deve conter no resumo ABNT?

O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento. O resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos.

O que um resumo deve trazer?

O resumo é a apresentação concisa e freqüentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra.

O que deve constar em um resumo simples?

Deverá ser informativo, estruturado (introdução; objetivos; métodos; resultados e discussão; conclusão ou considerações finais).

Como deve ser a estrutura de um resumo?

Os itens da estrutura do resumo devem estar destacados em negrito, sem entrada de parágrafo ou linhas em branco, contemplando: a) Introdução b) Objetivo c) Metodologia ou Material e métodos d) Resultados (parciais ou concluído) e) Conclusões ou considerações finais Page 2 Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do …

Como fazer um excelente resumo?

8 dicas de como fazer um resumo eficiente

  1. Faça marcações. …
  2. Anotações pós-estudo. …
  3. Explique aquilo que aprendeu. …
  4. Faça a estrutura do resumo a partir dos pontos que você considera cruciais. …
  5. Se preferir, faça um mapa mental. …
  6. Se concentre e escreva o resumo. …
  7. Priorize a realização das etapas a mão.

Como fazer a introdução de um resumo?

A introdução deve ser a primeira parte do texto a chamar a atenção do leitor e prendê-lo na leitura. Por isso, é interessante começar com uma frase impactante e que desperte o interesse para o que virá a seguir. Esse é um local para apostar na objetividade, ou seja, em frases curtas e que não cansem o leitor.

Quais são os elementos essenciais de um resumo?

O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.

Como deve ser feito o resumo de um artigo?

O resumo deve conter o objeto de estudo, objetivo, metodologia e resultados/conclusão. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular e não deve conter nomes de autores e obras. Logo abaixo do resumo, devem-se pontuar as palavras-chave que representam o conteúdo do estudo (de 3 a cinco).

Qual elemento é obrigatório no resumo?

Os resumos devem conter, necessariamente, os pontos a seguir respeitando a ordem estabelecida.

Quais são os elementos obrigatórios de um resumo?

São eles: Introdução; Desenvolvimento; Considerações finais. > Elementos pós-textuais – São os elementos que sucedem a parte textual do trabalho, com a função de complementar o texto.

Como fazer um bom resumo de um trabalho acadêmico?

Os 5 passos para escrever um bom resumo acadêmico

  1. Explique o Contexto. Seu trabalho pode ser lido por pessoas com diferentes níveis de entendimento sobre o seu problema de pesquisa. …
  2. Defina os Objetivos. …
  3. Especifique o Método. …
  4. Apresente os Resultados. …
  5. Conclusão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem