É possível alegar usucapião em defesa de ações possessórias?
A usucapião pode ser alegada como matéria de defesa em ação reivindicatória, mas com o intuito único e exclusivo de afastar a pretensão possessória, eis que a prescrição aquisitiva, para fins de registro imobiliário, não pode ser reconhecida em outro procedimento que não seja a própria ação de usucapião, a qual possui …
É possível o reconhecimento da usucapião na ação possessória?
Nas ações possessórias, a usucapião poderá ser arguida somente como matéria de defesa, a teor da Súmula 237 , do STF, porém, a declaração da prescrição aquisitiva somente poderá ser reconhecida por ação própria.
O que alegar em defesa de usucapião?
O proprietário do imóvel pode se defender da ação de usucapião por meio das seguintes linhas de defesa: Ausência de um dos requisitos da usucapião: O proprietário pode demonstrar que um dos requisitos da usucapião não está presente, como a posse não ser mansa e pacífica ou não ser contínua.
Como se defender de uma ação de usucapião?
A defesa em ação de Usucapião é um processo judicial que tem como objetivo impedir que o autor da ação seja declarado proprietário do bem. Para isso, o réu deve apresentar provas que demonstrem que o autor não possui a posse qualificada ad usucapionem do bem, ou que a sua posse é precária ou irregular.
É possível a alegação de usucapião como defesa da reintegração de posse?
Tem como contestar o usucapião?
Para contestar uma ação de usucapião, é necessário apresentar uma contestação formal no processo, dentro do prazo legal estabelecido pelo Código de Processo Civil.
É possível reverter um processo de usucapião?
É possível, por meio da ação rescisória, a anulação de sentença proferida em processo de usucapião, em decorrência da ausência de citação dos herdeiros do réu, porquanto o vício de nulidade é o defeito processual de maior gravidade em nosso sistema processual civil, podendo ser reconhecido a qualquer tempo, inclusive …
Quando posso alegar usucapião?
Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.
O que invalida o usucapião?
Primeiro, que o imóvel não seja público, ou seja, se for um terreno de marinha, um espaço público, uma praça, um imóvel público, não será admitida a usucapião. Segundo, que a posse seja mansa e pacífica, ou seja, que o proprietário não se oponha à sua ocupação do imóvel.
Quais são os 5 requisitos que devem estar presentes em todas as espécies de usucapião?
Seus requisitos são:
- Existência do animus domini, o comportamento de proprietário;
- Inexistência de oposição à posse;
- Posse ininterrupta por 02 (dois) anos;
- Utilização do imóvel para moradia sua ou de sua família;
- Imóvel de até 250m²;
- Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural;
Pode alegar usucapião em ação de reintegração de posse?
A usucapião pode ser alegada como matéria de defesa em ação de reintegração de posse, com o intuito único e exclusivo de afastar a pretensão possessória.
É cabível a ação de usucapião nas ações possessórias?
Conforme disposição do art. 557 do CPC/15 , na pendência de ação possessória é vedado, tanto ao autor como ao réu, propor ação de usucapião, considerando que as partes são idênticas nas duas ações.
Quando não cabe ação de usucapião?
Quando não pode acontecer a usucapião? Dessa forma, a usucapião não pode ser utilizada em casos onde a pessoa que ocupa o bem tem conhecimento de que não é o proprietário ou trabalha para o mesmo (como caseiros e locadores, por exemplo).
O que diz a súmula 237 do STF?
Da Demarcação. Pode o réu alegar na contestação usucapião (Súmula 237 , STF: “O usucapião pode ser arguido em defesa”).
É possível a alegação de usucapião em ação reivindicatória?
A alegação de usucapião como matéria de defesa é possível, e sua comprovação no caso concreto é suficiente para afastar o pleito reivindicatório.
É possível reconvenção em ação de usucapião?
A ação de usucapião e a ação de imissão na posse, além de seguirem o procedimento comum, são conexas quando versam sobre o mesmo bem imóvel, razão pela qual é possível, na ação de usucapião, propor reconvenção arguindo imissão na posse.
O que descaracteriza o usucapião?
Posse mansa e pacífica: Importante que não haja nenhuma contestação do proprietário legítimo registrado no Cartório de Registro de Imóveis da área usucapienda. Havendo a qualquer tempo contestação da posse pelo proprietário legítimo, fica descaracterizada a usucapião.
Quem tem legitimidade para contestar ação de usucapião?
Portanto, é importante que as pessoas que estão buscando adquirir a propriedade de um imóvel por meio da ação de usucapião estejam cientes do prazo que o proprietário do imóvel tem para contestar a ação.
O que é necessário para provar usucapião?
Documentos essenciais para comprovar o usucapião
- Documentos pessoais do possuidor. Cópia do RG e CPF do requerente. …
- Comprovante de posse. …
- Planta e memorial descritivo. …
- Certidões negativas. …
- Comprovantes de pagamento de impostos e taxas. …
- Histórico de posse.
Quando o usucapião pode ser anulado?
Ausência de um dos requisitos legais para a usucapião: A ação de usucapião pode ser anulada se o possuidor não comprovar a posse mansa, pacífica e contínua pelo prazo necessário. Inexistência do direito de ação: A ação de usucapião pode ser anulada se o possuidor não tiver legitimidade para ajuizar a ação.
O que pode impedir o processo de usucapião?
Questões como o estado civil do proprietário, a presença de ascendentes ou descendentes, e a existência de incapacidade legal podem afetar o andamento da ação de usucapião. Da mesma forma, a suspensão do processo por razões como serviço público ou condições suspensivas também precisa ser considerada.
Quando é cabível a ação de reintegração de posse?
Cabe ação de reintegração de posse quando o possuidor de um imóvel deseja recuperar a posse deste, que foi injustamente tirada de si. Quem tem direito à reintegração de posse? Tem direito à reintegração de posse, o possuidor (direto ou indireto), que foi desapossado, despojado, esbulhado, etc.
Como alegar usucapião?
“A alegação de usucapião poderá ser feita em ações em trâmite no juízo cível, federal ou fazendário, independentemente daquele competente para o processamento e julgamento do processo de usucapião, consoante ocorre em locais que contam com varas privativas de registros públicos”.
Quanto tempo posso alegar usucapião?
Trata-se de uma forma originária de aquisição de imóvel que tem como objetivo atingir a função social da propriedade. Nas áreas urbanas, ela também é possível na forma do artigo 1.238 do CC, que disciplina a chamada usucapião extraordinária, com exigência de posse por 15 anos sem interrupção nem oposição.
Como bloquear usucapião?
Primeiro é preciso comparecer a um Cartório de Notas no mesmo município da propriedade para solicitar uma ata notarial. Esse procedimento é necessário para a oficialização do ato, que acontece após a declaração de tempo de posse e comprovação de inexistência de ação possessória ou reivindicatória sobre o imóvel.