A primeira linha de tratamento para o melasma é o uso de substâncias clareadoras conhecidas como inibidores de tirosinase, enzima envolvida no processo de melanogênese. Os compostos clareadores inibidores de tirosinase mais utilizados no tratamento do melasma são: ácido kojico, ácido retinóico e hidroquinona.
Como eliminar a enzima tirosinase?
Os inibidores da tirosinase mais comuns são os compostos derivados de quinonas, tais como a hidroquinona. A hidroquinona foi o padrão convencional no tratamento de hiperpigmentações por mais de 40 anos. Este ativo pode ser encontrado no trigo, na cerveja no café e em berries.
Como desinflamar o organismo para tratar o melasma?
Para o controle da melasma, dois chás podem ajudar muito, são eles: chá de romã e chá verde. A Punica granatum (romã) é uma fruta nativa do Oriente Médio, rica em ácido elágico, um potente antioxidante que possui ação clareadora da pele.
O que tomar para tratar o melasma de dentro para fora?
6 tratamentos indicados para melasma
- Fotoproteção. Fotoproteção nada mais é que o uso de protetor solar, com proteção contra os raios ultravioleta A e B (UVA e UVB). …
- Cremes. …
- Microagulhamento. …
- Mesoterapia. …
- Peelings. …
- Lazer e luz intensa pulsada.
Qual hormônio piora o melasma?
Gravidez, tratamentos de fertilização ou uso de pílula anticoncepcional são apontados como desencadeadores do melasma. É que o hormônio estrógeno aumenta a atividade dos melanócitos, as células que produzem melanina.
Tirosinase a enzima mais importante na síntese de melanina
Qual a enzima que controla o melasma?
A Tirosinase é a enzima responsável pela produção da melanina e é exatamente onde o nosso ativo Thiamidol atua. Encontrado na linha Anti-Pigment, ele bloqueia essa produção, controlando a hiperpigmentação.
Qual vitamina diminui o melasma?
A vitamina C demonstrou eficácia no clareamento da hiperpigmentação causada pelo melasma, ao mesmo tempo em que melhora a saúde geral da pele. Isso inclui aumento da produção de colágeno, que ajuda a manter a pele firme, e melhor equilíbrio da hidratação da pele.
Como curei o melasma?
Para tratar o melasma, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou ser indicada a realização de tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
Qual o melhor antioxidante para melasma?
A vitamina C, quando aplicada corretamente, demonstrou ser um agente valioso no tratamento do melasma, atuando na redução da hiperpigmentação e na prevenção do envelhecimento cutâneo.
Como tirar melasma profundo?
A primeira linha de tratamento para o melasma é o uso de substâncias clareadoras conhecidas como inibidores de tirosinase, enzima envolvida no processo de melanogênese. Os compostos clareadores inibidores de tirosinase mais utilizados no tratamento do melasma são: ácido kojico, ácido retinóico e hidroquinona.
Qual falta de vitamina causa melasma?
Por esse motivo, mulheres que sofrem com desequilíbrio hormonal ou fazem uso de métodos contraceptivos hormonais têm maiores chances de desenvolverem melasma. Além disso, o déficit de vitaminas (como a B3, por exemplo) pode ser um facilitador para o surgimento das manchas do melasma.
Qual fruta acaba com melasma?
Frutas cítricas
Laranja, limão e acerola são ricas em vitamina C, que inibe a ação da tirosinase, uma enzima necessária para a síntese de melanina, clareando manchas escuras e promovendo um tom mais uniforme na pele.
Quais os alimentos que inflama o melasma?
Todo o tipo de guloseimas e alimentos açucarados como doces, bolos, sorvetes e chocolates podem intensificar o processo inflamatório das manchas. Portanto, evite o consumo em excesso desses alimentos, substituindo por frutas, por exemplo.
Como bloquear a enzima tirosinase?
As principais substâncias utilizadas como agentes despigmentantes, ou seja, inibidoras da tirosinase são comumente compostos fenólicos, como exemplos temos a hidroquinona, o ácido kójico e o ácido ascórbico.
Qual o melhor comprimido para tomar para melasma?
O Ácido Tranexâmico mostrou uma redução da atividade da tirosinase, enzima chave da síntese de melanina, e desta forma é um sucesso nas indicações para tratamento de melasma.
Qual enzima mancha a pele?
A tirosinase é a enzima que desempenha um papel crítico na biossíntese de melanina e é considerada a enzima chave na coloração de pele, cabelo, olhos e no escurecimento de alimentos.
O que beber para acabar com melasma?
Alguns remédios caseiros, como o chá de aroeira ou o óleo essencial de alecrim, possuem substâncias que ajudam a reduzir a produção de melanina, um tipo de pigmento que dá cor à pele, e desta forma, ajudam a clarear a pele naturalmente, melhorando o aspecto das manchas escuras, no rosto, mãos, braços ou em outras …
Qual suplemento tomar para melasma?
Conezima Q10 Conhecida como ubiquinona, está presente em todas as células, com ação de promover energia. Possui potente ação antioxidante e anti-inflamatória, importante para o organismo e para a saúde da pele.
Qual e a vitamina que clareia a pele?
Indicada para todos os tipos de pele, a Vitamina C oferece inúmeros benefícios para a pele do rosto. Ela suaviza rugas e linhas de expressão, tem efeito clareador e pode ser usada em conjunto com protetor solar para potencializar a proteção contra os raios UV, prevenindo manchas e o envelhecimento da pele.
Como desinflamar o organismo para melasma?
Retirando os alimentos inflamatórios, é hora de incorporar alimentos ricos em antioxidantes: Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, Resveratrol, Flavonoides, Betacaroteno, Licopeno, Luteína e Selênio. Esses antioxidantes você encontra nesses alimentos: Frutas vermelhas (mirtilo, morango, amora, framboesa).
Como venci o melasma?
Alguns fatores podem desencadear o surgimento do melasma, como a exposição ao sol e ao calor, principalmente sem proteção. Isso porque a luz ultravioleta estimula os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. Além disso, a exposição solar é responsável pela reincidência do melasma.
Porque meu melasma não clareia?
Sol, fontes emissoras de luz visível, como tablet, computador, celular e o próprio calor podem piorar ou desencadear o melasma. Mas, muito além disso, o simples calor, como abrir um forno ligado, já pode estimular o aparecimento das manchas.
O que não usar no melasma?
1. Não usar protetor solar diariamente. Um dos erros mais frequentes que pode agravar o melasma é não usar protetor solar diariamente, inclusive em dias nublados e chuvosos. Pois, o protetor solar é essencial para proteger a pele dos raios ultravioleta (UV) prejudiciais, que são uma das principais causas do melasma.
O que acaba com o melasma?
Assim, o conceito principal é que pacientes com esta condição necessitam tratamento e fotoproteção constante. Outros ativos muito utilizados para o tratamento do melasma são: arbutin, ácido kójico, ácido fítico, ácido tranexâmico e ácido dióico.
Pode passar retinol no melasma?
Pessoas com melasma podem usar produtos com retinol? Sim, não existe contraindicação do uso de retinol em indivíduos com melasma.