Esporte e Consumismo Os primeiros esportes surgiram das mudanças provocadas pelo processo de industrialização que deu origem ao modo de produção capitalista. Assim, o esporte reproduz, na forma como é organizado ou como é praticado, os valores e as características do capitalismo.
Por que as pessoas consomem produtos esportivos?
Na atualidade os consumidores esportivos buscam serviços que maximizam a sua vivencia esportiva, logo as organizações esportivas devem atentar para oferta de pacotes de serviços completos de lazer contendo essas exigências (Kearney, 2003).
Qual é a relação do esporte com a sociedade?
O esporte desempenha um importante papel na formação do homem e da vida em sociedade, matriz de socialização e transmissão de valores, forma de sociabilidade moderna, instrumento de educação e fonte de saúde, estes são alguns dos atributos do fenômeno esportivo.
Qual a influência dos esportes e da mídia na sociedade?
A mídia atua na formação e disseminação da visão do esporte que é passada atualmente para a sociedade: o esporte como espetáculo, como possibilidade de ascensão sócio-econômica (entenda-se melhoria da qualidade financeira e status social), como mercadoria e consumo.
O que o esporte e a mídia têm em comum?
A mídia tem muito interesse nos esportes, utilizando-os como fonte de conteúdo para atender a seus interesses, que são voltados para o consumismo, a formação de opiniões e a padronização de comportamentos.
Ricardo Freitas | Esporte e Consumo
Qual a influência da mídia no esporte e no padrão de consumo da sociedade moderna?
A atuação da mídia no campo da cultura corporal de movimento é crescente, além de decisiva na construção de novos significados e novas modalidades de entretenimento e consumo. O investimento do público em relação a determinado esporte vem decorrente do quanto ele está envolvido e apaixonado.
Qual a importância do esporte na mídia?
Os programas esportivos são hoje, no mercado televisivo, um aliado das redes de televisão, fato importante na audiência das emissoras. Observa-se, então, um crescimento na divulgação desses programas em todo o mundo, principalmente pelo esporte espetáculo.
Em qual mídia possui maior acesso aos esportes?
Hoje, a internet pode ser considerada o tipo de mídia que melhor divulga os esportes no Brasil, pois nela é possível encontrar informação farta, sites internacionais especializados (inclusive os das federações mundiais de cada modalidade) e até mesmo transmissões ao vivo de esportes que são ignorados pela mídia …
Quais são os pontos negativos da mídia no esporte?
Gera rivalidades entre grupos de aficionados extremistas. Promove o consumo de artículos esportivos. Promove o comportamento individual. Promove os excessos e gera em algumas pessoas o uso de substâncias como anabolizantes.
O que a mídia por meio do esporte pode influenciar positivamente?
É possível perceber tal cultura corporal, quando a mídia apresenta atividades esportivas, na maioria das vezes, como sendo a atividade principal da Educação Física. Tal questão é apresenta em disputas esportivas como o futebol.
Como o esporte pode influenciar no meio social?
O esporte pode ser uma das mais poderosas e acessíveis ferramentas de inclusão social que temos em mãos. Através dele, as crianças fortalecem laços afetivos, aprendem a perder e também a como agir quando vencer, mostra que existem regras a serem respeitadas e que se você tem um objetivo, precisa se dedicar a ele.
Qual a importância do esporte para a transformação social?
O esporte é mais que uma atividade física, ele constrói a identidade social, possuindo um efeito socializador e é uma ferramenta apta a transformar vidas, atuando tanto como um fator de inclusão, quanto um combatente de exclusão social também.
Qual a influência dos esportes?
O esporte dá voz às pessoas e permite uma socialização mais ampla, quebrando barreiras de preconceitos e de classes sociais. Além disso, abre fronteiras para uma pessoa desbravar o mundo diante de assuntos esportivos dos mais variados tipos.
Como a mídia influencia na popularização do esporte?
A mídia atua como fator externo e catalisador da espetacularização do esporte. O campo jornalístico, em específico, adquiriu tamanho poder de influência sobre o campo esportivo, interfere e altera suas práticas de tal forma que o esporte se encontra indissociável dos meios de comunicação (Betti, 2010.
O que afeta o consumo?
As disparidades no consumo é resultado direto do estabelecimento de diferenças sociais, ou seja, uma pequena parcela da população tem acesso a grandes rendimentos financeiros, e assim pode adquirir tudo aquilo que o mercado oferece, geralmente essa classe social vive em altos padrões de consumo.
Quais os principais fatores que influenciam no consumo de produtos esportivos?
Fatores que influenciam no comportamento do consumidor esportivo:
- fatores internos ou psicológicos;
- fatores externos;
- grupos de referência;
- grupos culturais; e,
- mídia.
Como a tecnologia afeta o esporte?
O impacto da tecnologia no esporte pode sim ser considerada positiva. Tem efeito imediato na quebra de recordes, na recuperação de lesões, na prevenção de lesões e também numa melhor prática. Sendo assim, as inovações passam a contribuir com todo o cenário da prática esportiva, do amador ao profissional.
Como o esporte é utilizado pelo capitalismo?
O Esporte, como qualquer outro complexo social, tem sido usado na mesma lógica de funcionamento da sociedade das mercadorias, buscando o lucro como objetivo primordial do trabalho humano. Conclui-se, portanto, que o Esporte na sociedade do Capital, só terá valor enquanto mercadoria.
Qual é a influência da mídia no futebol?
Como ocorre na mídia em geral, atletas são fabricados no mais típico estilo de um produto. Esse movimento supõe a fetichização da marca e do atleta através da vinculação do produto ao suposto vencedor absoluto. Os jogadores ganham mais com propaganda do que com os salários recebidos dos clubes.
Qual a diferença entre o esporte na mídia e esporte da mídia?
Para Betti (2001), não existe esporte na mídia, apenas esporte da mídia, porque a mídia não enfoca o esporte como cooperação, autoconhecimento, sociabilização, mas apenas características do esporte de rendimento, como a ênfase no binômio vitória-derrota, recompensa extrínseca, violência etc., fragmentando e …
Como o preconceito de gênero afeta as oportunidades no esporte?
Temas relacionados à mulher também são tabus pela falta de informação e debate no ambiente esportivo, de acordo com o levantamento, como casamento e gravidez, falta de reconhecimento da atleta como profissional, discriminação sexual de mulheres que praticam esportes considerados masculinos, assédio no meio esportivo e …
Quais modalidades esportivas são mais divulgadas na mídia?
Outras modalidades
No entanto, de modo geral, depois do futebol, o UFC e a Fórmula 1 são os mais vistos online pelos brasileiros. O vôlei também aparece na lista e, por fim, o tênis.
O que é esporte de mídia?
É uma prática muito explorada pela mídia, que é todo veículo, espaço ou canal que transmite mensagens, informações e conteúdos, como por exemplo, rádio, tv, cinema, imprensa e os meios eletrônicos e telemáticos.
Qual a influência da mídia na atividade física e no esporte?
Os meios de comunicação têm se mostrado grandes aliados no sentido de informar os benefícios da atividade física, alimentação e hábitos de vida saudável; porém, influencia diretamente na percepção da realidade.
Como a influência do esporte pode alavancar a comercialização de produtos?
O marketing esportivo pode atingir esse objetivo através de estratégias mercadológicas ligadas ao esporte como marcas, produtos e serviços, fortalecendo a sua imagem perante o consumidor, elevando assim a possibilidade de vendas e de fidelização de consumidores.