Para que serve espironolactona na dermatologia?

Na dermatologia, a espironolactona é utilizada para tratamento da acne, do excesso de pelos (hirsutismo) e da alopecia androgenética (queda de cabelo de padrão masculino) e vamos entender um pouco mais do racional na dermatologia no próximo tópico.

Porque dermatologista indica espironolactona?

Na Dermatologia, esta medicação é usada devido à sua ação antiandrogênica que ocorre da seguinte forma: Compete com a DHT (dihidrotestosterona) pelo seu receptor (“encaixe”), ou seja, a DHT vai se ligar menos ao receptor. Diminui a produção de testosterona.

Porque a espironolactona melhora a pele?

A espironolactona pode ser usada no tratamento da acne por atuar no bloqueio dos receptores de andrógenos (função antiandrogênica), suprimindo a produção de sebo de maneira dose-dependente. Pode ter efeitos colaterais tais como irregularidade menstrual, mastalgia, fadiga, cefaleia, etc.

Para que serve espironolactona no rosto?

Alguns médicos receitam espironolactona para tratar a acne e diminuir a perda de cabelo. Em função de suas propriedades antiandrogênicas, o fármaco é utilizado para o tratamento da acne e da alopecia, causada por hormônios androgênicos, ao diminuir a sua ação sobre a pele e os cabelos.

Qual é a função da espironolactona?

A Espironolactona é um diurético e anti-hipertensivo utilizado para tratar hipertensão arterial sem causa determinada e distúrbios relacionados a inchaço e acúmulo de líquidos.

Espironolactona para tratamento de acne? Entenda mais sobre esse medicamento 



Quanto tempo demora para espironolactona fazer efeito na pele?

Quanto tempo demora para começar a fazer efeito na pele? De 1 a 3 meses.

Qual o risco de tomar espironolactona?

Alguns efeitos colaterais que podem surgir durante o tratamento com espironolactona são náuseas, mal estar, dor ou formação de caroço nas mamas, cãibras nas pernas, perda de cabelo, crescimento de pêlos, coceira ou formação de bolhinhas na pele, insuficiência renal ou síndrome de Stevens-Johnson.

Para que serve espironolactona emagrece?

A resposta é não, a espironolactona não emagrece! O que acontece é que, como ela possui um efeito diurético, pessoas que sofrem com edema e retenção de líquidos relatam apresentar perda de peso, pois o excesso de líquido do corpo é eliminado através da urina, baixando alguns quilos na balança.

Quanto tempo espironolactona faz efeito para queda de cabelo?

O tratamento da alopecia feminina com espironolactona normalmente requer várias semanas a meses para mostrar resultados significativos.

Quanto tempo dura o tratamento de acne com espironolactona?

A espironolactona é frequentemente usada em combinação com outros tratamentos, e apesar de efeitos colaterais, sua tolerância é geralmente boa. A dosagem média usada foi de 100 mg durante seis meses, ajustada conforme efeitos adversos.

Porque espironolactona ajuda na queda de cabelo?

Como a espironolactona possui uma composição molecular muito semelhante à da testosterona, ela atua como um antagonista do receptor de testosterona, bloqueando a recepção do hormônio, e controlando a ação do DHT nos fios de cabelo. Assi, sua ação reduz os efeitos do DHT, protegendo homens e mulheres da calvície.

Porque tomar espironolactona à noite?

Não é recomendável a administração da medicação à noite, especialmente no início do tratamento, devido à diurese aumentada durante a noite. A duração do tratamento deve ser determinada pelo médico. Deve-se utilizar a menor dose eficaz, conforme estabelecido pelo médico.

Quem toma espironolactona pode fazer limpeza de pele?

Em geral, a espironolactona é considerada uma opção segura e eficaz para o tratamento da acne em mulheres, especialmente aquelas que têm acne hormonal. Ainda assim, é importante conversar com um dermatologista de confiança quanto ao melhor tratamento para o seu quadro específico de acne.

Como o espironolactona age na pele?

A espironolactona bloqueia a ação dos andrógenos. Os andrógenos estimulam as glândulas sebáceas a produzir sebo, que, em excesso, é uma das causas da acne. Ao bloquear a ação dos andrógenos, acaba reduzindo também a produção de sebo. O excesso de sebo causa a obstrução dos poros da pele.

O que evitar tomando espironolactona?

Espironolactona é contraindicado a pacientes com:

Doença de Addison; Hipercalemia; Hipersensibilidade conhecida à Espironolactona; Uso concomitante de eplerenona.

O que mata a bactéria da acne?

Antibióticos por via oral ou tópico para matar as bactérias que causam as espinhas ajudam bastante. Cremes de uso tópico com ácido retinóico e cremes com maior dose de peróxido de benzoíla e/ou ácido salicílico também vão ajudar a controlar a oleosidade da pele, assim como loções tônicas ou adstringentes e esfoliantes.

O que a espironolactona faz no corpo feminino?

Na esfera dos hormônios sexuais, a espironolactona pode causar redução do desejo sexual, disfunção erétil, dor e aumento das mamas (ginecomastia) em homens. Nas mulheres, pode causar também redução da libido sexual, irregularidade menstrual, dor e aumento das mamas.

O que corta o efeito da espironolactona?

Foi demonstrado que medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides como ácido acetilsalicílico, indometacina e ácido mefenâmico diminuem o efeito diurético da espironolactona.

Qual é a contra indicação do espironolactona?

A espironolactona é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade à espironolactona ou a qualquer componente da fórmula; a pacientes com insuficiência renal aguda (diminuição aguda da função dos rins), diminuição significativa da função renal, anúria (perda da capacidade de urinar), hiperpotassemia ( …

Para que serve espironolactona na musculação?

A espironolactona é indicada na prevenção da hipopotassemia (diminuição dos níveis sanguíneos de potássio) e hipomagnesemia (diminuição dos níveis sanguíneos de magnésio) em pacientes tomando diuréticos.

Qual é o melhor horário para tomar espironolactona?

Não existe grande influência dos alimentos com este medicamento, porém, devido seu efeito diurético, deve ser preferencialmente utilizado no período da manhã, para evitar levantar à noite para ir ao banheiro.

Qual o melhor remédio para desinchar a barriga?

Os melhores remédios farmacêuticos para a barriga inchada

  • Arkorelax.
  • Casenfibra líquida.
  • Dulcogas.
  • Aquilea Gases com funcho, erva-doce e cominho.
  • Neo Peques.
  • Nutira Forte.
  • Flatusor.
  • Probio Digest.

Qual o principal efeito adverso da espironolactona?

Reações adversas: Informar ao médico o aparecimento de reações, tais como náuseas, sonolência, tontura, cansaço, dor de cabeça, dor nos seios, mal estar, urticária, febre, confusão mental, impotência, distúrbios menstruais. Informe seu médico o aparecimento de reações diferentes ou desagradáveis.

Pode tomar espironolactona pra sempre?

A maior preocupação com o uso prolongado da espironolactona é o aumento dos níveis de potássio e uma possível gravidez durante o tratamento, o que pode gerar problemas no feto. Em geral não causa malefício considerável ao fígado.

Pode tomar espironolactona por quanto tempo?

O tempo médio para início de resposta é de 3 meses. Mas pode ser que seja necessário associar outros tratamentos para melhora do quadro. Melhoras!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem