O que é tabela de temporalidade documental?

A tabela de temporalidade é um instrumento essencial à gestão de documentos, pois define os prazos de guarda e a destinação dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados.

O que é temporalidade documental?

A temporalidade de documentos é uma ferramenta utilizada para determinar a destinação, prazo de transferência, mudança de suporte e recolhimento de documentos de uma empresa.

O que é uma Tabela de Temporalidade de documentos?

A Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD) é um instrumento de gestão que por meio da avaliação arquivística sobre os valores dos documentos, possibilita a definição dos prazos de guarda e da destinação final dos documentos.

Qual o principal objetivo da tabela de tempo?

Uma das mais importantes atribuições é oficializar e determinar os prazos de guarda, os tempos de arquivamento, e o destino dos documentos, que ocorre depois da publicação em periódico oficial da localidade.

Quais são as 3 fases dos documentos?

Processamento técnico, a conservação e o acesso a documentos.

Tabela de Temporalidade Documental

Como a teoria das 3 idades é utilizada para configurar a tabela de temporalidade?

“A teoria das três idades é utilizada para configurar a tabela de temporalidade”. “O trajeto da documentação, que inclui sua tramitação até sua destruição ou destinação à guarda permanente, de acordo com suas funções, corresponde ao ciclo vital do documento”.

Quais são os 4 tipos de documentos?

Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

Qual é o objetivo da Tabela de Temporalidade?

A tabela de temporalidade é um instrumento essencial à gestão de documentos, pois define os prazos de guarda e a destinação dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados.

Qual o prazo legal para arquivamento de documentos?

Os documentos relativos ao setor de RH, contábil, tributário e trabalhistas devem ser armazenados corretamente, respeitando os prazos corretos de cada área. Em geral, os prazos são de 5 anos, mas existem casos de documentos que podem chegar até a 30 anos.

Quais são as etapas para a montagem da Tabela de Temporalidade?

Como criar uma tabela de temporalidade?

  1. Descrição do documento.
  2. Ciclo de vida.
  3. Frequência de uso.
  4. Prazos de guarda e destinação final.

Quais são as fases do processo de documentação?

Porém, para administrar os documentos que serão arquivados, é necessário organizá-los previamente:

  • 1ª Etapa: Inspeção.
  • 2ª Etapa: Análise.
  • 3ª Etapa: Ordenação.
  • 4ª Etapa: Arquivamento.

Quem aprova a Tabela de Temporalidade?

Aprovado pela Comissão Permanente de Gestão Documental e de Memória do CNJ em setembro de 2021.

Quanto tempo um documento deve ser arquivado?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078/90, art. 26, notas fiscais de compra de bens duráveis, como automóveis, devem ser guardadas durante toda a vida útil do produto. Já as de bens não-duráveis, como alimentos, devem ser guardadas pelo prazo de garantia legal de 30 dias.

Como funciona a tabela de temporalidade documental?

A Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD) é o instrumento que estabelece a eliminação de documentos rotineiros, sem valor para a administração ou para a coletividade, garantindo, ao mesmo tempo, a preservação de documentos com relevante valor informativo e probatório.

Quais são as 3 classificações para documentos públicos?

A definição de categorias e subcategorias de um plano de classificação de documentos possuem três critérios: Funcional: Categorias correspondem à função dos documentos; Estrutural: De acordo com a estrutura organizacional; Assunto: Referente aos conteúdos registrados nos documentos.

Quais documentos devem ser guardados por 10 anos?

Dependendo da situação, recomenda-se armazenar documentos trabalhistas por 10 anos, como a folha de pagamento e o registro eletrônico. Já o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o recomendável é guardar por 30 anos.

Quanto tempo devo guardar documentos contábeis e fiscais?

Qual é o tempo exigido para manter documentos contábeis

Os registros contábeis são classificados em três categorias: tributários, fiscais/comerciais e trabalhistas/previdenciários. Assim, eles exigem um período mínimo de guarda que varia de 5 anos a tempo indeterminado.

Quais são os tipos de guarda de documentos?

Sabendo dessa importância, entenda como escolher o melhor tipo de guarda e gestão documental:

  • Avalie as necessidades da empresa. …
  • Documentos físicos. …
  • Guarda simples. …
  • Guarda Gerenciada. …
  • Documentos digitais. …
  • Armazenamento na nuvem. …
  • Armazenamento em sistema interno.

Quanto tempo devem ser guardados documentos públicos?

3º, § 3º, da Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU 127/2009 estabelecem o prazo de cinco e dez anos, respectivamente, para que a Administração mantenha a guarda de tais documentos. “A modificação de tais prazos por órgãos exteriores, no caso o Judiciário, implica violação da independência dos poderes”, afirma.

Como posso classificar documentos de arquivo?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância. O primeiro classifica os documentos a partir da origem das informações contidas nele, podendo ser combinado com outros métodos para gerar um resultado ainda melhor.

Qual o melhor método de arquivamento?

Nesse caso, você deve usar o método dígito-terminal. Nele, a ordenação ocorre nos dois últimos dígitos. Quando eles são idênticos, a ordenação é dada dos dois dígitos anteriores. Isso torna o arquivamento de documentos mais eficiente e ágil.

O que é um memorando?

Documento que registra correspondência interna, objetiva e simples, utilizada para assuntos rotineiros, tendo como principal função a eficiência da comunicação administrativa.

Como se chama quem organiza documentos?

O arquivista é o profissional responsável pela organização, gestão e preservação de documentos em arquivos. O seu trabalho é fundamental para garantir a eficácia das atividades de uma organização, seja ela pública ou privada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem