O que é flexibilidade emocional?

É a habilidade de se ajustar às circunstâncias, trabalhar emoções difíceis e manter o equilíbrio mental mesmo diante de situações estressantes.

Como trabalhar a flexibilidade emocional?

Existem várias maneiras de aumentar a flexibilidade emocional, como:

  1. Estar ciente de que cada emoção tem o seu valor e, assim, não ignorar nenhuma emoção;
  2. Ter resiliência.
  3. Aprender com o passado.
  4. Cultivar relacionamentos saudáveis;
  5. Dar adeus ao remorso;
  6. Estar conectado com os pensamentos e ações;

O que é flexibilidade psicológica?

A flexibilidade psicológica pode ser conceituada como a capacidade de contato pleno e consciente com o momento presente, o que permite ao indivíduo persistir ou modificar o curso de suas ações para atingir seus valores e metas, mesmo quando na presença de pensamentos ou sentimentos desafiadores ou indesejáveis (Hayes, …

O que é ser uma pessoa que tem flexibilidade?

Ser flexível é conseguir entender, negociar e se adaptar às diversas situações, mesmo que não façam parte dos seus interesses. Flexibilidade pode ser definida como a capacidade do profissional ver uma mudança ou uma nova ideia como uma oportunidade de crescimento e de aprimoramento.

O que significa flexibilidade mental?

A flexibilidade cognitiva é a capacidade de “pensar fora da caixa”. Ou seja, a capacidade de buscar soluções menos óbvias para a resolução de um problema. Ter flexibilidade cognitiva envolve pensar em diferentes estratégias para chegar a um mesmo objetivo.

Flexibilidade Cognitiva e Emocional | Matheus Milan Professor

Como ser mais flexível mentalmente?

10 PASSOS PARA SER UMA PESSOA MAIS FLEXÍVEL

  1. Seja uma pessoa empática.
  2. 2 – Seja grato.
  3. 3 – Ouça com atenção.
  4. 4 – Compreenda suas expectativas.
  5. 5 – Não tenha medo de mudar.
  6. 6 – Reflita.
  7. 7 – Seja curioso.
  8. 8 – Dê asas a sua imaginação.

Como treinar flexibilidade mental?

6 dicas para desenvolver a flexibilidade cognitiva no trabalho

  1. 1 – Flexibilize a rotina. …
  2. 2 – Incentive o conhecimento. …
  3. 3 – Não limite a empresa à tecnologia. …
  4. 4 – Crie um ambiente colaborativo e aberto a ideias. …
  5. 5 – Estimule um estilo de vida saudável. …
  6. 6 – Invista na psicoterapia.

O que é ser flexível no amor?

Ter flexibilidade pressupõe uma variada gama de atitudes e comportamentos que se reorganizam de acordo com as diferenças entre os parceiros e as mudanças que vão ocorrendo na vida a dois.

Como saber se sou uma pessoa flexível?

Pessoas com a mente flexível são pessoas livres que buscam se atualizar, estão com contato com a realidade para aprender, explorar e conhecer coisas novas, elas não tem medo de mudanças que venham para somar a seus sonhos e objetivos pessoais e profissionais se atualizando continuamente e usando a criatividade como …

O que é pensamento flexível?

Podemos dizer então que o pensamento flexível são aqueles pensamentos capazes de lidar com as adversidades, imprevistos, novidades, excentricidades que se apresentam no dia à dia de forma criativa, não-linear. Quem sai perdendo diante esse cenário são as pessoas que tem resistência a essas mudanças.

Como desenvolver flexibilidade psicológica?

Boa literatura é uma grande aliada da flexibilidade mental. O hábito da leitura promove o contato com outras perspectivas, amplia o repertório de conhecimento e colabora para o desenvolvimento de empatia — só para citar alguns dos benefícios.

O que é flexibilidade de comportamento?

A flexibilidade psicológica é um conceito importante na psicologia, pois se refere à capacidade de uma pessoa se adaptar e lidar de forma eficaz com as mudanças e os desafios da vida.

O que é a flexibilidade psicológica?

No contexto do trabalho, a flexibilidade psicológica diz respeito à capacidade de emissão de comportamentos condizentes com a consecução das metas laborais, ainda que na presença de experiências internas de difícil aceitação, como, por exemplo, a ansiedade de cometer erros (Bond, Lloyd, & Guenole, 2013).

Como ter flexibilidade na vida?

Como ser mais flexível? Manter o corpo hidratado, consumir alimentos ricos em nutrientes e praticar atividade física regularmente é essencial para manter o corpo flexível. Além disso, existem alguns exercícios específicos que contribuem para dar amplitude aos movimentos.

O que é preciso para ter flexibilidade?

O que fazer para melhorar a flexibilidade corporal?

  1. Alongue-se. Para manter uma boa movimentação dos membros e melhorar a sua flexibilidade é indispensável se alongar. …
  2. Respire corretamente. Você sabia que a respiração correta é uma grande aliada da flexibilidade corporal? …
  3. Beba água.

Por que algumas pessoas são mais flexíveis?

Por que algumas pessoas são mais flexíveis? Muitas vezes, não realizar alongamentos frequentemente é o que torna alguém pouco elástico. Mas existe também o componente genético, que faz com que algumas pessoas sejam menos ou mais flexíveis do que outras.

Quando a pessoa não é flexível?

Quando falamos em rigidez, estamos nos referindo a pessoas com um apego exagerado às próprias ideias, vontades, gostos. Assim, quase nunca reconhecem seus próprios erros e nem tão pouco os percebe. Extrema dificuldade em aceitar uma opinião diferente.

Como ser mais flexível no relacionamento?

Seja mais flexível

Em outras palavras, tente aceitar seus sentimentos sem ficar na defensiva. É normal adaptar seus hábitos — você não precisa sempre fazer as coisas do jeito como sempre fez ou ir aos lugares aos quais sempre vai. Pare de ser teimoso e experimente ser flexível.

O que é atitude flexível?

O que é comportamento flexível? A capacidade de mudar o estilo de comportamento de alguém e/ou ponto de vista, a fim de atingir um objetivo definido.

O que fazer para ser uma pessoa flexível?

A principal forma de adquirir mais flexibilidade é por meio da prática de atividades físicas. Como falamos, além do fator idade, pessoas sedentárias tendem a perder essa capacidade ainda mais rápido.

O que é flexibilidade na vida?

Ser flexível parece simples, mas é uma habilidade que precisa ser constantemente trabalhada. Faz parte da inteligência emocional e traz muitos benefícios à vida da pessoa, em todas as esferas: nos relacionamentos interpessoais, no ambiente de trabalho, na busca por objetivos etc.

O que é flexibilidade cognitiva?

A inflexibilidade cognitiva é uma característica comum em indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), evidenciando padrões de pensamento rígidos e resistência a mudanças.

O que é flexibilidade cognitiva no TDAH?

A flexibilidade cognitiva nos ajuda a manter ou mudar a atenção em resposta a diferentes demandas ou a aplicar diferentes regras em diferentes contextos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem