Precisa mais ou mas?
Lembre-se: para dar ideia de oposição ao contexto, usa-se “mas”. Já quando quiser transmitir ideia de quantidade, soma ou comparação, deve-se optar por “mais”.
Quando usar o mas e o mais?
Quais as diferenças entre “mas” e “mais”? Apesar da grafia e da sonoridade muito parecidas, “mas” e “mais” são palavras usadas em contextos bem diferentes. “Mas” é uma conjunção, geralmente indicando oposição de ideias. “Mais” é um advérbio, geralmente indicando intensidade.
Quando usar não mais?
Com efeito, algumas abordagens da língua consideram a construção «não mais», usada com valor temporal, um galicismo, defendendo ser preferível a opção por «já não». Todavia, atualmente, as expressões, quando têm um valor temporal, são quase sinónimas e estão ambas corretas.
Não é mais ou não é mas?
Diferença de “mais” e “mas”
Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra. Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.
EVANGELHO DO DIA 21/10/2024 | Lc 12, 13 – 21 | @PadreManzottiOficial
Como saber se é mas ou mais?
De modo geral, ‘mas’ é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo ‘mais’ se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.
Precisa mais não ou precisa mas não?
Utilizamos a palavra “mas” como sinônimo de “porém” e para enfatizar uma ideia. Usamos “mais” para indicar intensidade e como sinônimo de “novamente”.
Onde se usa mais?
Quando usar o mais? Você vai utilizar o mais sempre quando for transmitir uma ideia ou noção de quantidade, de intensidade ou de excesso. Dependendo do contexto, ele pode vir assumir a função de conjunção, substantivo, advérbio de intensidade, preposição e até mesmo um pronome indefinido.
Como usar as palavras mas e mais?
As palavras “mas” e “mais” têm som e grafia parecidos, mas seus significados são bem diferentes: “mas” pode ser usada como uma conjunção ou um substantivo, enquanto “mais” é usada como um advérbio. Assim, é preciso entender quando cada uma pode ser utilizada, sem confundir uma com a outra.
Quando usar no mais?
Resposta: No mais é uma locução adverbial com o sentido de “quanto ao mais, de resto, além do mais”. Exemplo de Monteiro Lobato: “Não é a munheca um talher completo, colher, garfo e faca a um tempo? No mais umas cuias, gamelinhas, um pote embeiçado, a pichorra e a panela do feijão.”
Quando é usado de mais?
De mais é uma locução adverbial que indica uma noção de quantidade, nesse caso, de maior quantidade, e é o contrário da locução adverbial de menos. Exemplos: Comprei comida de mais, suficiente para muitos dias. Não vejo nada de mais, fique tranquila.
O que substitui o mas?
As outras assim chamadas conjunções adversativas [portanto, entretanto, contudo, todavia, não obstante] são na verdade “advérbios que estabelecem relações interoracionais ou intertextuais” (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, 2001:322), podendo por isso dar início a um novo parágrafo, ao contrário de mas e porém.
Tem vírgula no mas?
2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como “mas” e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: “O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir.” FONTE BIBLIOGRÁFICA: ERSE, Ricardo do Amaral.
Qual é a conjunção de mas?
A conjunção “mas” é considerada, pela gramática normativa, como uma conjunção adversativa, que serve de elemento de ligação contrapondo dois segmentos coordenados.
Como se escreve já mais?
ja mais – Dicionário Online Priberam de Português.
Quando o mais é pronome?
ATENÇÃO: A palavra “mais” é um advérbio de intensidade ou um pronome indefinido, de acordo com a situação de emprego. Quando modifica um verbo ou um adjetivo, é um advérbio; quando quantifica de modo genérico um substantivo, é um pronome indefinido.