Diferentemente das enxaquecas, as cefaleias tensionais não são acompanhadas de náuseas e vômito e não são agravadas por atividade física, luz, sons e cheiros. Cefaleias episódicas podem durar 30 minutos a vários dias. Tipicamente iniciam-se várias horas após o despertar e pioram no decorrer do dia.
Como saber se a dor de cabeça tensional?
Sintomas de cefaleias tensionais
Elas começam na frente da cabeça ou na área ao redor dos olhos, depois se espalham por toda a cabeça. Essas cefaleias podem ser episódicas ou crônicas. Cefaleias episódicas ocorrem menos de 15 dias por mês. A dor é geralmente leve a moderada.
Qual a diferença de uma dor de cabeça para uma enxaqueca?
A dor de cabeça é mais comum e menos intensa. Dessa forma, os medicamentos e recomendações para ela são mais moderados, a não ser que ela seja o sintoma de uma doença grave. Já a enxaqueca requer mais cuidados, como mudanças de hábitos alimentares e rotina de exercícios, sem contar os remédios específicos para ela.
Quantos dias dura uma enxaqueca tensional?
Ela pode durar de 30 minutos a vários dias. Essas cefaleias geralmente começam várias horas após o despertar e agravam conforme o dia avança. Elas raramente despertam as pessoas do sono. Cefaleias crônicas ocorrem 15 ou mais dias por mês.
O que é pior cefaleia ou enxaqueca?
Muito mais forte do que a enxaqueca, a cefaleia em salvas tem como principal característica a manifestação durante o sono. Desta forma, as dores noturnas costumam ser mais severas do que as diurnas.
DIFERENÇA ENTRE ENXAQUECA E CEFALEIA TENSIONAL
Em que região da cabeça dói quando tem enxaqueca?
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça primária e também fazem parte desse grupo: Cefaleia tensional – é o tipo de dor de cabeça mais comum. Normalmente atinge a parte de trás da cabeça, as têmporas e a testa. Podem durar de horas a dias, coexistir com a enxaqueca, e uma pode transformar ou desencadear a outra.
Quais os 3 tipos de enxaqueca?
Enxaqueca com aura: crises de enxaqueca que incluem sintomas de aura. Enxaqueca sem aura ou comum: crises de enxaqueca que ocorrem sem os sinais de aura. Enxaqueca crônica: quando há crises recorrentes, aproximadamente 15 dias do mês. Ao longo dessas crises, os sintomas podem variar, assim como a intensidade da dor.
Onde se localiza a dor de cabeça tensional?
Na cefaleia tensional, o paciente sente como se tivesse uma faixa apertada ao redor de sua cabeça e pescoço, causando o incômodo da dor de cabeça. Ainda, alguns pacientes relatam forte pressão na cabeça, que pode se espalhar ou permanecer em uma parte apenas, como a testa, as têmporas ou a nuca, por exemplo.
Como distinguir cefaleia tensional de enxaqueca?
Diferentemente das enxaquecas, as cefaleias tensionais não são acompanhadas de náuseas e vômito e não são agravadas por atividade física, luz, sons e cheiros. Cefaleias episódicas podem durar 30 minutos a vários dias. Tipicamente iniciam-se várias horas após o despertar e pioram no decorrer do dia.
O que pode ser confundido com enxaqueca?
Às vezes, os sintomas da enxaqueca podem ser confundidos com um AVC ou vice-versa. Pode ser difícil dizer a diferença entre enxaqueca e acidente vascular cerebral, especialmente um AIT, pois os sintomas podem ser semelhantes.
Em qual parte da cabeça dói quando tem enxaqueca?
Uma cefaleia de enxaqueca é geralmente uma dor pulsátil ou latejante que varia de moderada a grave. Ela pode afetar um ou ambos os lados da cabeça. Frequentemente, é agravada pela atividade física, luz, sons ou odores e acompanhada por náuseas, vômitos e sensibilidade a sons, luz e/ou odores.
Como saber se a minha dor de cabeça e enxaqueca?
Outros sintomas muito comuns da enxaqueca:
– sensibilidade à luz, a cheiros, ao barulho; – náuseas, vômitos; – sintomas visuais, como pontos luminosos, escuros, linhas em ziguezague que antecedem ou acompanham as crises de dor; – formigamento e dormências no corpo (as auras da enxaqueca);
O que fazer para aliviar a dor de cabeça tensional?
A dor de cabeça relacionada à ansiedade pode ser tratada de diferentes maneiras. Dentre as principais formas de tratamento estão sessões de terapia, aliadas até mesmo a medicamentos. Além disso, como forma de extravaso da tensão, a prática de atividades físicas e culturais também é de grande valia.
Qual o melhor relaxante muscular para cefaleia tensional?
Os principais, neste caso, são à base de ciclobenzaprina (como Miosan ou Musculare), à base de carisoprodol (como Mionevrix), ou à base de Dorflex (orfenadrina). Para cada tipo de dor há um tratamento, mas a dor recorrente pode ser evitada através de medicamentos.
Quanto tempo pode durar uma crise de cefaleia tensional?
Os episódios de cefaleia tensional podem durar de 30 minutos a vários dias, e em casos crônicos, a dor pode ser quase constante.
Como é a dor de cabeça causada por estresse?
A dor de cabeça gerada pelo excesso de tensão pode ser reconhecida a partir dos seguintes sintomas:
- dor em forma de pressão, como se você estivesse usando um capacete que pesa na sua cabeça;
- dor na nuca, ou que atinge a testa e as laterais da cabeça;
- sensibilidade demasiada no couro cabeludo, pescoço ou ombros.
Qual o melhor antidepressivo para cefaleia tensional?
Os pesquisadores concluíram que: “Os antidepressivos tricíclicos são eficazes na prevenção de enxaqueca e dor de cabeça tensional e são mais eficazes que os inibidores seletivos de reabsorção de serotonina, embora com efeitos adversos maiores. A eficácia dos tricíclicos parece aumentar com o tempo.”
Como me livrar da cefaleia tensional?
O tratamento da cefaleia tensional é feito pelo neurologista ou clínico geral que pode indicar fazer massagens ou tomar remédios anti-inflamatórios, analgésicos ou antidepressivos, o que varia com a intensidade dos sintomas e frequência da dor de cabeça.
Como tirar a pressão da cabeça?
Técnicas de relaxamento, como meditação, exercícios de respiração profunda e alongamentos, podem ajudar a aliviar a tensão e reduzir a pressão percebida na cabeça. Aplicar compressas frias ou quentes na área afetada pode proporcionar alívio temporário.
O que causa a dor de cabeça tensional?
Entretanto, a cefaleia tensional está muito ligada a fatores emocionais, como estresse. As dores são causadas pela contração crônica e involuntária dos músculos localizados atrás do pescoço, nos ombros e em toda a cabeça, que resulta na tensão da região e, consequentemente, nas dores.
Onde é a dor de cabeça da enxaqueca?
A enxaqueca é um tipo comum de dor de cabeça de forte intensidade, de caráter pulsátil, que em geral tende a atingir somente um lado da cabeça, embora possa afetar ambos os lados de forma alternada.
Como fica a cabeça depois de uma crise de enxaqueca?
Pósdromo. Essa fase da enxaqueca é considerada de resolução e inclui sintomas como sensação de cansaço e exaustão, dificuldade de concentração e rigidez cervical. Os sinais podem seguir a resolução da cefaleia, persistindo por até 48 horas4.