Nesse sentido, em síntese, podemos inferir que Vigotski diz que a forma dramática de realização de atividades de leitura e narração de histórias para crianças, assim como atividades de desenho, brincadeira e teatro, podem ser consideradas possibilitadoras de ampliação das vivências das crianças, já que elas podem …
O quê Vygotsky fala sobre a contação de história?
De acordo com Vygotsky: O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
O quê Vygotsky fala sobre a leitura na educação infantil?
Vygotsky (1991) observa que o ensino deve se dar de forma sistematizada e organizada, onde a leitura e a escrita sejam necessárias a formação pessoal da criança, com um significado relevante para sua vivência social.
O quê Vygotsky fala sobre leitura e escrita?
Como afirma Vygotsky (1995:183), “o domínio da linguagem escrita significa para a criança dominar um sistema de signos simbólicos extremamente complexo” e, para o autor, o desafio maior desse processo é ensinar à criança a linguagem escrita e não as letras.
O que diz Piaget sobre a contação de história?
Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.
VYGOTSKY 🍎👨🏫| Biografia, Conceitos e Papel do Professor – Gigantes da Educação
O que diz a Bncc sobre contação de história na educação infantil?
A contação de histórias na BNCC
A Base Nacional Comum Curricular prevê a contação de histórias como ferramenta pedagógica na educação infantil. Especificamente, o campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” a valoriza inserida na habilidade de interação e de comunicação (BNCC, p. 42).
Qual o objetivo de se trabalhar contação de história na educação infantil?
A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.
Quais são os principais conceitos da teoria de Vygotsky?
A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.
Como Vygotsky dividiu o desenvolvimento da escrita?
Foram inferidos desta teoria três momentos do desenvolvimento da escrita: pré-história do desenvolvimento da escrita pela criança, escrita como representação dos sons da fala e escrita como linguagem. Estes três momentos coexistem durante o desenvolvimento da escrita, que não ocorre por etapas sucessivas e lineares.
O que é instrumentos e signos para Vygotsky?
São instrumentos psíquicos que representam o mundo real dentro de nosso universo mental, ampliando a nossa capacidade de comunicar aquilo que nós compreendemos. Tais elementos simbólicos mentais são chamados por Vigotski de signos.
Qual é a teoria de Vygotsky defende?
A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca.
O que o Vygotsky defende?
De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Quais são os três pilares básicos do pensamento de Vygotsky?
Segundo Vygotsky (1984) o processo de construção do conhecimento ocorre em uma complexa dinâmica interativa, da qual participam três elementos essenciais: o aluno, como sujeito do conhecimento; os conteúdos e os significados; o professor que atua como mediador.
Qual a importância do lúdico na contação de história?
As atividades lúdicas têm capacidade de desenvolver várias habilidades na criança, proporcionando-lhe divertimento, prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole e auto-realização. Não só as crianças são beneficiadas pelas atividades lúdicas, mas também os professores.
Qual a importância da contação de histórias na prática pedagógica?
A contação de histórias, utilizada efetivamente na educação infantil como disciplina de obrigatoriedade e não opcional pois possibilita desde cedo o contato da criança com o mundo dos livros e dessa forma vai despertando nesses, a vontade de ler, e de ser o próprio leitor ao invés de só ouvinte.
Qual é a metodologia da contação de história na educação infantil?
METODOLOGIA
Enquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário. Depois da contação, pergunta- se quem quer recontar a história para os colegas. A análise de dados é realizada através de fotografias e anotações que são feitas durante a realização da atividade.
Como Vygotsky e Piaget pensava o processo de aprendizagem?
Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento. Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão.
Por que Vygotsky diz que a aprendizagem antecede o desenvolvimento?
Segundo Vygotsky o aprendizado vem antes do desenvolvimento, ou seja, a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento desde o nascimento da criança , o que esta aprende é a base fundamental para o seu desenvolvimento.
Como ocorre a aprendizagem segundo Piaget e Vygotsky?
Piaget oferece um sujeito ativo, porém abstrato e que faz da aprendizagem um derivado do próprio desenvolvimento. Já Vygotsky, propõe um sujeito social que não é apenas ativo, mas sobretudo interativo.
Como a teoria de Vygotsky pode ser aplicada na sala de aula?
A abordagem sociointeracionista, baseada nas ideias de Vygotsky, concebe o aluno da Educação Infantil (EI) “como um sujeito ativo que, para construir seus conhecimentos, se apropria dos elementos fornecidos pelos professores, pelos livros didáticos, pelas atividades realizadas em sala e por seus colegas” (Oliveira, …
Qual a tendência pedagógica de Vygotsky?
Por conta disso, a corrente pedagógica também é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Vygotsky acreditava que o professor deveria mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente.
Qual a principal diferença entre as teorias de Piaget e Vygotsky?
Piaget dá grande ênfase ao egocentrismo e o considera como ponto intermediário entre o pensamento autístico e o pensamento orientado. Já Vygotsky, dá grande ênfase ao social, sendo este a fala mais primitiva das crianças, que, posteriormente se subdividirá em discurso egocêntrico e comunicativo.
O que diz a Bncc sobre a contação de história?
A contação de histórias é um excelente estímulo para trabalhar esse campo da BNCC de maneira lúdica, valorizando a construção da própria identidade, de relações e afetos entre as crianças.
Quais habilidades são desenvolvidas na contação de história?
Por meio dela, as crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem, criando empatia com os personagens. A contação de histórias desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento.
É o recurso mais usado em contação de histórias?
Os fantoches são os recursos mais conhecidos. Pessoas e animais em tecido são bem comuns, mas você pode confeccionar com caixas, dobradura de papel como o exemplo a seguir, que apresento os personagens da história Menina Bonita do Laço de Fita.