Para solicitar a CIN, é necessário fazer o agendamento exclusivamente pelo aplicativo para celulares Poupatempo SP.GOV.BR. No dia agendado, os cidadãos devem se dirigir ao local escolhido levando consigo a certidão de nascimento ou de casamento.
Quais documentos precisa para tirar a CIN?
Em todos os casos é preciso levar a via original ou a cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento que comprove seu estado civil atual e um documento que conste seu CPF. Se for convivente, leve a certidão de nascimento ou de casamento com a averbação da União Estável.
Como agendar para tirar CIN?
O agendamento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional – CIN deverá ser feita pelo site ou aplicativo do Poupatempo. Para acesso ao Poupatempo é necessária uma conta gov.br.
Quanto custa a emissão do CIN?
Para obter a nova identidade, o usuário deverá apresentar documento com CPF, além da Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples). A primeira via da CIN é gratuita.
Como fazer sua CIN?
Quais os documentos necessários para emitir a nova CIN? Os cidadãos precisam apenas da certidão de nascimento ou de casamento e do número do CPF regularizado para emitir a Carteira de Identidade Nacional. Quem ainda não possui CPF, pode fazer a solicitação pela internet.
A CIN CHEGOU! COMO TIRAR A NOVA Carteira de Identificação Nacional!
Como agendar o CIN no Poupatempo?
Agendar atendimento. Agende pelo portal, aplicativo ou totem do Poupatempo.SP.GOV.BR apenas até o dia 29 de junho de 2024. Após essa data, deverá ser solicitada a Carteira de Identidade Nacional – CIN. O agendamento de serviços é individual e intransferível.
Qual a documentação necessária para solicitar a carteira de identidade?
Para requerer a identidade é necessário agendar o serviço em um dos Postos do Poupatempo e apresentar no dia a certidão de nascimento e certidão de casamento. Todos os documentos devem estar legíveis, sem manchas, rasuras ou rasgos. Não é necessário levar foto, pois será tirada no atendimento.
Como emitir o CIN pela internet?
Para solicitar a CIN, é necessário fazer o agendamento exclusivamente pelo aplicativo para celulares Poupatempo SP.GOV.BR.
Quais estados já estão emitindo o CIN?
São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O que pode ser incluído no CIN?
Como parte da identificação do indivíduo, a CIN permitirá a inclusão de dados relacionados à saúde como tipo sanguíneo, disposição para doação de órgãos e condições especiais de saúde. O cidadão pode optar por aglutinar os números de outros documentos na carteira de identidade.
Quanto tempo demora CIN?
A carteira de identidade fica pronta em até 15 dias úteis. Se você tem mais de 18 anos, o prazo de emissão da sua CIN pode levar até 21 dias.
Qual a diferença do CIN para o RG?
O CIN – Carteira de Identidade Nacional – é um documento que visa substituir o atual modelo de RG e utilizará o CPF como um cadastro único. No sistema de hoje, cada estado mais o Distrito Federal possui uma numeração específica, o que será substituído pelo novo modelo.
Como trocar o RG pelo CIN?
Como tirar a Carteira de Identidade Nacional (CIN)
- Realizar download do aplicativo Gov.br;
- Logar na conta;
- Acessar “Carteira de documentos”;
- Clicar no botão “+”;
- Selecionar a “Carteira de Identidade” e clicar em “Adicionar documento”.
Quem deve fazer a nova carteira de identidade?
O novo RG será obrigatório a partir de 2032 para quem tiver menos de 60 anos de idade. Antes disso, a atual carteira de identidade, com número de RG emitido pelos estados e em papel, seguirá válida pelos próximos dez anos. Isto é, os brasileiros não serão obrigados a efetuar a troca ao menos até 2032.
O que é o CIN?
A Carteira de Identidade Nacional – CIN vai transformar a identificação do cidadão. A emissão do documento de identificação, agora tem padrão nacional e número único para todas as unidades da federação.
Como faço para tirar RG com urgência?
você pode solicitar o RG emergencial. informações acesse: www. poupatempo. sp.gov.br.
O que levar para tirar o CIN?
Documentos necessários
- DUA/Polícia Civil – Documento Único de Arrecadação. Apresentar o DUA pago, caso seja 2ª via. …
- Certidão. A certidão deve ser apresentada de acordo com o estado civil: …
- Comprovante de Residência. …
- Opcionais. …
- Foto 3×4. …
- CPF – (Comprovante de inscrição do CPF)
Como fazer a nova identidade pela internet?
Não tem como fazer o novo RG pela internet. Apenas o agendamento para a emissão do documento pode ser realizado online em alguns estados, mas o documento é feito de maneira presencial. Somente após emitir o novo RG físico você pode solicitar o RG digital através do app Gov.br.
Qual o valor da nova carteira de identidade?
De acordo com a SSP de São Paulo, essa taxa é de R$ 53,04 no estado.
Onde o cidadão pode emitir a CIN?
Para emitir a CIN, o cidadão deve: Agendar um atendimento no órgão responsável pela emissão do documento em seu estado. Geralmente, esse órgão é a Polícia Civil.
São Paulo já está emitindo o CIN?
Para emitir a CIN é necessário o agendamento pelo aplicativo para celulares Poupatempo SP.GOV.BR, pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br), totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.
Como validar CIN no gov?
Faça o login gov.br através do seu CPF e senha de acesso. Acesse “Carteira de documentos” no app depois de fazer login. Clique no botão + Escolha “Carteira de Identidade” e depois clique em “adicionar documento”
Quanto tempo demora para tirar o CIN?
Prazo. O prazo para entrega do documento é de 5 a 20 dias.
Precisa de comprovante de residência para fazer identidade?
Você deve levar: Documento oficial de identificação civil que contenha nome do interessado;data, município e estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão. CPF. Comprovante de residência com CEP.
Como agendar para tirar a nova identidade?
Agendar atendimento – se precisar. Seu agendamento é individual e intransferível. Ou seja, para cada atendimento solicitado, é necessário um número de agendamento em seu nome. Você também pode fazer o agendamento para familiares, como pais, filhos e avós, com seu cadastro do portal do Poupatempo.