A retífica de cabeçote é o que recondiciona e coloca o cabeçote em condições de perfeito funcionamento para o motor. A manutenção para ambos são bem parecidas, porém, as válvulas do motor ou do cabeçote acabam sofrendo um pouco mais, visto que trabalham em um regime um pouco mais severo.
O que é feito na retífica de cabeçote?
A retífica é um processo que visa reparar os efeitos do desgaste nas peças de um motor. É uma atividade que tem por fim aumentar a vida útil destes componentes e recuperar sua performance original. As peças podem vir a ser submetidas a uma máquina conhecida como retificadora.
Quando é necessário fazer retífica de cabeçote?
Não plainar (retificar) o cabeçote quando necessário
Um cabeçote empenado não tem a capacidade de vedar adequadamente, levando a vazamentos de óleo ou água e, eventualmente, falhas no motor.
Qual o valor de uma retífica de cabeçote?
O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000. Contudo, vale ressaltar que essas são quantias estimadas, de acordo com o que costuma ser visto no mercado. Para saber o preço exato para a retífica de cabeçote do seu veículo, é necessário consultar diferentes oficinas e mecânicos.
O que faz um retificador de cabeçote?
RETIFICADOR DE CABEÇOTES
Irá realizar todo o processo inerente à retifica de um cabeçote, da desmontagem, teste de trincas, orçamento, até a finalização.
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Tem como trocar a junta do cabeçote sem retífica?
Quando não é preciso fazer retífica
Caso o dano pelo superaquecimento seja menor, a retífica não é necessária. Assim, basta realizar a troca da junta. Quando isso acontece, o procedimento mais correto é desligar o propulsor e rebocar o veículo.
Qual a diferença entre retificar e fazer o motor?
Também conhecido como “fazer o motor”, a retífica consiste, basicamente, em desmontar o propulsor, trocar peças móveis e realizar a usinagem do bloco. A ideia é voltar às especificações de um motor novo. VEJA TAMBÉM: A incrível maracutaia do óleo grosso para esconder necessidade de retífica.
Quanto tempo dura uma retífica de cabeçote?
Quanto tempo dura um cabeçote retificado? Nesse sentido, o motor retificado precisa ser amaciado e existem muitos mitos sobre essa questão. Porém, as montadoras incluem nos manuais as determinações de quilometragem necessárias para cada modelo, o que geralmente varia de 500 km a 1500 km rodados.
Quais são os sintomas de junta do cabeçote queimada?
Perda de potência
O motorista percebe isso durante as acelerações e retomadas, pois o propulsor não oferece as mesmas respostas às investidas no pedal do acelerador. Também são percebidos falhas ao dar a partida e trancos durante a condução.
O que pode danificar o cabeçote do motor?
O superaquecimento do motor é uma das principais causas de danos à junta do cabeçote. O calor excessivo pode comprometer a vedação da junta, levando ao vazamento de líquido de arrefecimento e óleo. Além disso, o superaquecimento pode causar deformações na junta e até mesmo fundir partes do motor.
Quantas vezes pode ser feito retífica de cabeçote?
Quando é necessário fazer a retífica do motor? A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados.
Como saber se a retífica do cabeçote ficou boa?
A retífica acontece internamente no motor, por isso não há muitos sinais aparentes. O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
Quando queima a junta do cabeçote tem que fazer o motor inteiro?
Quando queima a junta do cabeçote tem que fazer retífica? Depende da extensão do dano. Em caso de superaquecimento, se o carro for rapidamente desligado e rebocado para um oficina é provável que seja necessário apenas trocar a junta.
Como saber se cabeçote precisa de retífica?
O consumo de óleo pelo motor pode ser indicado pela fumaça azulada, porém se ela for branca e espessa também é sinal de retífica iminente. A fumaça branca e espessa pode indicar que o líquido de arrefecimento está sendo queimado nas câmaras de combustão.
Quanto custa para arrumar a junta do cabeçote queimada?
Para consertar a junta do cabeçote queimada, geralmente investimos cerca de R$150,00 reais. Esse valor, importante salientar, pode variar de acordo com o local onde o motorista está, com a qualidade da peça escolhida e com os valores cobrados pelo especialista.
Como é feita a retífica?
Todo o processo de retífica é realizado por meio de máquinas (retificadoras, fresas, tornos e plainas) que proporcionam uma precisão adequada. Há retificação do motor pode ser total ou parcial. Porém, a maioria prefere optar pela total para que não haja nenhum problema futuro e necessidade de uma nova retífica.
Qual o valor da mão de obra para trocar a junta do cabeçote?
O custo de substituição da junta do cabeçote, considerando a peça e mão de obra pode começar em torno de R$500,00 em carros mais populares, mas varia bastante de acordo com o modelo e tipo de motor, além do que normalmente é necessário tratar a o próprio cabeçote para receber a nova junta, o que pode facilmente …
Como saber se o cabeçote está danificado?
O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:
- Indicação de alta temperatura no painel;
- Fumaça excessiva nos canos de escape;
- Redução rápida da água do radiador;
- Velas de ignição úmidas;
- Falhas no motor.
É possível andar com a junta do cabeçote queimada?
Além disso, é importante destacar que andar com a junta do cabeçote queimada pode agravar o defeito e afetar diretamente o motor do veículo. Em casos mais graves, a falta de manutenção nessa peça pode até levar ao travamento do motor.
Porque retífica é caro?
Uma retífica pode se tornar bem salgada dependendo do estado do motor e dos componentes. Imagine que o mecânico precisará abrir todo o bloco do motor e o cabeçote verificando item por item, além da mão de obra, tem também o custo das peças… por isso o trabalho se torna mais caro.
O que é melhor retificar ou comprar outro motor?
Retificar o motor é o jeito mais eficiente e econômico de expandir a vida do seu automóvel e aumentar o valor na hora da revenda.
Quanto custa uma retífica?
O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.
O que se faz na retífica de cabeçote?
A retífica de cabeçote é o que recondiciona e coloca o cabeçote em condições de perfeito funcionamento para o motor. A manutenção para ambos são bem parecidas, porém, as válvulas do motor ou do cabeçote acabam sofrendo um pouco mais, visto que trabalham em um regime um pouco mais severo.
Como saber se uma retífica foi bem feita?
Como saber se a retífica foi bem-feita? Para saber se a retífica do motor foi bem-feita, você deve observar seu carro atentamente nos primeiros 1000 km rodados depois do serviço, lembrando de manter a água e o óleo dentro dos limites adequados.
Como fica o motor depois de retificado?
Os primeiros sinais de desgaste que ocasionam em um motor retificado costumam se relacionar à perda de potência do carro, aumento no consumo do combustível ou até mesmo barulho ou ruídos. Outro ponto é que pode haver fumaça em excesso no escapamento ou o superaquecimento do motor.