O clareamento, quando feito por dentista qualificado(a), não compromete a saúde nem a estrutura óssea dos dentes. Mas quando a dentina fica mais sensível, você pode sentir algum incômodo após o procedimento. Um exemplo: sentir incômodo devido a variações de temperatura ao tomar um chá gelado ou quente.
É normal doer a gengiva No clareamento caseiro?
Sim, um dos efeitos colaterais do clareamento pode ser a sensibilidade gengival. Isso depende de fatores como a concentração do agente clareador, a duração do tratamento e a condição prévia da saúde oral. Existem métodos de proteção gengival que podem ser utilizados durante o tratamento para reduzir esse risco.
O que fazer quando o clareamento pega na gengiva?
“Limpe com água o local atingido pelo gel e suspenda o clareamento por alguns dias até que a gengiva se restabeleça novamente”. Além disso, entrar em contato com o profissional é uma atitude indicada.
Quando o clareamento queima a gengiva?
Isso acontece devido à região que o produto atinge. É que o gel clareador penetra pelo esmalte e vai em direção aos canalículos dentinários – um tecido logo abaixo do esmalte dentário. Essa área é repleta de nervos bastante sensíveis. Assim, qualquer sensação diferente pode provocar uma dor bem grande.
É normal o clareamento doer?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o procedimento é indolor, mas pode deixar os dentes sensíveis, provocando um incômodo temporário, que desaparece em cerca de 15 dias. Entretanto, alguns podem sentir dor, mas ela não deve ser considerada normal.
O CLAREAMENTO DENTAL ENFRAQUECE ou PREJUDICA DENTES e GENGIVAS? A VERDADE!
O que fazer quando o clareamento dói muito?
No caso de muita dor, é possível aplicar a pasta sobre os dentes com um cotonete antes de dormir, até que a sensibilidade diminua. Antes do procedimento clareador, também são indicados pastas e géis dessensibilizantes, que formam uma proteção e são capazes de reduzir a resposta de sensibilidade.
O que alivia a dor do clareamento dental?
A modificação na concentração do gel de clareamento, identificação de áreas de exposição de dentina, de restaurações infiltradas e lesões cariosas são alguns possibilidades a se considerar. Por hora , a dipirona vai ajudar.
Quanto tempo demora para passar a dor do clareamento dental?
De maneira geral, a sensibilidade e a dor duram cerca de duas semanas. Se o incômodo ultrapassar esse período ou ficar insuportável, a ponto de impossibilitar tarefas do dia a dia, como comer e falar, o paciente deve procurar o dentista responsável pelo clareamento.
O que fazer quando queimar a gengiva?
A primeira coisa a se fazer quando você tiver uma o céu da boca queimado é procurar um especialista em estomatologia. “Dependendo da gravidade do ocorrido, a prescrição de corticóide tópico pode ser suficiente, enquanto em casos mais extremos até mesmo a internação pode ser necessária”, esclarece Daniel.
Pode dormir com o gel clareador 22 %?
De acordo com o dentista, dormir utilizando a moldeira de clareamento é outro erro que não pode ser cometido. Pacientes que usam o gel clareador em excesso durante a noite podem, sem querer, acabar ingerindo o produto, o que pode resultar em problemas maiores.
O que pode dar errado no clareamento dental?
Os problemas do clareamento dental sobre os dentes podem ir muito além da sensibilidade momentânea que acompanha o tratamento. Danos à superfície do esmalte dentário, lesões inflamatórias na polpa, queimaduras gengivais e agudização de gengivites estão entre os principais problemas.
É normal a gengiva fica branca depois do clareamento?
Minha gengiva fica branca depois do clareamento, o que fazer? A gengiva pode ficar branca caso o gel de clareamento entre em contato com ela. Você deve limpar a região com água, e suspender o uso por alguns dias até ela voltar a cor normal.
Pode enxaguar a boca depois do clareamento?
Realize bochecho com água para remover os restos do clareador sobre os dentes. Nunca escove seus dentes imediatamente após a remoção da moldeira.
Como fazer a dor do clareamento passar?
Gel Dessensibilizante: Algumas semanas antes do clareamento, seu dentista pode recomendar o uso de um gel dessensibilizante. Isso ajuda a preparar os dentes para o procedimento e a reduzir a sensibilidade. Gel Clareador com Concentração Adequada: Use o gel clareador na concentração recomendada pelo dentista.
Quais os danos que pode causar o clareamento caseiro?
Quais são os riscos do clareamento dental caseiro?
- Surgimento de manchas. Após a realização de um clareamento é necessário seguir uma dieta específica por um certo período de tempo para evitar que os dentes fiquem manchados. …
- Pulpite. …
- Sangramentos gengivais. …
- Aumento da sensibilidade dos dentes. …
- Queimaduras.
Quanto tempo depois do clareamento pode escovar os dentes?
Antes de qualquer coisa, é necessário esperar cerca de 20 a 30 minutos para a saliva neutralizar os ácidos dos alimentos nos dentes, para evitar que a escovação seja responsável pela erosão dentária. Depois deste período, é totalmente fundamental que se escove os dentes.
O que fazer quando o clareamento machuca a gengiva?
Suspenda o clareamento enquanto a gengiva estiver machucada e procure seu dentista para avaliar. Omcilon pode ajudar sim. É provável que você já estivesse com uma gengivite antes de iniciar. Suspensa o clareamento e procure seu dentista para tratar a gengiva.
O que alivia a dor na gengiva?
Ibuprofeno: reduz a dor ao reduzir o processo inflamatório. Benzocaína gel: reduz a dor por um curto período de tempo. Limpeza com jato de água entre os dentes (Waterpik). Uso frequente e cuidadoso de fio dental ou escovas interdentais (com fios mais finos que escovam entre os dentes).
Como se faz para passar a dor na gengiva?
5 opções caseiras para ajudar com gengiva inflamada
- Água morna com sal. Ajuda a acalmar e a cicatrizar a gengiva, aliviando a dor da inflamação. …
- Chá de sálvia. Tomar chá para aliviar o incômodo é comum. …
- Óleo de coco. …
- Babosa. …
- Chá de cravo da índia. …
- Escovação.
O que acontece se parte do clareamento dor na gengiva?
A sensibilidade no clareamento pode ser um sintoma principalmente no início do tratamento. Já a hipersensibilidade dentinária hipersensibilidade dentinária tem mais intensidade quando o elmalte está desgastado, deixando a dentina exposta não só a trocas de temperatura, mas também aos alimentos, por exemplo.
É normal clareamento doer?
A sensibilidade após o clareamento ocorre porque o gel utilizado no procedimento consegue penetrar a camada superficial do dente — ou seja, o esmalte — e atinge as bordas da dentina. Essa porção mais interna dos dentes abriga terminações nervosas, que sofrem estímulos em função do contato com a substância.
Qual clareamento dói mais?
Qual técnica dói mais? O clareamento dos dentes costuma causar sensibilidade dentária em ambas as técnicas. O grau de sensibilidade varia muito entre diferentes pessoas. Quanto mais concentrado o gel clareador, maior o risco de sensibilidade dentária.
Porque clarear os dentes dói muito?
Isso ocorre porque o gel utilizado no processo pode penetrar nos dentes e irritar os nervos temporariamente. A sensibilidade varia de pessoa para pessoa e pode ser mais intensa nas primeiras sessões de clareamento.
O que não pode comer no clareamento dental?
A ingestão de alimentos e ou bebidas muito ácidas (frutas cítricas e bebidas alcoólicas) e excessivamente coradas (café e suco de uva), contudo, são os aspectos de maior influência quando o assunto é a tonalidade dos dentes.
Quanto tempo depois do clareamento pode voltar a comer?
A boa notícia é que você não precisa se preocupar, pois as restrições de dieta são mais rígidas nas primeiras 48 horas após o procedimento. Depois disso, é possível retornar aos seus hábitos alimentares, porém com alguns cuidados especiais. No caso de algumas bebidas, o canudinho pode ser seu grande aliado.