Não. E a explicação é bem simples, menos não deve concordar com nenhuma palavra, pois não deve sofrer variação.
Como usar a palavra menos?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
É certo falar menos pior?
“Pior”, como já dissemos, tem, no seu bojo, a noção de “mais ruim”. Logo, falar “menos pior” seria como se falássemos “menos mais ruim”, empregando-se ao mesmo tempo o comparativo de inferioridade “menos” e o comparativo de superioridade “mais”.
Por que menos é invariável?
Menos, seja como advérbio (choveu menos), seja como preposição (tudo, menos isso), seja como pronome (mais sol e menos chuva), seja como substantivo (o menos é preferível ao mais), é uma palavra invariável.
É correto dizer menas pessoas?
MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”.
5 HÁBITOS PARA FALAR MENOS | Pare de Se EXPOR
Quanto menos ou menas pessoas?
Outra palavra usada de forma equivocada é menas. O uso correto é menos, advérbio de intensidade, que não varia no gênero, sendo acompanhado de substantivo masculino ou feminino, por exemplo: Há menos pessoas no local, entre ontem e hoje.
Qual o feminino da palavra menos?
Na Língua Portuguesa apenas a palavra menos existe. Isso porque ela é uniforme e invariável, ou seja, não faz flexão de gênero — feminino e masculino — e nem de número — singular e plural.
Qual é o sinônimo de menos?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Quando menos é pronome?
Para fazer referência a algo em menor número, em menor quantidade, numa posição inferior, ela funciona como pronome indefinido.
Qual é a classe gramatical de menos?
“Menos” será advérbio, segundo o Aurélio, quando significar “em número ou quantidade menor; com menos intensidade” e modificar verbo, adjetivo ou outro advérbio. Como é advérbio, ficará sempre invariável como ocorre com todos os advérbios: – Ela é menos estudiosa que a irmã.
Qual a vantagem de falar menos?
Ao escutar e passar a falar menos sobre sua opinião antes de ouvir tudo o que outras pessoas dizem a você, suas conclusões serão muito mais completas. Dessa maneira, você evita fazer deduções precipitadas e garante que compreenderá o assunto de maneira adequada.
É errado falar mais mal?
Mais uma vez, o uso das expressões está adequado, segundo a gramática normativa. O advérbio “mal” também possui a forma sintética do comparativo (pior) e, na presença de particípios adjetivos, recomenda-se o uso de “mais mal”.
É correto dizer mais bem?
O comparativo sintético melhor sempre quer dizer “mais bem” quando é empregado como advérbio (seis acepções no Houaiss), do mesmo modo que sempre quer dizer “mais bom” quando desempenha papel de adjetivo (duas) ou substantivo (quatro).
É correto falar esteja?
Lá, verá que a palavra “esteje” é incorreta, apesar de estar na boca de muita gente em nosso dia a dia. O certo é “esteja” para conjugar o verbo na primeira e na terceira pessoa do singular. O tempo verbal nesse caso é o presente do subjuntivo.
Como dizer muito menos?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Faz cinco anos ou fazem cinco anos?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
Sou meio ou meia?
Meio = numeral fracionário. Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha. Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste.
Estou me sentindo mal ou mau?
“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.
Qual é o correto meio dia e meio ou meio dia e meia?
Na hora de empregar as palavras em sentenças indicativas de período de tempo, podemos acabar nos confundindo, afinal o correto é “meio-dia e meio” ou “meio-dia e meia”? Nesse caso o correto é meio-dia e meia, pois a palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade.
Qual é a palavra menos?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Qual o oposto da palavra menos?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
O que seria menos?
1 Exprime a ideia de número menor ou pouca quantidade: Para emagrecer, preciso de menos guloseimas e mais atividade física. 2 Denota igualdade ou superioridade, antecedido de uma expressão de negação: O menino não é menos inteligente que os outros.
Faz dois meses ou fazem dois meses?
Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.
Qual é o certo para mim ou para eu?
Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.