Qual foi o país que colonizou Timor-Leste?
Os portugueses chegaram a Timor no início do século XVI no âmbito das suas navegações globais. A primeira referência à ilha é atribuída ao capitão de Malaca em carta de 1514 para o Rei D. Manuel. A partir do fim do século XVII Portugal começou a nomear governadores de Timor, dependentes do Vice-rei da India.
Quantos anos tem o Timor-Leste?
Conhecido no passado como Timor Português, foi uma colônia portuguesa até 28 de novembro de 1975, ano que se tornou independente. Nesse mesmo ano teve seu território invadido pela Indonésia e o fim dessa ocupação ocorreu em 20 de maio de 2002.
Como o Timor-Leste conseguiu libertar-se da Indonésia?
Uma votação em 1999 para determinar o futuro do território resultou em uma esmagadora maioria a favor da independência, e em 2002, Timor-Leste tornou-se uma nação independente. Estima-se que a ocupação custou mais de 100 000 mortes no território, para uma população de menos de um milhão de pessoas.
Qual é a nacionalidade de Timor-Leste?
A nacionalidade timorense pode ser concedida aos filhos menores, de pai ou mãe com nacionalidade timorense adquirida, desde que os pais o solicitem, podendo os filhos optar por outra nacionalidade quando atinjam a maioridade. 1. Os filhos adoptados plenamente por cidadão timorense adquirem a nacionalidade timorense.
Timor-Leste celebra 20 anos de independência
Qual é a religião do povo de Timor-Leste?
Na realidade Timor- Leste declara-se majoritariamente católico. O número de pessoas que é considerado cristão, batizado (sarani) soma 96,9% da população conforme dados do censo de 2010.
Porque Timor-Leste fala português?
Colonizado por Portugal, o país do sudeste asiático teve o português como idioma oficial até 1975, quando foi invadido pela Indonésia e obrigado a adotar a língua dos invasores.
Porque a Indonésia invadiu o Timor-Leste?
A Indonésia, a pretexto de proteger os seus cidadãos em território Timorense, invade a parte Leste da ilha e rebaptiza o território de Timor Timur, tornando-a sua 27a província. Recebeu o apoio tácito do governo norte-americano que via a Fretilin como uma organização de orientação marxista.
O que significa o Timor-Leste?
Etimologia do Timor-Leste
Na língua local, o Timor-Leste é chamado de Timor Lorosa’e ou Tetum, que significa “sol nascente leste”. Já na língua portuguesa, que é um dos idiomas oficiais do país, Timor-Leste é uma composição da palavra “timor”, derivada de “timur”, que significa leste, e de “leste” no português.
Qual é o fator que aproxima o Timor-Leste do Brasil?
O fator que aproxima o Brasil de Timor Leste é a língua oficial de ambos, que trata-se da Língua Portuguesa. Timor Leste é um país cuja independência é recente, datando o ano de 2002.
Quantos habitantes tem Timor-Leste?
1 167 242 hab. Cód. telef. A língua mais falada em Timor-Leste era o indonésio no tempo da ocupação indonésia, sendo hoje o tétum (mais falado na capital).
Como é viver no Timor-Leste?
Podemos afirmar que a vida em Timor-Leste é pacífica e que é um país seguro para viver. O povo timorense é muito afável. Poderá, por vezes, haver pequenos desacatos, mas, normalmente, ocorrem sempre entre a comunidade local.
Qual o regime do Timor-Leste?
A estrutura política e administrativa tradicional de Timor-Leste baseia-se num conjunto hierarquizado de reinos que têm por base a família. Um pequeno grupo de famílias compõe uma povoação, na sua maioria dispersas pelo território, vulgarmente conhecidas por cnuas.
Que interesse os portugueses tinham em Timor-Leste?
Desde o período quinhentista, a ilha de Timor já era freqüentada por navegadores e comerciantes portugueses interessados no lucrativo comércio de sândalo. Líderes timorenses da costa trocavam o sândalo trazido das montanhas do interior por armas portuguesas, tecidos e instrumentos de ferro.
Qual é a cultura de Timor-Leste?
Os timorenses são considerados um povo de artífices de grande qualidade. A tecelagem destaca-se no conjunto do artesanato que inclui também a cestaria, a ourivesaria, a olaria e a escultura. A indústria caseira de panos em teares tradicionais (gonguidi), manipulada por mulheres, pode levar duas semanas de trabalho.
O que é katupa?
Neste dia, o Restaurante Universitário servirá um cardápio especial com dois pratos típicos do país: a Katupa, um tipo de bolinho de arroz com leite de coco, embrulhado e cozido em cestinhos feitos com folhas de palmeira ou coqueiro; e o Midar-Sim, cozido de carne de porco com verduras.
Qual é a religião do Timor-Leste?
Timor declara-se maioritariamente católico. O número de pessoas que é considerado sarani1 soma 96,9% da população conforme dados do censo de 2010.
Quem descobriu o Timor-Leste?
Quando em 1512 os mercadores Portugueses primeiro chegaram à Ilha, a parte Leste que hoje equivale a Timor-Lorosae, era habitada pelo Povo Maubere dividido entre duas confederações de reinos, os Serviãos e os Belos.
Qual é o clima do Timor-Leste?
Timor-Leste possui um território de quase 15.000 km², ocupando a parte oriental da ilha de Timor. O país é muito montanhoso e tem um clima tropical.
Qual a relação do Brasil com a Indonésia?
Brasil e Indonésia firmaram memorandos de entendimento em agricultura; bancos; educação; energia e mineração; erradicação da pobreza; e promoção de comércio e investimento. Os dois países contam, ainda, com mecanismos de diálogo bilateral (consultas políticas e comissão mista).
Qual foi o país que colonizou a Indonésia?
Depois de três séculos de ocupação pelos Países Baixos, em 1945, a Indonésia tornou-se um país independente. A luta pela autonomia, que durou mais de quatro anos, é o ponto de partida para a exposição que inaugura esta sexta-feira, no Rijksmuseum, o Museu Nacional dos Países Baixos.
Quem criou a Indonésia?
Em 1511, os navegadores portugueses Francisco Serrão e António de Abreu aportaram às ilhas Molucas e procuraram dominar os reinos que ali existiam tendo em vista monopolizar o comércio das especiarias. A história da colonização neerlandesa da Indonésia começou com a expedição de Cornelis de Houtman.
Qual é o país asiático que fala a língua portuguesa?
O Timor-Leste está situado no sudeste asiático, sendo o único país independente do continente que utiliza a língua portuguesa como oficial. Dessa forma, Timor-Leste e Brasil traçam relações não apenas comerciais e econômicas, mas também históricas e culturais.
Quantas línguas existem em Timor-Leste?
Além das línguas indo-européias citadas acima e da lín- gua malaio, o Timor Leste possui em um pequeno território 15 línguas nativas somadas ao tétum, também língua nativa, mas que funciona como a língua franca deste mesmo territó- rio e dos povos falantes das diferentes línguas.