O que é FISPQ e qual sua importância?
A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos), é um documento que fornece informações sobre aspectos dos produtos químicos quanto a proteção, segurança, saúde, e meio ambiente, como por exemplo, a classificação de perigo, as medidas apropriadas para o manuseio seguro, os meios de extinção …
Como usar a FISPQ no trabalho?
A empresa que utiliza o produto deve disponibilizar a FISPQ no local de trabalho a todos os trabalhadores que manuseiam o produto (também exigência da NR 26). É recomendável que a FISPQ sempre acompanhe o produto, portanto, pode ser utilizada nas operações de transporte.
Qual a finalidade de uma FISPQ?
A Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico (FISPQ), conhecida também em alguns países como MSDS (Material Safety Data Sheet) é um documento que traz informações sobre os produtos químicos (substâncias e misturas) quanto à proteção, à segurança, à saúde e ao meio ambiente, entre outros itens.
É obrigação do empregador fornecer as FISPQs aos seus colaboradores?
A empresa sempre deverá ter a FISPQ caso tenha qualquer produto químico, em cumprimento do Decreto nº 2657/98 (que ratificou no Brasil a convenção 170 da Organização Internacional do Trabalho – OIT). Este decreto estabelece a obrigatoriedade do fornecimento da FISPQ para o trabalhador.
O que é e qual a importância da FISPQ
Quando a FISPQ é obrigatória?
Resumindo, para todo produto químico classificado como perigoso ou cujos usos previstos ou recomendados derem origem a riscos a segurança e saúde dos trabalhadores a FISPQ é obrigatória.
De quem é a responsabilidade da FISPQ?
A responsabilidade pela elaboração de FISPQ, FDSR e Ficha de Emergência é da empresa fornecedora do produto ou a geradora do resíduo químico. E deve ser elaborada por um profissional que possua conhecimentos técnicos específicos do produto e do resíduo químico perigoso.
Qual a diferença entre FDS e FISPQ?
A Ficha de Dados de Segurança (FDS) é a mesma coisa que a FISPQ: uma ficha de segurança anexada a produtos considerados perigosos que alerta quanto a seus riscos e orienta as precauções a serem tomadas durante seu manuseio e transporte.
Quem exige FISPQ?
A FISPQ é um documento padronizado pela ABNT-NBR 14725, obrigatório para todos os produtos químicos, trazendo 16 seções discorrendo sobre diversas características do produto e requisitos de manuseio seguro entre outras informações.
Qual NR fala sobre FISPQ?
Ao longo desta parte da ABNT NBR 14725, o termo FISPQ será utilizado. A FISPQ também é conhecida como Ficha de/com Dados de Segurança (FDS).
Qual o prazo de validade da FISPQ?
Qual é o prazo de validade da FISPQ? A FISPQ deve ser revisada e atualizada pelo menos a cada cinco anos, ou sempre que houver qualquer mudança na composição do produto, na legislação aplicável, ou quando novas informações sobre os riscos se tornarem disponíveis.
Onde a FISPQ deve ficar?
Assim, toda empresa que realiza atividades com produtos químicos de armazenamento, manipulação, manuseio e transporte, deve manter a FISPQ no local do trabalho, de fácil acesso aos trabalhadores e fiscalização, facilitando a verificação das informações previstas como medidas de segurança do produto. o produto.
O que muda da FISPQ para FDS?
A nova versão da norma ABNT NBR 14725:2023 é apresentada em um único documento, constituído de sete Seções e dezessete anexos, o que permite uma abordagem mais abrangente e organizada sobre as informações relacionadas à classificação, à rotulagem e à elaboração das FDS de produtos químicos.
Quais são os itens importantes da FISPQ?
Como deve ser feita a elaboração da FISPQ? O documento é composto por 16 seções, que devem conter todas as informações pertinentes ao(s) produto(s) químico(s), como aspecto, mistura, composição, segurança e impacto ao meio ambiente.
Qual documento substitui a FISPQ?
A sigla FDS significa Ficha de Dados de Segurança. É um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme NBR 14725 2023, em substituição à antiga FISPQ (NBR 14725-4).
Qual a importância da tabela FISPQ?
A Ficha FISPQ contem diretrizes de como armazenar produtos químicos de maneira correta e segura. Em outros termos a FISPQ é importante para garantir a segurança dos trabalhadores que manuseiam os produtos químicos de limpeza, bem como para garantir que esses produtos sejam utilizados de forma adequada e segura.
Quem fiscaliza a FISPQ?
Além destas, muitas outras informações essenciais para que o trabalhador conheça bem o produto com o qual está trabalhando, estão presentes na FISPQ. A NR26 é a norma regulamentadora do ministério do trabalho que versa sobre a obrigatoriedade da sua disponibilização.
Para que serve o FISPQ e quando deve ser fornecido?
FISPQ (Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos) é um documento que relata os perigos relacionados à produtos químicos. É obrigatório para realizar o transporte de produtos químicos. Esse registro foi feito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na Norma Brasileira de nº 14725-4.
Quem elabora a ficha FISPQ?
Quem pode elaborar a FISPQ? Segundo a descrição da NR-26, a ficha fica sob a responsabilidade da empresa fabricante ou importadora. Mas também pode ser elaborada por consultoria especializada em documentos de segurança química.
Como se chama a FISPQ agora?
– A FISPQ passará a ser chamada de FDS – Ficha com Dados de Segurança; – Todos os rótulos e FISPQs deverão ser atualizados; – As empresas terão o prazo de 24 meses, a partir da publicação, para se adequarem.
Quem pode elaborar a FISPQ?
Quem deve elaborar a FISPQ? A FISPQ deve ser elaborada pelo fabricante ou importador do produto, que é o fornecedor do produto no mercado.
Quando vai mudar de FISPQ para FDS?
No dia 3 de julho de 2023, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a tão esperada atualização da Norma NBR 14725, substituindo a antiga FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) pela FDS (Ficha de Dados de Segurança).
O que a FISPQ fornece?
Além de fornecer informações pertinentes para a criação de medidas preventivas, a FISPQ também nos orienta em caso de acidentes, passando medidas de primeiros socorros e de combate à incêndio, visto que conhecer sobre o causador do fogo é importante na hora de extingui-lo.
Quando é obrigatória a emissão de uma FISPQ?
A FISPQ/FDS é um documento obrigatório, pois o item 26.4.3.1 da NR-26 determina que o fabricante ou, no caso de importação, o fornecedor no mercado nacional, deve elaborar e tornar disponível ficha com dados de segurança do produto químico para todo produto químico classificado como perigoso.
Onde consigo a ficha FISPQ?
O ideal seria ter em seu laboratório a FISPQ fornecida pelo próprio fabricante do reagente químico adquirido. Caso a FISPQ não tenha sido obtida no momento da aquisição do produto, algumas empresas disponibilizam acesso a esse documento através de seu próprio site, como no caso da LABSYNTH e BRAZIL SIGMA-ALDRICH.