Qual a teoria de Ana Teberosky?
Conforme a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
Quais as principais abordagens de Emilia Ferreiro para a alfabetização?
Emília Ferreiro traz concepções de que todos os conhecimentos têm uma gênese (origem) e que a aprendizagem da escrita não está vinculada à fala, e mesmo quando a criança já estabelece a relação entre fala e escrita, esta relação ainda não é do tipo fonema (fala, som) e grafema (escrita, grafia).
O que a teoria de Emilia Ferreiro defende?
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
O que é alfabetização para Ana Teberosky?
A alfabetização é o processo pelo qual a criança passa a se integrar ao ambiente escolar através da aquisição da leitura e da escrita. A partir desse entendimento é possível afirmar que esse processo se constitui em um recurso pedagógico utilizado para motivar a criança a ler e a escrever.
Psicogênese da Língua Escrita – Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
O que defende Ana Teberosky?
Teberosky defendia que, dado que as crianças fazem parte de uma cultura letrada, os alunos chegavam à alfabetização com aprendizagens importantes relacionadas aos usos sociais da escrita. Dessa maneira, destacam-se o papel do ambiente alfabetizador, da leitura e de atividades de oralidade.
Qual é o método de alfabetização de Emilia Ferreiro?
O construtivismo entende o sujeito como um ser que constrói ativamente os seus conhecimentos, protagonista de sua aprendizagem. Emilia Ferreiro trouxe essas ideias construtivistas para entender como a criança entende essa relação com a escrita – área que o próprio Piaget não tinha explorado muito”, explica.
Qual é a abordagem de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Ana Teberosky foi parceira de pesquisa de Emilia Ferreiro, e as psicólogas realizaram o estudo “Psicogênese da língua escrita”, na qual buscaram compreender os procedimentos mentais pelos quais as crianças passam tentando compreender as regras de produção escrita.
Qual era o pensamento de Emilia Ferreiro?
Emilia inverteu a lógica tradicional de educadores que se preocupavam com a aprendizagem apenas quando o aluno parecia não aprender, transferindo o foco da alfabetização para o sujeito que aprende. Suas conclusões inspiraram políticas públicas educacionais em diversos estados brasileiros, a partir dos anos 1980.
Qual crítica é feita ao trabalho de Emilia Ferreiro?
Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).
Quem são Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Ana Teberosky é uma das pesquisadoras mais respeitadas quando o tema é alfabetização. A Psicogênese da Língua Escrita, estudo desenvolvido por ela e por Emilia Ferreiro no final dos anos 1970, trouxe novos elementos para esclarecer o processo vivido pelo aluno que está aprendendo a ler e a escrever.
Qual é a principal crítica de Emilia Ferreiro à alfabetização tradicional?
Com base nesses pressupostos, Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).
Qual a principal contribuição trazida por Emilia Ferreiro para a alfabetização?
O desafio proposto por Ferreiro resultou da descoberta de compreensão de como as crianças adquirem conhecimento sobre a escrita interagindo com esse objeto de conhecimento. Os estudos de Ferreiro levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado.
Como citar Ferreiro e Teberosky?
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
O que Emilia Ferreiro fala sobre letramento?
1.2 – O processo de alfabetização segundo Emilia Ferreiro
Para diversos professores que lidam com a alfabetização, o termo letramento é mais imponente e veio substituir a alfabetização, criando, assim, uma espécie de inovação no processo de aprendizagem da leitura e da escrita da criança.
Quais são as três fases da alfabetização?
Quais são as fases da alfabetização?
- Pré-silábico. Quando a criança está no nível pré-silábico, ela expressa conhecer a função da escrita, identificando-a como representação dos sons da fala, mas ainda não conhece suas convenções. …
- Silábico. …
- Silábico-alfabético. …
- Alfabético. …
- Assine o podcast!
O que Emilia Ferreiro defende?
Assim como Jean Piaget, Emília também acredita que as crianças possuem um papel ativo em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento. Propondo, portanto, que as escolas não devem focar somente no conteúdo, mas também no sujeito que o aprende.
Quais são as ideias de Emilia Ferreiro?
Quais são suas ideias? Assim como Jean Piaget, Emília também acredita que as crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento. Ambos propõe que escolas não devem focar exatamente no conteúdo, mas sim no sujeito que o aprende.
O que Ana Teberosky fala sobre alfabetização e letramento?
Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985), a grande maioria das crianças, na faixa dos seis anos, faz corretamente a distinção entre texto e desenho, sabendo que o que se pode ler é aquilo que contém letras, embora algumas ainda persistam na hipótese de que tanto se pode ler as letras quanto os desenhos.
Qual o conceito de alfabetização para Emilia Ferreiro?
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p.
Como a teoria de Emilia Ferreiro sobre a escrita impactou o campo da educação?
Ela destaca que as crianças constroem hipóteses sobre a escrita desde cedo, revelando uma compreensão intrínseca da linguagem escrita. Além disso, suas teorias ressaltam a importância de considerar o contexto cultural e social das crianças.
O que é psicogênese na educação?
O termo psicogênese pode ser compreendido como origem, gênese ou história da aquisição de conhecimentos e funções psicológicas de cada pessoa, processo que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento, desde os anos iniciais da infância, e aplica-se a qualquer objeto ou campo de conhecimento.
Qual crítica é feita ao trabalho de Emilia Ferreiro?
A esses e essas é que Ferreiro se dedicou de maneira especial. Seu trabalho superou em muitos aspectos o esco- lanovismo e assumiu um caráter crítico, tornou-se uma proposta crítica de educação.
Quais são as fases que as crianças passam para construir a escrita segundo Emilia Ferreiro?
De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
Qual o método mais usado para alfabetização?
A abordagem fônica é, de longe, o meio mais eficaz para alfabetizar. Isso porque ela contempla muitos dos componentes essenciais para a aprendizagem da leitura e da escrita.