Como faço para conseguir o cordão girassol?
De acordo com o texto do decreto, o item será fornecido de forma gratuita pelo Governo do Distrito Federal (GDF), para pessoas inscritas no Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPCD). O preenchimento de dados e envio de documentos são feitos neste site.
Quem tem direito a usar o cordão girassol?
Quem pode usar? Todas as pessoas que têm alguma doença ou transtorno não visível podem usar o cordão. Aderir ou não à sua utilização é uma escolha pessoal.
Quais transtornos tem direito ao cordão de girassol?
Entre elas, estão a surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, Doença de Crohn, colite ulcerosa, epilepsia, fobias extremas, neuro divergências, esquizofrenia, esclerose múltipla, lúpus, fibromialgia, entre outras.
Quais são as deficiências consideradas ocultas?
As deficiências ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato. É o caso da surdez, do autismo e das deficiências cognitivas, entre outras. A fita com desenhos de girassóis já é usada como símbolo para deficiências ocultas em vários países e em alguns municípios brasileiros.
Você sabe como conseguir o seu Cordão de Girassol?
Como fazer carteirinha de doenças ocultas?
Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .
Quais doenças são ocultas?
Lista de deficiências ocultas
- TDAH.
- Anosmia (Perda do olfato)
- Asma.
- Autismo.
- Transtorno bipolar.
- Lesões cerebrais.
- Câncer.
- Doença de Charcot-Marie-Tooth.
Quem tem transtorno de ansiedade pode usar o cordão de girassol?
Quem pode usar? Na lista, estão condições como transtorno do espectro autista (TEA), câncer, asma, transtorno de ansiedade, anosmia (perda do olfato), transtorno bipolar, epilepsia, fibrose cística, fibromialgia e esclerose múltipla.
Quem tem transtorno de personalidade pode usar o cordão de girassol?
O uso do cordão de fita com desenhos de girassóis foi instituído por lei como símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não podem ser observadas de imediato, como é o caso da surdez, Transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas deficiências intelectuais, entre outras.
Quem tem depressão pode usar o colar de girassol?
Pessoas que têm autismo, câncer, fibromialgia, reumatismo, diabetes, asma, deficiências cognitivas, intolerância à lactose, HIV, doença cardíaca, lúpus, depressão, baixa visão, dificuldades de aprendizado, TDAH, doença de Parkinson ou muitas outras condições podem optar por usar o cordão.
Quem tem fibromialgia pode usar o cordão de girassol?
Lei aprovada recentemente pelo Congresso (Lei nº 14.624/2023), válida em todo o país, define o uso do cordão de girassol como opcional para identificação de pessoas com deficiências ocultas, como transtorno do espectro autista, fibromialgia, deficiências auditivas.
Como funciona o colar de girassol?
O cordão de girassóis identifica pessoas com deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano. O colar passou a ser reconhecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) no último dia 17 de julho “como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas”.
Quem tem TDAH pode usar cordão de girassol?
Quem pode usar o Cordão de Girassol? O cordão pode ser utilizado por pessoas que convivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ansiedade, Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos de humor, Doenças crônicas, entre outros.
Como conseguir carteirinha girassol?
Como solicitar o cordão de girassóis?
- O item será fornecido de forma gratuita pelo governo do DF (GDF), para pessoas inscritas no Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPCD). …
- Depois de ter o cadastro aprovado, a pessoa inscrita receberá a carteira de identificação e o colar de girassol;
Quais deficiências podem usar o cordão de girassol?
O cordão de girassol é um acessório utilizado como símbolo de conscientização e apoio a pessoas autistas e com deficiências ocultas. Inspirado na beleza e resiliência dos girassóis, esse cordão representa solidariedade e compreensão.
Quem tem artrite reumatoide pode usar o cordão de girassol?
🔸Sendo assim, pessoas com artrite reumatoide e outras doenças reumáticas, podem usar o cordão de girassol, mas devem junto com o cordão ter e manter, um relatório médico que justifique o uso do cordão de girassol. Não basta ter o cordão, a Lei nº 14.239/2021 é clara: .
Onde solicitar o cordão de girassol?
Você pode comprar o cordão girassol em lojas virtuais como: Mercado Livre, Amazon, entre outras.
O que são deficiências ocultas?
“Deficiência oculta” é o termo usado para classificar, genericamente, por exemplo, Transtorno de Déficit de Atenção, fobias ou demência, podendo ainda incluir casos de Colite Ulcerosa e Doença de Crohn.
Quem tem esquizofrenia tem direito ao cordão de girassol?
Cordão de Girassol: entenda o significado e saiba quem tem o direito de usar. O Cordão de Girassol identifica pessoas com deficiências ocultas. Problemas físicos, cognitivos, permanentes ou temporários, como: autismo, surdez, demência, esquizofrenia, epilepsia e muitas deficiências não aparentes.
Quem tem diabetes pode usar cordão de girassol?
O Senado aprovou nesta quinta-feira o projeto que adota o cordão de fita com desenhos de girassóis como o símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas. Entre elas, a esclerose múltipla, diabetes, asma, doença de Crohn e transtorno de déficit de atenção. O texto vai à sanção.
Como conseguir o cordão de girassol em São Paulo capital?
Como adquirir? Para adquirir o Cordão de Girassol Oficial e fortalecer o projeto, acesse o site. Você também pode retirar o seu cordão no SAC do MorumbiShopping, localizado no Piso G2. É um serviço gratuito, sem necessidade de devolução, bastando preencher um breve formulário no SAC para obter o cordão.
Quem tem escoliose pode usar cordão de girassol?
Sim, parafusados podem usar o CORDÃO DE GIRASSOL 🌻
Quem criou o colar de girassol?
O símbolo foi criado em 2016 pela Hidden Disabilities Sunflower a partir de uma demanda da equipe do aeroporto de Gatwick, na Inglaterra, para desenvolver uma ferramenta que promovesse inclusão e acessibilidade de maneira simples.
Quem tem Alzheimer pode usar o cordão de girassol?
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o projeto de lei 5.486/2020, que oficializa o cordão de girassol como um símbolo de deficiências e outros diagnósticos ocultos, como autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, entre muitos outros.
Quais são as deficiências invisíveis?
Deficiências ocultas ou invisíveis são aquelas não percebidas de imediato, variam de distúrbios como ansiedade, depressão e distúrbios do espectro autista, perda auditiva, etc. Embora possam não ser visíveis para outras pessoas, isso não significa que suas necessidades sejam menos importantes.