É ou são horas?
O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que “doze horas” seja plural, “meio-dia” e “meia-noite” são singulares.
Quando usar é ou são?
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde.
São 10 reais ou é 10 reais?
A resposta depende também da situação psicológica de quem responde: assim, se a pessoa tiver em mente o pronome isto, dirá: «Isto são nove reais». Mas, se tiver em mente a forma verbal é, a resposta será: «É nove reais». Ambas as respostas estão certas.
São 3 horas ou é 3 horas?
A regra geral do verbo ser com as horas
Ou seja, se as horas forem singulares, o verbo deve estar no singular; se as horas forem plurais, o verbo deve estar no plural. Veja alguns exemplos: É uma hora da tarde. São duas horas da tarde.
“Hoje são” ou “Hoje é”?
Foram 3 horas ou foi 3 horas?
Embora esteja gramaticalmente correcta, não devemos dizer «Foram três horas», porque tal frase não pertence aos nossos hábitos. Podemos dizer, conforme os casos: Eram três horas. Já passaram (as) três horas. Já lá vão (as) três horas, além de outras frases.
É 20 ou são 20?
* Quando nos referirmos à ideia de tempo, ele poderá ir para o plural ou ficar no singular. Vamos conferir? Hoje são vinte, ou seja, não apenas um dia, mas sim vinte.
É correto usar a palavra “são”?
A forma sãopode ser [terceira pessoa plural do presente do indicativo de ser] , [adjectivo masculino ] , [adjectivo ] ou [nome masculino] .
É ou são 2 reais?
Resposta: A regra geral diz: o verbo concorda com o sujeito em número. Dessa forma, a frase correta seria: «Um euro é dois reais.»
É 10 ou são 10?
Quando indica tempo, o verbo ser concorda com o numeral expresso no predicativo: São três horas da tarde. Já são mais de quinze horas. Hoje são dez de setembro de 2011.
É sete ou são sete?
Em “Hoje é (dia) sete de agosto”, o numeral “sete” nomeia o dia, por isso o verbo fica no singular. Tal como fazemos na frase “Hoje é dia sete de agosto”. Por outro lado, em “Hoje são sete (dias) de agosto”, o numeral “sete” cumpre papel diferente, visto que quantifica os dias do mês de agosto.
São meio-dia ou é meio-dia?
Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.
É correto falar que horas são?
Na língua Portuguesa, utiliza-se do verbo ser (e não o verbo ter) para expressar informações de horários. Assim sendo, o correto para este caso é “Que horas são?”.
São meia-noite ou é meia-noite?
O correto é “meia-noite” (com hífen). 2 – “É” ou “são” meia-noite? O verbo nesse caso concorda com “meia”, que é metade de uma unidade. Portanto: “é meia-noite”.
É de 30 dias ou são de 30 dias?
Já na alternativa d – O prazo são trinta dias –, é próprio do verbo ser privilegiar o predicativo no plural quando, estando o sujeito no singular – prazo –, este não corresponde a pessoa. Corretíssima, portanto.
São 7 horas ou é 7 horas?
O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que “doze horas” seja plural, “meio-dia” e “meia-noite” são singulares.
É dez horas ou são dez horas?
a) Quando não há sujeito (=referindo-se a tempo ou a espaço), deve concordar com a palavra seguinte: “É uma hora da tarde.” “SÃO duas horas da tarde.” “SÃO treze horas.” “DEVE SER meio-dia e meia.” “PODERIAM SER doze horas e trinta minutos.” “ERAM dez para as três.” “SÃO treze quilômetros até o centro da cidade.”
São duas horas ou é?
O verbo SER concorda com o numeral que o acompanha, assim: “São duas horas, São três horas…”. Veja que a partir de duas horas, inclusive, usa-se o verbo SER no plural por ser tratar de mais de uma unidade de hora.
São dois ou é dois?
O verbo da frase/oração apresentada («são») está correctíssimo, porque concorda com o sujeito, que também está no plural: 2 de Março. E mais vejamos: «Hoje são 2 de Março» = «Hoje existem 2 dias de Março».
É muito ou são muito?
As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis. Pretensiosas, não ligam para o sujeito. Com elas, só o singular: Dois mil reais é muito. Vinte quilos é suficiente.
Foram 5 ou foi 5?
Rigorosamente o verbo deve concordar com o numerador: “Um quinto FOI ENTREGUE ao rei”; “Três quintos FORAM ENTREGUES ao rei”.