Qual o significado da festa junina na Bíblia?

João Batista anunciou a chegada de Jesus Cristo e o batizou nas águas do Rio Jordão. Sua mãe, Santa Isabel, e Maria Mãe de Jesus seriam primas. A homenagem aos santos juninos começa com Santo Antônio, o santo casamenteiro, no dia 13 de junho.

O que a Bíblia ensina sobre a festa junina?

As festas juninas e suas comidas dedicadas ao santo, não glorificam o nome do Senhor. …” Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais (1 Cor. 10:28). A Bíblia ainda diz, em Provérbios 27:20: “O inferno e a perdição nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem”.

O que significa festa junina para os evangélicos?

Em tese, os evangélicos são contra festas juninas porque a cerimônia homenageia santos católicos (São João, Santo Antônio e São Pedro), que não são cultuados por famílias evangélicas. Alguns adaptam o festejo com outros nomes como “festa da colheita” e “festa da tradição” para atribuir outro significado.

Qual a origem da festa junina segundo a Bíblia?

O dia de São João é comemorado em 24 de junho para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo e faz parte do calendário da Igreja Católica. No mês de junho também é comemorado o Dia de Santo Antônio – Santo Casamenteiro – no dia 13, e o Dia de São Pedro, dia 29.

Qual o verdadeiro significado da festa junina?

A origem da Festa Junina é apontada pelos historiadores como diretamente relacionada a festividades pagãs realizadas na Europa no solstício de verão. Posteriormente, essas festividades foram cristianizadas, e essa festividade passou a fazer parte do calendário festivo do catolicismo.

É PECADO IR EM FESTA JUNINA? – (Alerta para os Pais)

Qual o significado da Festa Junina no mundo espiritual?

Ver nas festas juninas uma via espiritual, ou seja, um caminho para se chegar a Cristo, é considerar, em primeiro lugar, esses elementos originais de tais festividades e compreendê-los à luz de Cristo: aqueles que se encontram com o Senhor, tornam-se pessoas cheias de vida, luz e calor que exorcizam para longe de si o …

O que está por trás das festas juninas?

Os historiadores acreditam que a celebração da Festa Junina enquanto festividade cristã se consolidou como uma forma de cristianizar celebridades pagãs que existiam na Europa. Isso porque a Festa Junina se celebra em junho, mês em que ocorre o solstício de verão no Hemisfério Norte.

Qual o significado de festa junina para os crentes?

A realização da festa junina não é um consenso entre os fiéis de igrejas evangélicas. Além do catolicismo, a celebração da festa junina traz elementos de festa pagã, como os cultos solares — que aconteciam na Antiguidade nos dias de solstício de verão no hemisfério Norte — e sincretismos religiosos.

O que a Bíblia diz sobre participar de festa junina?

As festas juninas, ligadas à veneração dos santos romanistas, são idólatras. O cristão, de acordo com 2Coríntios 10.14, deve fugir da idolatria. Portanto, o cristão deve fugir das festas juninas.

O que significa a fogueira de São João para os evangélicos?

Fogueira de São João

Além de João Batista ser associado com a imagem do cordeiro —pelo fato de anunciar a vinda do Cordeiro de Deus, isto é, Jesus—, o santo tem ligação com a fogueira. “A fogueira é acesa no dia 23 para o dia 24 como o sinal da luz. João Batista é o homem que pregará a luz do homem.

Que religião é a festa junina?

Em 24 de junho, o catolicismo celebra o nascimento de João Batista (2 a.C – 28 d.C.). É o santo máximo das comemorações juninas — há versões que apontam que originalmente eram “festas joaninas” e não festas juninas; e, sobretudo no nordeste brasileiro, a Festa de São João é um evento de dimensões impressionantes.

Porque a festa junina é caipira?

“No caso da feste junina, esse vestir-se de caipira, simbolicamente, é um instrumento de importância até emocional e psicológico para as pessoas se sentirem com a identidade ligada ao passado, aos pais e avós que praticavam aquilo, comemorando de forma parecida”, analisa o pesquisador.

O que é idolatria na festa junina?

As Festas Juninas são contrárias a Bíblia pelo uso da idolatria. São festas que prestam homenagens a outros deuses e não glorificam o nome do Senhor. Dependendo da faixa etária não é cabível a explicação de algumas brincadeiras com contextos sexualizados utilizados nessas festas.

O que diz em Romanos 14 12?

11 Porque está escrito: Vivo eu, diz o Senhor, que todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. 12 De maneira que cada um de nós prestará conta de si mesmo a Deus. 13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; mas, antes julgai isto, não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.

O que diz em 1 coríntios 10-31?

31 De sorte que, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32 Portai-vos de modo que não sejais causa de tropeço nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.

Como falar sobre as festas juninas baseadas na Bíblia?

São João é celebrado nesta segunda-feira (24/6). O santo é conhecido como festeiro e é um dos homenageados nas festas juninas. Segundo a Bíblia, João Batista era primo de Jesus e foi o profeta responsável por anunciar a vinda dele e batizá-lo.

O que é a Festa Junina para os evangélicos?

Existe algo espiritual na festa, é a consagração dos santos. É preciso fugir da experiência do mal”, afirmou. Ele sugere que, em círculos evangélicos, as tradicionais festas sejam adaptadas e passem a dar ênfase exclusivamente a Jesus Cristo.

O que há por trás da festa junina?

A ideia de festa junina chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses durante o período de colonização, no século 16, afirma o CPS. Na época, a honraria aos três santos juninos era marcada por procissões, missas, danças e comemorações populares.

O que significa festa junina de acordo com a Bíblia?

A história de João Batista, por sua vez, é uma figura bíblica importante que pregava a chegada do Messias e realizava batismos como símbolo de purificação espiritual. A festa junina inclui a comemoração do dia de São João Batista, em 24 de junho, como uma forma de homenagear o santo.

Qual o verdadeiro significado da festa de São João?

Segundo a Igreja Católica, São João é na verdade João Batista. O personagem bíblico é considerado pela crença o precursor de Jesus e o último dos profetas. João Batista anunciou a chegada de Jesus Cristo e o batizou nas águas do Rio Jordão. Sua mãe, Santa Isabel, e Maria Mãe de Jesus seriam primas.

O que a Festa Junina tem a ver com a religião?

Origem e história da Festa Junina

A Festa Junina é uma celebração que se consolidou no mês de junho como parte do esforço da Igreja Católica em cristianizar celebrações pagãs que aconteciam nesse mês no continente europeu.

São João é uma festa pagã.?

A origem das festas juninas vem das tradições pagãs de celebrar o solstício de verão no hemisfério norte, momento de transição entre primavera e verão, que ocorre por volta do dia 21 de junho. Na época, comemorava-se a fertilidade da terra e as boas colheitas que aconteciam durante esse período entre as estações.

Qual a verdadeira origem das festas juninas?

Embora a origem das festas juninas seja nas celebrações pagãs dos povos da Antiguidade, que costumavam celebrar a chegada do verão (que no hemisfério norte acontece nessa época) e pedir fartura nas colheitas, elas ganharam conotação religiosa pela Igreja Católica, que associou os festejos da época aos três santos …

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

SHOPPING