Qual é o particípio do verbo fazer?
Formas Nominais:
Infinitivo impessoal: fazer. Infinitivo pessoal: fazer, fazeres, fazer, fazermos, fazerdes, fazerem. Gerúndio: fazendo. Particípio: feito.
É verbo particípio?
O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.
É correto dizer “fará”?
Use o verbo ir no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: A senadora vai fazer um discurso. A forma “a senadora irá fazer um discurso” não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).
Como conjugar o verbo no particípio?
O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado). Eles tinham dançado muito na festa.
APRENDA CONJUGAÇÃO VERBAL EM 10 MINUTOS – Português para Concursos
Como colocar um verbo no particípio?
Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: “Ele tinha salvado o arquivo” e “Ela havia prendido o dedo”. Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: “Ele foi salvo por um herói” e “Os bandidos estão presos”.
O que é particípio infinitivo?
Infinitivo – expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio – expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio – expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.
Faz no imperativo?
Uso do imperativo
Recordo que o imperativo do verbo fazer é faz (tu), fazei (vós). Caso seja necessário utilizar, com valor imperativo, outras pessoas do verbo, então recorre-se ao conjuntivo (que eu faça, que tu faças, etc.).
Como se escreve farão ou faram?
Em geral, um verbo terminado em “ão” indica algo que vai acontecer no futuro, como serão, farão, irão e poderão. Todos esses verbos são conjugados no futuro do presente do indicativo. No entanto, a palavra “forão” não tem um significado na língua portuguesa.
Qual é o particípio do verbo “fará”?
A forma faráé [terceira pessoa singular do futuro do indicativo de fazer] . Conjugação:irregular. Particípio:irregular.
O que é farás?
A forma farásé [segunda pessoa singular do futuro do indicativo de fazer] . Conjugação:irregular. Particípio:irregular.
Qual é o particípio de ser?
No Vocabulário da Língua Portuguesa (1966), de Rebelo Gonçalves, ao verbo ser (s. v. ser) atribui-se o particípio passado sido, descrito como «invariável, só usável nos tempos compostos». O verbo ser, sendo um verbo copulativo, não tem particípio passado passivo.
Qual é o particípio de ter?
Irreg. A regra do emprego destes particípios é a seguinte: com os verbos ter e haver, emprega-se o particípio regular; com os verbos ser e estar e ainda com os verbos ficar, pemanecer, parecer e outros emprega-se o particípio irregular: (a) Ele há /tem/aceitado a tua opinião.