Qual o MTBF ideal?

O recomendado é calcular 70% do tempo médio de falhas para realizar essa inspeção. Ou seja, se o motor elétrico apresenta um MTBF de 181,6 horas, a cada 127,1 horas (181,6 x 0,7) deve-se realizar a inspeção no equipamento.

Quanto maior o MTBF melhor?

O MTBF (tempo médio entre falhas) é o tempo médio entre falhas reparáveis de um produto tecnológico. A métrica é usada para acompanhar a disponibilidade e a confiabilidade de um produto. Quanto maior o tempo entre falhas, mais confiável é o sistema.

O que indica um MTBF alto?

Um MTBF mais alto sugere um período mais longo de operação confiável, o que é fundamental para a eficiência operacional e a redução de custos de manutenção.

Como interpretar MTBF?

Para calcular o valor MTBF basta subtrair do tempo total da máquina funcionando o tempo perdido com ela parada. Depois disso, divida pelo número de paradas realizadas.

Qual é o percentual de manutenção corretiva aceitável?

O máximo aceitável para esse indicador é 6%, isso no período de um ano. Então, no caso desse exemplo, podemos concluir que seria mais vantajoso para a empresa comprar um equipamento novo do que manter o ativo, pois os custos com manutenção não compensam financeiramente.

MTBF e MTTR: como analisar esses indicadores de manutenção?

Quais são os 3 principais indicadores de manutenção?

Quais são os principais indicadores de manutenção?

  • MTBF (Mean Time Between Failures) …
  • MTTR (Mean Time To Repair) …
  • Availability (A) …
  • Backlog. …
  • Confiabilidade. …
  • CMF (Custo de Manutenção sobre Faturamento) …
  • CPMV (Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição) …
  • CMUP (Custo de Manutenção sobre Unidade Produzida)

O que é KPIs na manutenção?

Comumente chamados de KPIs, na sigla em inglês para Key Performance Indicators, os indicadores de manutenção propõem modelos que ajudam a prevenir e a lidar com os problemas mais diversos que possam existir dentro de uma organização.

Como aumentar o MTBF?

Como aumentar o MTBF de um rolamento

  1. Seleção adequada do rolamento. …
  2. Lubrificação apropriada. …
  3. Instalação correta. …
  4. Monitoramento e inspeção regular. …
  5. Controle de contaminantes. …
  6. Balanceamento e alinhamento. …
  7. Treinamento e capacitação. …
  8. Uso de tecnologias de monitoramento online.

O que é a medida MTBF?

MTBF é uma sigla que vem do inglês e significa “mean time between failures”. Em bom português, isso significa “tempo médio entre falhas”. A função desse indicador, dessa métrica, é indicar o tempo médio entre as falhas de um equipamento, máquina ou operação, medindo sua confiabilidade.

Como calcular MTBF acumulado?

MTBF = (tempo de atividade esperada – tempo total de paradas) / quantidade de paralisações. Calcule o tempo em que o servidor se manteve operacional: 24 – 3 – 2 – 0,5 = 18,5 h. Com isso, o cálculo do MTBF será: 18,5/3 = 6,16 h.

Qual a importância do MTBF?

A função do MTBF é indicar qual é o tempo médio entre falhas de um equipamento, para definir a frequência ideal de inspeções e manutenções preventivas. Desta forma, com esse indicador, o seu planejamento e controle de manutenção é feito da melhor maneira possível.

Como definir meta MTBF?

Ele é fundamental para calcular o tempo médio, normalmente em horas, entre uma parada e outra de um ativo. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como calcular o MTBF: é muito simples, é o valor total de horas disponíveis para operação, menos o valor de horas em corretiva dividido pelo número de paradas em corretiva.

Quais são os fatores que influenciam a redução do MTBF?

Os fatores que influenciam o MTBF são fatores primariamente humanos. Logo, para que haja uma redução do MTBF deve haver uma quantidade baixa de falhas.

Qual o MTTR ideal?

Qual o MTTR ideal? Não existe um valor universalmente ideal para o MTTR, pois o valor considerado adequado pode variar dependendo de vários fatores, como o tipo de equipamento, a complexidade das falhas, o setor de atuação e as metas da empresa.

Qual a diferença entre MTBF e MTTR?

O MTBF se refere a média de tempo que se passa entre uma falha (parada não programada) e a próxima falha que virá a acontecer. Já o MTTR é a média de tempo que se leva para realizar uma correção após a ocorrência de uma falha. O objetivo principal de qualquer operação é aumentar o MTBF e diminuir o MTTR.

Quanto maior for o MTBF e menor for o MTTR, melhor será o desempenho do equipamento.?

Ao contrário do que ocorre com o MTBF, quanto menor for o MTTR, melhor será para a sua empresa. A explicação é simples: o MTTR calcula o tempo gasto para corrigir os problemas que surgem relacionados ao desempenho dos equipamentos.

O que devemos monitorar para calcular o MTBF?

Para chegar nesse indicador, basta usar a seguinte fórmula:

  1. MTBF = Tempo de operação (horas) ÷ Número de falhas.
  2. Falha – quando um ativo é incapaz de desempenhar sua função requerida.
  3. Tempo de operação (h) – intervalo de tempo durante o qual o ativo ou o componente está executando sua função.

Quais são os 5 principais indicadores de manutenção?

MTBF, MTTR e outros indicadores de manutenção indispensáveis:

  • MTBF: Tempo médio entre falhas;
  • MTTR: Tempo médio para reparo;
  • Disponibilidade;
  • Confiabilidade;
  • Backlog;
  • CMF: Custo de Manutenção sobre Faturamento;
  • CPMV: Custo de manutenção sobre valor de reposição;
  • Distribuição por tipos de manutenção.

Como calcular o MTBF de vários equipamentos?

Por exemplo, se a máquina operar por 800 horas e apresentar 4 falhas durante esse período, num total de 200 horas paradas, o MTBF será (800-200)/4 = 150 horas de tempo médio entre cada uma das falhas.

Quais são os principais benefícios de monitorar constantemente o MTBF ao longo do ciclo de vida de um sistema?

O MTBF, ao mensurar o tempo entre falhas, oferece uma visão clara da confiabilidade dos ativos. Isso permite que gestores identifiquem quais equipamentos têm um desempenho mais consistente. Por outro lado, o MTTR, ao medir o tempo necessário para reparos, destaca a eficiência da equipe de manutenção.

O que significa a sigla MTBF no contexto de indicadores de manutenção?

MTBF significa Mean Time Between Failures, ou tempo médio entre as falhas. Já MTTR é a sigla para Mean Time To Repair, que pode ser traduzido como tempo médio de reparo. De maneira simplificada, é o tempo entre a falha e o momento em que o sistema volta a operar após a manutenção.

Como diminuir o MTTR?

Entre as ações que podem ajudar a reduzir o MTTR, há algumas que podemos citar.

  1. Identificação da falha. Uma boa equipe de manutenção deve agir rapidamente para conseguir identificar as falhas existentes nos equipamentos utilizados. …
  2. Criação de padrões. …
  3. Manuais de manutenção preventiva.

O que é FMEA na manutenção?

A FMEA, ou Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos, é um método que ajuda a identificar falhas, suas origens e as consequências. Quando aplicada corretamente, a técnica ajuda a reduzir a ocorrência de falhas, contribuindo para uma operação mais eficiente e confiável.

O que é OEE na manutenção?

O que é OEE – Overall Equipment Effectiveness

Isso quer dizer, quantos itens com a qualidade desejada o equipamento produziu, em comparação à sua capacidade total.

Como calcular MTBF, MTTR e disponibilidade?

MTBF = (TD – TM) / P

Exemplificando: a máquina tem disponibilidade para operar integralmente por 24 horas. Porém, no decorrer do dia acontecem 3 interrupções: 15 minutos (0,25 horas), 45 minutos (0,75 horas) e 01 hora, totalizando 2,0 horas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem