Qual a classificação da ABNT para os resíduos sólidos?

Os resíduos sólidos são classificados em dois grupos – perigosos e não perigosos, sendo ainda este último grupo subdividido em não inerte e inerte. 0.4.1 Esta Norma estabelece os critérios de classificação e os códigos para a identificação dos resíduos de acordo com suas características.

Qual é a norma que classifica os resíduos sólidos?

Conforme o site da ABNT, a norma NBR 10004 classifica os resíduos sólidos quanto aos seus potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente.

Qual classificação de resíduos foi registrada na ABNT NBR 10.004 de 2004?

A CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SEGUNDO A ABNT NBR 10004/2004. Segundo a norma, os resíduos sólidos são definidos como: Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.

O que a ABNT NBR 10004 2004 normaliza?

Esta Norma classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente. Nota os resíduos radioativos não são objeto desta Norma, pois são de competência exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

O que classifica a ABNT?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi fundada no ano de 1940. Sua função é definir normas e regras técnicas – que afetam o comércio, a indústria e até a prestação de serviços no Brasil -, além de administrá-las.

Classificação de Resíduos Sólidos pela ABNT NBR 10004/2004

Como são classificados os resíduos sólidos pela ABNT?

Os resíduos sólidos são classificados em dois grupos – perigosos e não perigosos, sendo ainda este último grupo subdividido em não inerte e inerte. 0.4.1 Esta Norma estabelece os critérios de classificação e os códigos para a identificação dos resíduos de acordo com suas características.

Como é feita a classificação dos resíduos?

Os resíduos podem ser classificados quanto: à natureza física, a composição química, aos riscos potenciais ao meio ambiente e ainda quanto à origem. A legislação vigente de classificação de resíduos é aplicada, por exemplo, aos resíduos industriais, de saúde, de construção civil e os radioativos.

Como a NBR 10004 classifica os resíduos sólidos?

Os resíduos sólidos são classificados em dois grupos – perigosos e não perigosos, sendo ainda este último grupo subdividido em não inerte e inerte. 0.4.1 Esta Norma estabelece os critérios de classificação e os códigos para a identificação dos resíduos de acordo com suas características.

Como classificar resíduos sólidos segundo a legislação vigente?

Conforme a norma NBR 10.004 os resíduos sólidos são classificados em: resíduos classe I – perigosos resíduos não perigosos classe II A não inertes e classe II B inertes.

Quais são os 4 tipos de resíduos?

Resíduos orgânicos, materiais recicláveis, resíduos especiais e rejeitos: esses são os quatro tipos de resíduos domésticos, aqueles que geramos em casa.

Qual a classificação dos resíduos conforme a Anvisa?

Classificação dos resíduos

-Grupo A (Subgrupos A1, A2, A3, A4 e A5) – Risco biológico. -Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico. -Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico. -Grupo D (Resíduos domésticos) – Não oferece risco.

O que são resíduos sólidos e como são classificados?

Os resíduos sólidos podem ser classificados de acordo com sua natureza em: Resíduos orgânicos: São aqueles compostos por matéria viva, como restos de alimentos, folhas, galhos, etc. Resíduos inorgânicos: São aqueles compostos por matéria não viva, como papel, plástico, metal, vidro, etc.

O que diz a lei de resíduos sólidos?

Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação …

Qual a classificação dos resíduos sólidos de saúde?

Do volume gerado: 80% – podem ser equiparados aos resíduos domiciliares; 15% – patológico e potencialmente infectantes; 1% – perfurocortantes; 3% – químicos e farmacêuticos; 1% – diversos – radioativo, citostático, Hg, baterias.

Quais são os 5 grupos de resíduos sólidos?

Em relação aos riscos, os resíduos sólidos podem ser classificados em: a) Resíduos classe I – Perigosos; b) Resíduos classe II – Não perigosos; – Resíduos classe II A – Não inertes; – Resíduos classe II B – Inertes.

Qual a classificação do resíduo orgânico?

Uma das formas mais simples de classificação de resíduos é quanto à composição química, classificando-os como: ORGÂNICOS: restos de alimentos, de animais mortos, de podas de árvores e matos, entre outros. INORGÂNICOS: vidro, plástico, papel, metal, entulho, entre outros.

Como são classificados os resíduos de acordo com a ABNT?

Classificação dos Resíduos:

a) resíduos classe I – Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.

Qual NR fala sobre resíduos sólidos?

25.1.1 Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece requisitos de segurança e saúde no trabalho para o gerenciamento de resíduos industriais.

O que diz a Conama sobre os resíduos sólidos?

Art. 10. Os resíduos sólidos pertencentes ao grupo “A” não poderão ser dispostos no meio ambiente sem tratamento prévio que assegure: a) a eliminação das características de periculosidade do resíduo; b) a preservação dos recursos naturais; e, c) o atendimento aos padrões de qualidade ambiental e de saúde pública.

Como é feita a classificação desses resíduos?

A ABNT NBR 10.004/04 estabelece a classificação dos resíduos de acordo com as suas características e riscos, dividindo-os em quatro classes: Classe I – perigosos, Classe II A – não inertes e não perigosos, Classe II B – inertes e Classe III – resíduos radioativos.

Quais são os resíduos sólidos classe 1?

Resíduos Perigosos (Classe 1)

Corrosividade – borras e resíduos ácidos; acumuladores elétricos à base de chumbo; resíduos de ácidos carboxílicos; ácido sulfúrico; cromo; chumbo e outros.

O que diz a NBR 12235?

1.1 Esta Norma fixa as condições exigíveis para o armaze- namento de resíduos sólidos perigosos de forma a prote- ger a saúde pública e o meio ambiente.

Como são classificados os resíduos sólidos segundo a NBR 10004?

A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.

Quais são os 4 tipos de resíduos sólidos?

Os 5 tipos de resíduos sólidos

  1. Resíduos Industriais. Os resíduos industriais estão entre os maiores poluidores do meio ambiente. …
  2. Resíduos Hospitalares. …
  3. Resíduos Sólidos Urbanos. …
  4. Resíduos de Construção Civil. …
  5. Resíduos Nucleares.

Qual a norma brasileira que ajuda a classificar os tipos de resíduos sólidos?

Norma de classificação de resíduo industrial

A classificação dos resíduos industriais no Brasil é determinada na NBR 10.004/04 da ABNT, que levam em consideração os riscos potenciais para o meio ambiente e a saúde pública que os resíduos podem causar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

SHOPPING