A grade curricular da Educação Infantil envolve 8 disciplinas. São elas:
- Linguagem oral e Escrita.
- Matemática.
- Natureza e sociedade.
- Musicalização.
- Artes.
- Educação Física/Movimento.
- Teatro.
- Psicomotricidade.
Quais disciplinas se trabalham na Educação Infantil?
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.
Como se chamam as disciplinas na Educação Infantil?
Na Educação Infantil, o equivalente aos componentes curriculares são chamados de Campos de Experiência, onde são definidos os objetivos que nortearam o trabalho do educador viabilizando a aprendizagem nessa faixa etária por meio das experiências e dos direitos de aprendizagem.
Quais os conteúdos da Educação Infantil 4 e 5 anos?
Expressar e comunicar suas características de diferentes maneiras. Participar e conduzir brincadeiras envolvendo cantigas, rimas, lendas, parlendas ou outras situações com movimentos corporais. Criar e imitar movimentos com gestos, expressões faciais e mímicas em brincadeiras, jogos outra e atividades artísticas.
Quais são as 5 áreas do conhecimento da Educação Infantil?
São elas:
- Linguagens e suas tecnologias: arte, educação física, língua inglesa e língua portuguesa;
- Matemática e suas tecnologias: matemática.
- Ciências da natureza e suas tecnologias: biologia, física e química;
- Ciências humanas e sociais aplicadas: história, geografia, filosofia e sociologia.
5 metodologias de ensino mais utilizadas
Quais são os conteúdos da Educação Infantil de acordo com a BNCC?
Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
Quais são os 4 eixos da Educação Infantil?
Quais são os eixos da Educação Infantil?
- Conviver. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
- Brincar. …
- Participar. …
- Explorar. …
- Expressar. …
- Conhecer-se.
Quais são os 7 eixos da Educação Infantil?
Saiba o que são e qual a importância dos eixos da Educação…
- Artes Visuais. Um dos eixos da Educação da Infantil é o trabalho com as Artes Visuais. …
- Música. …
- Movimento. …
- Matemática. …
- Linguagem oral e escrita. …
- Natureza e sociedade.
Quais os temas a serem trabalhados na Educação Infantil?
- O eu, o outro e o nós. …
- Corpo, gestos e movimentos. …
- Traços, sons, cores e formas. …
- Escuta, fala, pensamento e imaginação. …
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
O que ensinar na Educação Infantil de 0 a 3 anos?
Dos 0 aos 3 anos, temos a fase da creche, onde as crianças aprendem funções básicas, como empilhar objetos, desenhar e praticar a fala. Dos 4 aos 5 anos, elas entram na fase da pré-escola, em que se introduzem aprendizados mais complexos, ainda de forma bastante lúdica.
Como colocar disciplina na Educação Infantil?
Disciplina infantil: como ensinar limites ao seu filho
- Colocar limites evitando agressões físicas. …
- Incentivar a comunicação. …
- Combinar os comportamentos. …
- Atentar para a faixa etária da criança. …
- A “retirada de direito” pontual pode ser eficiente (castigo) …
- Colocar a criança para “pensar”
Quais são as disciplinas pedagógicas?
As disciplinas consideradas pedagógicas são: Didática, Metodologia do Ensino, Práticas pedagógicas, Estágio Supervisionado, Organização do trabalho e do Currículo e, juntamente com elas Filosofia, Psicologia e Sociologia.
Qual a estrutura curricular da Educação Infantil?
A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em Campos de Experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
O que são conteúdos na Educação Infantil?
Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).
Qual a ordem do ensino infantil?
Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, com o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).
Quais são as séries da Educação Infantil?
Ensino Infantil: Segmentos
- Creche: Berçário I (3 aos 10 meses); Berçário II (11 meses a 1 ano e 4 meses); Berçário III (1 ano e 5 meses a 2 anos); Maternal I (2 anos a 2 anos e 11 meses); Maternal II (3 anos a 3 anos e 11 meses).
- Pré-escola: Pré I (4 a 4 anos e 11 meses); Pré II (5 a 5 anos e 11 meses).
Quais as disciplinas da Educação Infantil de acordo com a BNCC?
Quais são as habilidades da BNCC para a Educação Infantil?
- Brincadeiras.
- Convivência.
- Participação.
- Exploração.
- Autoconhecimento.
- Expressão.
Quais são as disciplinas trabalhadas na Educação Infantil?
A grade curricular da Educação Infantil envolve 8 disciplinas. São elas:
- Linguagem oral e Escrita.
- Matemática.
- Natureza e sociedade.
- Musicalização.
- Artes.
- Educação Física/Movimento.
- Teatro.
- Psicomotricidade.
Quais são os 4 pilares da educação infantil?
Os 4 pilares da educação são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Quais são os 5 princípios básicos da educação infantil?
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
O que trabalhar na educação infantil de acordo com a BNCC?
O que a criança precisa desenvolver na Educação Infantil de acordo com a BNCC – Síntese de aprendizados
- CAMPO DE EXPERIÊNCIA O EU, O OUTRO E O NÓS.
- CAMPO DE EXPERIÊNCIA CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
- CAMPO DE EXPERIÊNCIA TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.
- CAMPO DE EXPERIÊNCIA ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
O que deve ser trabalhado na Educação Infantil?
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, e natureza e sociedade.
Como é dividida a Educação Infantil?
Para ter objetivos de aprendizagem específicos, a BNCC divide a etapa em três fases de acordo com a faixa etária, veja: Bebês na educação infantil: 0 a 1 ano e 6 meses. Crianças bem pequenas na educação infantil: 1 ano e 6 meses a 3 anos e 11 meses. Crianças pequenas na educação infantil: 4 anos a 5 anos e 11 meses.
Quais são os 5 campos de Experiência da BNCC na Educação Infantil?
5° campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.