Tem problema usar extintor vencido?
Extintor de incêndio
Além do risco de precisar do equipamento e ele não servir, circular com extintor vencido é infração de trânsito grave, com multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH do condutor, e retenção do veículo no local até regularização para ser liberado seguir viagem.
O que fazer quando o extintor vence?
No caso dos extintores de incêndio vencidos que não são reutilizáveis, as empresas credenciadas farão o descarte adequado. Não se deve, de forma alguma, descartar o extintor em lixo comum, pois seus componentes podem prejudicar o meio ambiente.
Qual o prazo para recarregar um extintor?
Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser recarregados a cada 12 meses.
Qual a validade da recarga dos extintores?
Qual a periodicidade de recarga dos extintores de incêndio? A periodicidade de recarga de extintores varia, mas geralmente é a cada 1 a 5 anos, dependendo do tipo e do regulamento local.
EXTINTOR VENCIDO PODE DAR MULTA! RETIRE AGORA DO SEU CARRO!
Qual a regra para recarga de extintores de incêndio?
Se a perda da carga for superior a 10% o extintor deverá ser recarregado. O ensaio hidrostático nos cilindros dos extintores deve ser realizado a cada 5 anos, ou em menor intervalo se o mesmo tiver sofrido impacto sério.
Como funciona o vencimento do extintor?
Os extintores de CO2 devem passar por inspeção técnica a cada 06 meses, a qual avaliará as condições externas do mesmo e sua carga, por meio de pesagem. Se houver perda superior a 10% da carga nominal declarada, a recarga deve ser efetuada.
Como verificar se um extintor está vencido?
Na verdade, é bem simples, mas existem duas datas a serem conferidas. A validade da carga, que fica afixada no cilindro, quando o extintor é novo, ou conferir uma etiqueta de garantia, caso o extintor tenha sido recarregado.
Quando o extintor precisa ser trocado?
Em geral, os extintores de incêndio de água e pó químico são trocados anualmente, já os de gás carbônico (CO2) são trocados a cada 6 meses, considerando que o extintor de incêndio está em perfeito estado físico, ou seja, sem alterações físicas e estruturais que alterem seu funcionamento.
O que a NR 23 fala sobre extintores?
23.17.1 Os extintores deverão ser colocados em locais: a) de fácil visualização; b) de fácil acesso; c) onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso. 23.17.2 Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um círculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas.
Qual o valor da multa por extintor vencido?
Mas é bom ficar atento: se você levar extintor no carro, ele deve estar dentro do prazo de validade e nas especificações determinadas pela legislação —mesmo sendo facultativo. A infração grave, com multa de R$ 195,23, rende cinco pontos na carteira e retenção do automóvel para regularização.
Quantos anos dura um extintor?
A maioria dos extintores de incêndio tem a validade de cinco anos no casco e nos seus componentes (como visor, manômetro e mangueira). Com relação aos extintores para carro, a validade é de cinco anos — nesse caso, não há a necessidade da recarga após seu vencimento, pois os mesmos são descartáveis.
Como renovar extintor vencido?
Segundo o Corpo de Bombeiros, os extintores de incêndio devem ser encaminhados a empresas credenciadas para que seja feito o descarte de forma correta, pois eles podem reutilizá-los ou vendê-los como ferro velho.
O que fazer com extintor velho?
Extintores vencidos ou fora do padrão exigido devem ser deixados em posto de revenda depois de serem trocados. Segundo Corpo de Bombeiros, o produto será encaminhado para empresa credenciada que vai fazer o descarte da maneira correta. “A medida que for trocar o extintor do teu carro, deixe o usado no posto de revendo.
Como saber se o extintor está bom?
O Selo holográfico de Conformidade do Inmetro assegura que o extintor de incêndio foi produzido e que sua manutenção foi realizada empresas credenciadas pelo Inmetro. Nos extintores novos este selo é avermelhado trazendo as informações do fabricante.
Pode usar extintor vencido?
Quando um extintor de incêndio está fora da validade, o agente extintor pode perder suas propriedades de supressão de chamas. Isso significa que, em caso de emergência, o extintor pode falhar em extinguir o fogo, colocando em risco a vida das pessoas e a integridade do patrimônio.
Qual o prazo para recarga de extintores?
Não existe nenhum prazo de validade (tempo de vida útil) predeterminado para extintores de incêndios recarregáveis fabricados segundo as normas brasileiras.
Quem pode fazer recarga de extintores?
Ainda de acordo com a norma ABNT NBR 12962, os procedimentos de manutenção e recarga de extintores devem ser realizados por pessoal treinado, independente do nível de manutenção.
O que acontece quando o extintor vence?
Afinal, se ele está vencido significa que ele não funcionará como deveria. Assim, os danos podem ser irreversíveis.
Qual a diferença do extintor ABC para o CO2?
Para locais com materiais combustíveis variados e risco de incêndios elétricos, o extintor ABC é a escolha mais segura. Já em ambientes com equipamentos eletrônicos sensíveis e sem grande presença de materiais da Classe A, o extintor CO2 pode ser a opção mais adequada.
Qual a validade da recarga do extintor ABC?
Economia e qualidade em um só produto, pois a validade da carga são de cinco anos, o que exclui a necessidade de gastos com manutenções/recargas anualmente, a carga dura por cinco anos, ou seja por muito mais tempo.
Como saber se o extintor está vazio?
Se ouvir um som seco, é o extintor de Pó Químico, caso o barulho seja oco, parecendo que o cilindro está vazio, é o de Água.
Como verificar se o extintor está em boas condições?
Como verificar se o extintor está em boas condições? Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.