O que diz Piaget sobre o lúdico?

Piaget (1978) diz que “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança e colocou o jogo e o brincar como atividades indispensáveis na busca do conhecimento do indivíduo” (Piaget 1896-1980).

O que Piaget fala da ludicidade?

Segundo Piaget (1978) as manifestações lúdicas estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, ou seja, estão relacionados aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se sucede da mesma maneira para todos os indivíduos.

O que defende Piaget sobre os jogos na educação?

Para Piaget o jogo constitui-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade. Quando a criança joga ela assimila o mundo exterior, incorporando os objetos que a cercam ao seu eu e é assim que constrói o conhecimento.

O que Jean Piaget fala sobre o brincar?

Para Piaget, é no brincar que a criança desenvolve o cognitivo. Já Wallon, aborda a importância da afetividade no desenvolvimento da criança.

Quem é o pai da ludicidade?

Vygotsky (1896 – 1934)

DICAS de Ludicidade na Educação Infantil.

O que Vygotsky fala sobre o lúdico?

Vygostky (1979, p. 45) afirma que “a criança aprende muito ao brincar. O que aparentemente ela faz apenas para distrair-se ou gastar energia é na realidade uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social, psicológico”. Tal afirmativa é deveras veraz no âmbito da Educação Infantil.

Quem defende a ludicidade?

Pensadores como Piaget, Wallon, Dewey, Leif, Vygotsky, defendem que o uso do lúdico é essencial para a prática educacional, no sentido da busca do desenvolvimento cognitivo, intelectual e social dos alunos.

Qual teoria Piaget representa?

Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.

Qual a teoria mais importante de Piaget?

Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.

Qual era a visão de Piaget?

Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas investigações nas estruturas cognitivas, Jean Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais …

O que Wallon diz sobre o lúdico?

Para Wallon, os adultos estão equivocados ao pensarem assim sobre a ludicidade. O adulto batizou de brincadeira todos os comportamentos de descoberta da criança. Os adultos brincam com as crianças e é ele inicialmente o brinquedo, o expectador ativo e depois o real parceiro.

Quais os três tipos de jogos segundo Piaget?

J Piaget propõe que os jogos – todos os jogos podem ser estruturados basicamente segundo três formas: exercício, símbolo ou regra. O que caracteriza essas formas e qual é a importância de cada uma delas para a construção do conhecimento na escola?

O que diz Vygotsky e Piaget sobre o lúdico na educação infantil?

Na perspectiva de Jean Piaget e Vygotsky, dois importantes teóricos que afirmaram que a utilização dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil, são as formas mais significativas de aprendizagem. Quando as crianças brincam, elas desenvolvem o pensamento, a motricidade e a socialização.

O que Paulo Freire fala sobre o lúdico?

O educador, diante do lúdico tem o papel de colaborar, orientar no processo-aprendizagem, lançando mão do jogo como recurso didático, associando o lúdico aos objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos, não se esquecendo de que a brincadeira é sempre educativa.

Qual a diferença entre lúdico e ludicidade?

Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia. A ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas está presente com mais frequência na Educação Infantil.

Qual o papel do lúdico no desenvolvimento infantil segundo estudos de Piaget?

Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. Diante de tal pensamento, compreende-se a importante do universo lúdico na infância, pois através dele, a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor.

Qual a frase mais famosa de Jean Piaget?

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.”

Qual a teoria que Piaget defende?

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de “acomodação”.

Quais são as 4 fases de Piaget?

Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.

O que Jean Piaget defendia na educação?

Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.

Qual o foco da teoria de Piaget?

A teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo enfatiza a adaptação como uma característica central e contínua ao longo da vida de um indivíduo. Para Piaget, a adaptação é uma interação ativa entre o organismo (a criança) e seu ambiente, facilitada por estruturas mentais denominadas esquemas.

Qual é a teoria de aprendizagem de Jean Piaget?

Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento. Palavras-chave: aprendizagem, construção do conhecimento, teoria piagetiana.

O que Piaget diz sobre o brincar?

Na perspectiva de Piaget (1978), o jogo é uma condição vital para o desenvolvimento da criança, inicialmente egocêntrico e espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações individuais são fundamentais. Através do jogo a criança assimila e se apropria daquilo que percebe na realidade.

Quais teóricos falam sobre o lúdico?

Para isso foram selecionados alguns livros e artigos que tratam acerca do tema por alguns autores como: Vigotsky; Piaget; Kishimoto; Huizinga; Brougére; Chateau; Friedman, dentre outros.

Quais são os três eixos da ludicidade?

A ludicidade se define pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos: o jogo, o brinquedo e a brincadeira.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem