Como cuidar de uma mulher no puerpério?

A mulher no pós-parto deve redobrar a atenção, tomando banhos diários inclusive lavando os cabelos e trocando o absorvente toda vez que for necessário. O uso de absorventes internos é permitido após a cicatrização da episiotomia (nome dado ao corte feito na região genital para ampliar a passagem do bebê).

Como tratar uma mulher no puerpério?

Puerpério: 5 dicas para ajudar uma mãe nesse momento

  1. 1 – Não force a visita. Para começo de conversa, não force a visitação. …
  2. 2 – Ajude com a alimentação da puérpera. …
  3. 3 – Seja presente, mesmo que virtualmente. …
  4. 4 – Evite dar palpites ou fazer comentários negativos. …
  5. 5 – Se ofereça para lavar e passar roupas ou limpar a casa.

O que a mulher no puerpério não pode fazer?

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.

Qual a pior fase do puerpério?

A tristeza pós-parto é quase fisiológica. Dependendo da estatística, de 50% a 80% das mulheres apresentam certa tristeza, ela também é conhecida como baby blues. Essa tristeza e irritabilidade que têm início em geral no terceiro dia depois do parto e dura uma semana, 10, 15 ou 20 dias, e desaparece espontaneamente.

O que fazer para se sentir melhor no puerpério?

Durante o puerpério deve-se evitar o consumo de produtos nocivos, como álcool e tabaco. É essencial que novas mães tenham o apoio não somente de seu médico, mas também do parceiro e da família. Não hesite em pedir ajuda e divida as tarefas.

6 DICAS e CUIDADOS com o CORPO no seu PÓS-PARTO! | Dra Jannuzzi

Quais são os cuidados que a mãe deve ter no puerpério?

Não fumar ou utilizar drogas ilícitas, principalmente se estiver amamentando, é outro fator de suma importância. A mamãe deve usar roupas confortáveis e aconselha-se o uso de sutiã, adequado, proporcionando maior sustentação das mamas, prevenindo flacidez, além de impedir que o “leite empedre”.

Quais são as três fases do puerpério?

O puerpério pode ser dividido em três fases:

  • Imediato (do 1º ao 10º dia pós-parto);
  • Tardio (do 11º ao 42º dia);
  • Remoto (a partir do 43º dia).

Porque a mulher chora no puerpério?

Esse problema, geralmente, ocorre pela alteração hormonal abrupta que acontece após o parto. Isso porque com o descolamento da placenta dentro do útero, a comunicação hormonal da mulher com o bebê se perde. Assim, o corpo reage a isso. Assim, ela se sente mais sensível, insegura e culpada, pois gostaria de estar bem.

O que uma mulher sente no puerpério?

Com isso, o psicológico é uma das áreas mais afetadas, com sintomas como esgotamento, cansaço, vontade de chorar sem motivo, falta de libido, alterações de humor e muito mais. Os sintomas biológicos também podem ocorrer, como mamas duras, cólicas, sangramento vaginal e barriga inchada.

Como não surtar no puerpério?

7 dicas para manter a saúde mental durante o puerpério

  1. Tenha uma boa rede de apoio. Antes de mais nada, tenha uma boa rede de apoio! …
  2. Compartilhe suas emoções. …
  3. Converse sobre outros assuntos. …
  4. Não deixe de lado o autocuidado. …
  5. Tente racionalizar algumas coisas. …
  6. Mantenha uma alimentação saudável. …
  7. Participe de grupos de mães.

Como ter um puerpério tranquilo?

Confira as nossas dicas com foco em um pós-parto mais tranquilo:

  1. 1 – Tenha momentos de relaxamento. …
  2. 2 – Conte com pessoas na mesma situação. …
  3. 3 – Prepare a geladeira e organize as tarefas da casa. …
  4. 4 – Aceite ajuda. …
  5. 5 – Tenha um momento para si.

O que quebra o resguardo?

E como saber se quebrei o resguardo? Se você teve relações sexuais nos primeiros 40 dias pós-parto, você quebrou o resguardo. A orientação dos ginecologistas é evitar relações sexuais por cerca de 40 dias, independente do tipo de parto.

Como ajudar uma mãe no puerpério?

É preciso alimentar o bebê, se alimentar, trocar fraldas, dar banho, tomar banho, cuidar da posição de dormir, tentar dormir também, verificar se a roupa é adequada à temperatura, lavar roupas, louças, lidar com cólicas, refluxos, vacinas, reações e mil dúvidas.

Quais os sinais de alerta no puerpério?

  • -> Hemorragia pós-parto: avaliar e investigar perdas de sangue súbita e abundante ou aumento persistente dessa perda, desmaios, tonturas, palpitações.
  • -> Infecção puerperal: avaliar e investigar febres, calafrios, dor abdominal, ferida cirúrgica (em caso de cesariana ou episiotomia), cor e odor de leucorreia presente.

O que não fazer no puerpério?

Não pode: Fumar e beber bebidas alcoólicas

Além de atrapalhar a recuperação do corpo da mulher, o cigarro e a bebida têm componentes químicos que não fazem bem ao bebê que está sendo amamentado.

Como lidar bem com o puerpério?

Conversar com outras mães que estão vivenciando o puerpério neste momento pode ser bastante esclarecedor! Abasteça a despensa com todos os alimentos e produtos que mais utiliza no dia a dia, assim será mais tranquilo estar com tudo à mão no preparo das refeições durante a rotina da casa.

Qual a fase mais difícil do puerpério?

Quais são os 5 principais desafios do puerpério?

  • 1 – Depressão pós-parto. Um dos principais desafios do puerpério certamente é a depressão. …
  • 2 – Amamentação. …
  • 3 – Mudanças no corpo. …
  • 4 – Sentimento de isolamento. …
  • 5 – Opiniões e críticas sobre a sua criação.

Como fica o emocional da mulher no puerpério?

Entre as principais crises que podem ser desenvolvidas durante o puerpério emocional estão a ansiedade e a depressão pós-parto. A ansiedade pós-parto se manifesta de diversas maneiras, agindo desde a preocupação excessiva com o bebê até medos mais intensos, como o de sair de casa ou de deixar o bebê com outras pessoas.

O que não se pode fazer no resguardo?

Restrições físicas durante o resguardo

  • Evitar esforço físico excessivo. …
  • Não praticar exercícios intensos ou de impacto, sem a autorização médica. …
  • Evitar longas caminhadas ou atividades que demandem muita energia. …
  • Evitar o consumo de alimentos que possam causar gases ou desconforto intestinal.

Como fica a mente da mulher no puerpério?

“No blues puerperal, após o nascimento do bebê, pode ocorrer falta de ânimo, de energia, de prazer na realização das coisas e na rotina. Pode ocorrer também irritabilidade, aceleração do pensamento e falta de concentração.

O que acontece se a mulher se estressar no puerpério?

A depressão pós-parto gera pensamentos negativos, que podem levar a mulher a machucar o bebê. Se o quadro depressivo se agravar, pode levar a uma psicose pós-parto, que agrava a condição. Por isso, é preciso observar se a mãe tem medo de ficar sozinha com o bebê ou de machucá-lo.

Como aliviar a tristeza pós-parto?

O tratamento da depressão pós-parto é feito individualmente, conforme cada caso, com medicamentos antidepressivos combinados com psicoterapia. O aconselhamento e apoio da família, parceiro(a) e amigos é fundamental, pois ajuda a tratar e a prevenir depressão, depressão pós-parto e depressão durante a gravidez.

Como saber se o puerpério acabou?

Puerpério é o período após o parto em que o sistema reprodutivo da mulher retorna ao seu estado normal. Geralmente dura de seis a oito semanas e termina com a primeira ovulação e o retorno da menstruação. Este momento se inicia logo no primeiro dia após o parto do bebê, sendo necessário alguns cuidados específicos.

Quais os cuidados com a puerpera?

A mulher no pós-parto deve redobrar a atenção, tomando banhos diários, lavando os cabelos e trocando o absorvente toda vez que for necessário. O uso de absorventes internos é permitido após a cicatrização da episiotomia (nome dado ao corte feito na região genital para ampliar a passagem do bebê).

Como acalmar a mãe do corpo?

Até hoje é comum que uma parteira faça um ritual para acalmar a mãe de corpo após ajudar em um nascimento. Ele consiste em massagear a barriga da mulher com óleo de andiroba e colocar a placenta na direção do ventre. Este seria um recado para a mãe de corpo de que o parto foi bem sucedido e que ela pode ficar em paz.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem