Quando falar obrigado e obrigada?

Por ser adjetivo, deve concordar com o elemento ao qual se refere em gênero e número, podendo ser masculino ou feminino, singular ou plural, dependendo da pessoa que se sentir obrigada a retribuir um determinado favor. Assim: O homem ao agradecer deve dizer obrigado. A mulher ao agradecer deve dizer obrigada.

Quando devo dizer obrigado e obrigada?

Usa-se a forma do masculino quando a pessoa que fala é do sexo masculino: Ele disse: – obrigado! Usa-se a forma do feminino quando a pessoa que fala é do sexo feminino: Ela disse: – obrigada!

Qual a forma correta de responder a um agradecimento?

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.

É errado dizer “muito obrigada”?

Ora, sabemos que todos os adjetivos concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. Logo, se o sujeito for masculino, dirá: muito obrigado. Mas se for feminino, há de dizer: muito obrigada”.

Como devo agradecer a um homem?

Segundo a norma padrão da língua portuguesa, a mulher deve agradecer com ‘OBRIGADA’, e o homem, com ‘OBRIGADO’. Traduzindo, a palavra quer dizer “eu me sinto obrigado a retribuir um favor”. Portanto, se aplicarmos essa frase no lugar do ‘OBRIGADO’, perceberemos a necessidade de adaptar a palavra ao gênero.

Obrigado ou obrigada | Aula de Português para concursos, vestibulares, provas, ENEM

Por que a mulher diz obrigada?

A forma “obrigada”, no feminino singular, é usada quando o emissor da mensagem se identifica com o gênero feminino. Assim, ela se coloca “obrigada” a retribuir o favor a alguém.

Porque falamos obrigado para agradecer?

“Obrigado” é o agradecimento básico da língua portuguesa e do povo brasileiro. Etimologicamente, entretanto, “obrigado” é o antiagradecimento. A palavra “agradecer” contém a raiz “gratus”, do latim, que significa ser acolhido ou acolher com favor, de forma agradável –termo que, aliás, tem a mesma origem de agradecer.

Porque não devemos dizer obrigado?

Do ponto de vista da tradição, trata-se simplesmente de um erro, um sinal de desleixo com o idioma. Se obrigado é um adjetivo, exige que se apliquem a ele as flexões cabíveis de número e gênero: obrigada, obrigados, obrigadas.

O que significa obg ❤?

Não importa com quem você está falando, agradecer é sempre importante, concorda? OBG é uma abreviação de “obrigado” e muito utilizada para expressar gratidão na Internet.

Como agradecer de forma elegante?

Exemplos de respostas

  1. “Muito obrigado pelo elogio! Fico feliz que meu trabalho esteja contribuindo para o sucesso da equipe.”
  2. “Agradeço pelo reconhecimento. Esse feedback positivo é muito importante para mim.”
  3. “Obrigado! Foi um verdadeiro esforço de equipe, e estou orgulhoso de fazer parte deste grupo.”

O que significa obrigada?

Segundo a gramática tradicional, a palavra obrigado é um adjetivo que, num contexto de agradecimento, significa que alguém se sente agradecido por alguma coisa, por algum favor que lhe tenha sido feito, sentindo-se obrigado a retribuir esse favor a quem o fez.

Como agradecer de uma forma carinhosa?

  1. Seja genuíno ao dizer obrigado. O passo mais importante para dizer obrigado para alguém é fazendo isso de forma honesta. …
  2. Mostre sua apreciação e carinho no futuro. …
  3. Não exagere. …
  4. Seja específico. …
  5. Mande presentes e lembranças. …
  6. Devolva o favor com outro favor. …
  7. Use suas palavras. …
  8. Por e-mail:

O que significa disponha depois do obrigado?

O que é Disponha: Forma de responder quando alguém nos agradece por algo. Exemplo de uso da palavra Disponha: Eu: – fico feliz em saber da sua vida, te desejo … Disponha é uma forma de se responder quando alguém nos agradece por alguma coisa.

Qual a forma correta de responder um obrigado?

Na fala do brasileiro, estão registradas várias formas: “Por nada!”, “Não há de quê!”, “De nada!”, “Imagina!”, “Não seja por isso!”, “Obrigado você!, “Obrigado eu!” etc.

Como agradecer corretamente?

Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não “agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação”. Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.

Quando usa obrigado e obrigada?

“Obrigado” e “obrigada” são as flexões de gênero do adjetivo usado por uma pessoa para expressar gratidão a alguém. “Obrigado” é usado por pessoas que se identificam com o gênero masculino para expressar gratidão. “Obrigada” é usado por pessoas que se identificam com o gênero feminino para expressar gratidão.

É correto falar “muito obrigada”?

Então, anote isso – não importa se você está agradecendo a um homem ou a uma mulher – diga sempre “obrigado” se você é homem e, se você é mulher, diga sempre “obrigada”. Curiosidade: algumas pessoas não gostam de expressar agradecimento colocando-se “na obrigação” de retribuir, já que se trata de gentilezas.

Qual a diferença entre obrigada e grata?

Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente. É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu.

É correto dizer “muitíssimo obrigada”?

Em muitíssimo obrigada, temos o superlativo absoluto composto do adjectivo obrigada, reforçado com o superlativo absoluto simples do advérbio muito. Do exposto se conclui que é correcto dizermos: obrigadíssima, muito obrigada, muitíssimo obrigada.

Porque se agradece com obrigado?

Ligados por um favor

Quando queremos agradecer a alguém, o mais comum é usarmos a palavra obrigado. Ela vem do verbo obligare, em latim, que significa algo como ligar ou amarrar. Daí, veio a expressão fico-lhe obrigado, que depois foi abreviada para obrigado.

Como se dizia obrigado antigamente?

Entrou no português como uma forma reduzida da expressão “obrigado a Vossa Mercê” – um jeito arcaico de se obrigar a retribuir um dia, como no atual “fico te devendo essa”. Moral da história: em português, ajudar não sai de graça (que é o sentido original de gracias: algo que se dá sem esperar retorno).

O que significa obrigado e de nada?

Significado de “de nada”

É uma forma cortês de se replicar um agradecimento de alguém, podendo ainda ser expresso de outras formas, como: “por nada”, “não há de quê”, “não seja por isso”, “eu que agradeço”, “obrigado você”, “obrigado eu”, “às ordens”, “imagina”, entre outras expressões populares.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem