Qual é o verdadeiro significado da festa junina?
A festa junina surgiu a partir de festividades pagãs realizadas por povos europeus durante a Idade Média. Elas celebravam a fertilidade da terra e as boas colheitas e aconteciam durante o solstício de verão, momento de passagem entre primavera e verão, que acontece em junho no hemisfério norte.
Qual o significado da festa junina no mundo espiritual?
Ver nas festas juninas uma via espiritual, ou seja, um caminho para se chegar a Cristo, é considerar, em primeiro lugar, esses elementos originais de tais festividades e compreendê-los à luz de Cristo: aqueles que se encontram com o Senhor, tornam-se pessoas cheias de vida, luz e calor que exorcizam para longe de si o …
O que significa a festa junina para os evangélicos?
Existe algo espiritual na festa, é a consagração dos santos. É preciso fugir da experiência do mal”, afirmou. Ele sugere que, em círculos evangélicos, as tradicionais festas sejam adaptadas e passem a dar ênfase exclusivamente a Jesus Cristo.
O que significa festa junina na Bíblia?
Em conclusão, a festa junina é uma celebração cultural que mescla elementos religiosos e pagãos, proporcionando uma oportunidade para as pessoas se reunirem e celebrarem a vida e a fertilidade da terra.
É PECADO IR EM FESTA JUNINA? – (Alerta para os Pais)
O que é festa junina para Deus?
A festa Junina não é somente uma festa cultural, mas também religiosa, onde tudo que é feito para aquela festa é dedicado aos santos festejados, que são Santo Antônio, celebrado no dia 13, São João, no dia 24 e São Pedro, no dia 29.
Qual o significado de festa junina para os crentes?
A realização da festa junina não é um consenso entre os fiéis de igrejas evangélicas. Além do catolicismo, a celebração da festa junina traz elementos de festa pagã, como os cultos solares — que aconteciam na Antiguidade nos dias de solstício de verão no hemisfério Norte — e sincretismos religiosos.
O que significa a fogueira de São João para os evangélicos?
Fogueira de São João
Além de João Batista ser associado com a imagem do cordeiro —pelo fato de anunciar a vinda do Cordeiro de Deus, isto é, Jesus—, o santo tem ligação com a fogueira. “A fogueira é acesa no dia 23 para o dia 24 como o sinal da luz. João Batista é o homem que pregará a luz do homem.
Quais religiões não comemoram a festa junina?
Islamismo: Muçulmanos não participam dessas festas, pois não fazem parte das tradições islâmicas. Judaísmo: Judeus também não celebram as festas juninas, pois essas festividades não fazem parte de suas tradições religiosas.
Porque crente não pode participar de festa junina?
Em tese, os evangélicos são contra festas juninas porque a cerimônia homenageia santos católicos (São João, Santo Antônio e São Pedro), que não são cultuados por famílias evangélicas. Alguns adaptam o festejo com outros nomes como “festa da colheita” e “festa da tradição” para atribuir outro significado.
Porque a festa junina é idolatria?
A festa junina é uma festa que celebra a idolatria: idolatria, no grego significa: “adoração de ídolos”. Esta adoração pode se referir a tudo aquilo que porventura ocupe o lugar de Deus no coração do homem. Deus abomina qualquer tipo de idolatria (Sl. 115.4-7; 1 Co.
O que há por trás das festas juninas?
Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio. Apesar do sentido religioso, as Festas Juninas também são um momento de lazer, reunindo amigos e familiares em um ambiente alegre.
Porque devemos comemorar a festa junina?
Essa festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período de colonização, sendo realizada em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Acredita-se que surgiu para cristianizar celebrações pagãs do solstício de verão.
Qual o significado das bandeirinhas na festa junina?
Essas bandeirinhas coloridas enfeitam e embelezam os espaços em que acontece a festa. As bandeirinhas coloridas (ou bandeirolas) referem-se aos santos homenageados na Festa Junina. Esse item decorativo tem relação com três santos que são homenageados durante a Festa Junina: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Qual é o principal símbolo da festa junina?
A fogueira é um dos símbolos mais tradicionais da Festa Junina, fortemente ligada a São João. Na tradição católica, a fogueira remonta ao nascimento de João Batista, sendo acesa por Isabel, sua mãe, a fim de comunicar o nascimento de seu filho.
Qual a origem da festa junina segundo a Bíblia?
O dia de São João é comemorado em 24 de junho para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo e faz parte do calendário da Igreja Católica. No mês de junho também é comemorado o Dia de Santo Antônio – Santo Casamenteiro – no dia 13, e o Dia de São Pedro, dia 29.
Onde está escrito na Bíblia sobre a fogueira de São João?
O historiador relembra que a tradição de acender a fogueira, muito popularizada entre os cristãos como sinal do aviso do nascimento de São João, não está registrada na Bíblia.
Qual a verdadeira origem da festa junina?
Eram rituais de fartura e abundância em todos os sentidos, no âmbito alimentar e na relação entre as famílias: casamentos, batizados e compadrio.” “No hemisfério norte o solstício de verão era o auge do período ritual e do trabalho agrícola coroado pela colheita”, acrescenta a socióloga.
O que significa festa junina para os cristãos?
História. O Dia de São João, dia da festa de São João Batista, foi instituído pela Igreja Cristã indivisa no século IV d.C., em homenagem ao nascimento de São João Batista, que o Evangelho de Lucas registra como sendo seis meses antes de Jesus.
Qual é a religião da festa junina?
Na festa junina contemporânea, estão presentes algumas das figuras mais populares do catolicismo — e isso acabou impregnado de tal forma na celebração que a religiosidade se misturou ao folclore e às tradições populares, transcendendo os ritos normatizados pela Igreja Católica.
Qual o verdadeiro significado da festa de São João?
Segundo a Igreja Católica, São João é na verdade João Batista. O personagem bíblico é considerado pela crença o precursor de Jesus e o último dos profetas. João Batista anunciou a chegada de Jesus Cristo e o batizou nas águas do Rio Jordão. Sua mãe, Santa Isabel, e Maria Mãe de Jesus seriam primas.
Qual a explicação para o termo festa junina?
Existem duas explicações para a origem do termo “festa junina”. A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
O que é festa pagã segundo a Bíblia?
Desde a época do Império Romano, havia uma tradição pagã de festejar intensamente durante um período no fim de dezembro. Era basicamente um festival de colheita, quando se trocavam presentes, os lares eram decorados e havia muita comida. Beber muito também era parte do espírito da festa.
O que a Bíblia diz sobre festas mundanas?
Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro.