Qual é o modo verbal de vem?

A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Veja o exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde.” Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural.

Qual é o sujeito do verbo vem?

“Vem” é a conjugação na terceira pessoa do singular do verbo vir, ou seja, é usada para “ele” ou “ela”, um sujeito no singular.

Quais são os 4 modos verbais?

Os modos verbais estão relacionados ao estudo dos verbos, classe de palavras variável que admite flexão de número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda e terceira), tempo (presente, pretérito e futuro), voz (ativa, passiva e reflexiva) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo).

Qual o tempo verbal de vem?

As formas verbais “vem” e “vêm” são conjugadas na 3ª pessoa no presente do indicativo.

Seria vem do verbo?

E) Seria. Resolução: Alternativa A. A conjugação do verbo “ser” na 3ª pessoa do singular no futuro do subjuntivo é “(ele/ela) for”.

Modos Verbais

Qual a classe gramatical de veio?

verbo transitivo

2. Chegar e permanecer num lugar (ex.: ele veio para o Rio de Janeiro quando ainda era criança).

Qual é o verbo da palavra vem?

A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Veja o exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde.”

Qual é a transitividade do verbo vem?

O verbo “vir” pode tanto ser transitivo quanto intransitivo. Ele é sinônimo de “chegar a”, “regressar”, “ter origem”, “acompanhar”, “nascer” e até “mostrar-se”.

Tem vem de qual verbo?

Tem e vem, sem acento, são as 3.ªs pessoas do singular do presente do indicativo dos verbos ter e vir. Com acento circunflexo escrevem-se as do plural (eles, elas) têm, vêm.

Vão vem de qual verbo?

Verbo ir – Verbo irregular da 3ª conjugação.

Quais são os modos verbais?

Dessa forma, temos três modos: o modo indicativo, o subjuntivo e o modo imperativo. Sim, parece ser fácil, mas somente sabermos classificá-los não é o bastante, pois temos também de compreender por que são assim chamados.

Faz vem de qual verbo?

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”.

Quando tu vir ou vier?

Observe que, quando se trata do verbo vir, deve-se dizer “quando você vier”. “Dia destes, quando você vier à nossa cidade, ficará impressionado com as mudanças geradas pelo novo projeto de urbanização.”

É vi ou vir?

O verbo vir, também precedido por “se” ou “quando”, é caracterizado pelo acréscimo da vogal “e”: quando eu vier, quando tu vieres, quando ele/ela vier, quando nós viermos, quando vós vierdes, quando eles/elas vierem. Observação: os derivados de ver e vir seguem o mesmo modelo: rever, antever, intervir, convir, etc.

Está por vir é correto?

Aguardando o PORVIR (substantivo, sinônimo de futuro). O melhor está POR VIR (preposição POR + verbo VIR). O melhor está porvir.

Qual o verbo mais difícil de conjugar?

Alguns verbos são difíceis de conjugar, pois apresentam certas irregularidades e particularidades nesse processo. Entre eles se destacam os verbos “gerir”, “frigir” “prover” e “requerer”, os quais analisaremos nesta videoaula.

Quais são os 4 tipos de verbos?

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. – Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. – Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.

Quantos verbos existem?

A língua portuguesa é riquíssima em vocábulos e existem, aproximadamente, cerca de onze mil verbos, divididos em três subgrupos chamados de conjugações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem