Onde colocar a vírgula no mas?

Uso da vírgula antes da conjunção adversativa “mas ► O uso da vírgula antes do “mas” será obrigatório quando essa conjunção ligar orações em um mesmo período. Nesse caso, o “mas” marcará uma oração coordenada adversativa, indicando relação de oposição entre as unidades ligadas.

Onde vai a vírgula no mas?

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como “mas” e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: “O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir.”

Pode vírgula após o mas?

Em geral, não devemos utilizar vírgula após o “mas”. Há, contudo, um exceção. Quando houver houver uma frase intercalada logo depois de “mas”, a vírgula é aplicada após a conjunção adversativa, pois intercalações devem ser colocadas entre vírgulas.

Quando o mas fica entre vírgulas?

A vírgula é obrigatória quando a conjunção “mas” marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como “porém” , “todavia” e “entretanto”. Exemplos: Faz frio, mas não nevou.

Onde colocar vírgula?

Usos da vírgula

  1. Para separar elementos que podem ser listados.
  2. Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
  3. Para separar explicações que estão no meio da frase. …
  4. Para separar orações independentes.

VÍRGULA: “MAS”, “PORÉM”

Quando não usar vírgula exemplo?

Quando NÃO usar a vírgula:

1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Quando devemos usar vírgula?

Quando usar a vírgula

  • 4 – Separar expressões explicativas. …
  • 5 – Separar conjunções. …
  • 6 – Isolar o vocativo. …
  • 7 – Isolar o aposto. …
  • 8 – Isolar datas. …
  • 9 – Marcar zeugma. …
  • 10 – Separar as orações subordinadas adverbiais. …
  • 11 – Separar as orações subordinadas adverbiais deslocadas.

É correto começar uma frase com mas?

Pode-se até dizer que essa conjunção fica elegante, talvez requintada, quando aparece no meio da oração (p. ex., “Ceder, porém, é preciso”), mas não que essa deva ser a regra. Quanto à segunda questão, de fato não convém iniciar parágrafo com porém, mas e senão, que são as adversativas por excelência.

Pode usar vírgula antes do mais?

A vírgula antes da conjunção mas é obrigatória quando esta possui valor adversativo, isto é, de oposição. Veja os exemplos: Estudou muito, mas não passou.

Quando usar antes de mas?

► O uso da vírgula antes do “mas” será obrigatório quando essa conjunção ligar orações em um mesmo período. Nesse caso, o “mas” marcará uma oração coordenada adversativa, indicando relação de oposição entre as unidades ligadas. Veja os exemplos: Ele estudou muito, mas foi mal na prova de matemática.

Como tem vírgula antes ou depois?

No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos. Quanto à sequência introduzida por como, esta conjunção introduz a enumeração de várias espécies (que constituem sucessões) entre as quais se deve empregar a vírgula (cf.

Quando usar a vírgula depois do e?

2) A vírgula também pode aparecer antes do “e” em situações como estas, em que a conjunção se repete: E ele canta, e dança, e toca. 3) Vírgula depois do “e”: deve ser usada se houver intercalação entre o “e” e o elemento ligado por ele.

Tem vírgula depois de ontem?

Isso é representado pelo uso da vírgula, que insere uma pausa: Ontem, João comprou um carro para a esposa. João, ontem, comprou um carro para a esposa. João comprou um carro, ontem, para a esposa.

Quando usar vírgula depois do porém?

“O encontro foi um desastre. Nada se pode concluir do ocorrido, porém.” Em começo de frase, porém não deve ser seguido de vírgula, pois é uma conjunção, ou seja, liga uma oração a outra. Quando está deslocado na frase, porém deve aparecer entre vírgulas, pois neste caso há uma intercalação.

Como saber se a vírgula está no lugar certo?

Coloque a vírgula no lugar certo

  1. Para separar elementos que exercem a mesma função sintática: Mateus, Marcos, Lucas e João eram apóstolos de Cristo.
  2. Marcar inversões na ordem direta: Quando saímos, começou a chover.
  3. Isolar o vocativo: Menino, por favor, chame sua mãe!

Tem vírgula depois do amanhã?

A palavra “amanhã” é um adjunto adverbial de tempo na frase, por exemplo. A posição padrão do adjunto adverbial é ao final da frase. Nesses casos, o uso da vírgula é facultativo.

Tem vírgula antes de o qual?

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.

Como saber se tem vírgula ou não?

8 dicas para usar vírgula e não errar mais

  1. 1 – Para criar pausas no texto. …
  2. 2 – Para separar duas frases. …
  3. 3 – Para destacar modo, lugar ou tempo. …
  4. 5 – Para explicar algo no meio de uma oração. …
  5. 6 – Para adicionar um vocativo. …
  6. 7 – Para evitar redundância na frase. …
  7. 8 – Para dar consequência à ação da frase.

Como não errar o uso da vírgula?

Como usar a Vírgula com 4 regras simples

  1. Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: …
  2. Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. …
  3. Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. …
  4. Use a vírgula para separar orações independentes.

Quais são as regras da vírgula?

Quando surgir aquela dúvida sobre usar ou não vírgula, lembre dessas seis dicas listadas abaixo.

  • Enumerações.
  • Isolar o vocativo da oração.
  • Isolar o aposto da oração.
  • Separar orações independentes.
  • Separar conjunções conclusivas e adversativas.
  • Omissão de palavras.
  • Casos em que a vírgula é facultativa.

Quando não usar vírgula?

Ela representa uma pequena pausa na fala. Também ajuda a deixar o texto mais bem organizado, separando informações. A vírgula não pode ser usada para separar sujeito e verbo ou verbo e complemento.

Quando a vírgula é obrigatória?

A vírgula antes da conjunção e só deve ser usada se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode deixar a leitura ambígua.

Quando a vírgula é opcional?

A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem