O que os autores falam sobre o brincar?
Aprendizagem através do brincar/ jogar
São vários os autores que defendem que as crianças quando brincam, representam o mundo à sua volta, imitam situações do dia-a- dia, reinventam momentos que tenham vivenciado e ainda constroem situações através da sua imaginação.
O que dizem os teóricos do desenvolvimento sobre o brincar?
Conceito da Atividade de Brincar
Inicialmente, ela não tem objetivo educativo ou de aprendizagem pré-definido. A maioria dos autores afirma que ela é desenvolvida pela criança para seu prazer e recreação, mas também permite a ela interagir com pais, adultos e coetâneos, bem como explorar o meio ambiente.
O que Vygotsky fala sobre o brincar?
Para Vygotsky (1991) a brincadeira nasce da necessidade de um desejo frustrado pela realidade. Elkonin (1998) amplia essa sentença quando afirma que os objetos, ao terem seus significados substituídos, transformam-se em signos para a criança.
O que Piaget diz sobre o brincar?
Na perspectiva de Piaget (1978), o jogo é uma condição vital para o desenvolvimento da criança, inicialmente egocêntrico e espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações individuais são fundamentais. Através do jogo a criança assimila e se apropria daquilo que percebe na realidade.
Vygotsky e a importância do brincar
O que Maria Montessori fala sobre o brincar?
Brincar é o trabalho da criança. A frase é de Maria Montessori e continua tão verdadeira hoje quanto era quando ela escreveu. O objetivo da criança é a construção de si mesma. A brincadeira livre, em que as crianças escolhem o que fazer, quando fazer e onde, é um dos principais aspectos de suas vidas.
O que diz Wallon sobre o brincar?
Segundo Henry Wallon (2007), toda atividade da criança é lúdica, desde que não seja imposta. Para ele, é imprescindível que a criança tenha oportunidade de brincar, porque é através do corpo que ela estabelece a primeira comunicação com o meio.
O que diz Paulo Freire sobre o brincar?
Paulo Freire (1921-1997) foi alfabetizado pelos pais em casa. Em uma relação de aprender a ler o mundo e as palavras ao mesmo tempo, o nome dos pássaros e das árvores do quintal ditavam o conteúdo das aulas.
O que diz Kishimoto sobre o brincar?
de Kishimoto
A brincadeira deve ser uma atividade essencial e integrada em uma proposta de ensino, que incorpora o lúdico como eixo do trabalho infantil.
Qual é a essência do brincar segundo a visão de Benjamin?
Segundo o autor, “a essência do brincar não é um ‘fazer como se’, mas um ‘fazer sempre de novo’. Transformação da experiência mais comovente, em hábito”. (Benjamin, 1984, p. 75).
Como Kishimoto avalia o brincar?
Para Kishimoto (2005), o brincar tem mais que um significado e possui diversas formas de reprodução, sejam eles através do simbolismo, que vai representar a realidade e as atitudes. Significação que é onde a criança expressa suas experiências vividas cotidianamente.
Como se define o brincar?
O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.
Porque brincar é importante?
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.
O que a BNCC diz sobre o brincar?
A proposta da BNCC da Educação Infantil trata o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que pautam os Campos de Experiências.
O que os pensadores falam sobre o brincar na educação infantil?
O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade.
Quem defendia o brincar na educação infantil?
No Brasil, o educador Paulo Freire (1921-1997) defendia que o brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.
O que diz Piaget sobre brincar?
Segundo Piaget (1975), a prática lúdica valoriza o desenvolvimento infantil, pois as atividades lúdicas proporcionam a imaginário, a aquisição de regras e a apropriação do conhecimento.
O que Vygotsky fala sobre jogos?
Vygotsky fala que o maior autocontrole de que é capaz uma criança se produz no jogo, ao renunciar a uma atração imediata, por exem- plo: comer a um caramelo que as regras proí- bem, porque representa algo não comestível em determinado jogo. O autor associa esta renún- cia como forma de alcançar o máximo de pra- zer.
O que Piaget fala sobre brinquedoteca?
No caso de Piaget, conforme afirma CORDAZZO (2003), o autor tem enfoque no aspecto cognitivo da brincadeira, ao considerá-la como uma função biológica para o desenvolvimento cognitivo, especificamente da inteligência e também como um meio de socialização da criança.
O que Paulo Freire diz sobre ludicidade?
O educador, diante do lúdico tem o papel de colaborar, orientar no processo-aprendizagem, lançando mão do jogo como recurso didático, associando o lúdico aos objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos, não se esquecendo de que a brincadeira é sempre educativa.
O que Paulo Freire quis?
Freire acreditava que, por trabalhar com a alfabetização de adultos pobres, esses conceitos auxiliariam no objetivo de tornar a educação libertadora e que, dessa forma, despertaria a consciência dos alunos para as relações de opressão nos ambientes de trabalho e para as injustiças sociais existentes na sociedade.
Qual a teoria de Paulo Freire?
Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.
O que acreditava Piaget sobre a brincadeira?
Piaget via a brincadeira como uma forma de assimilação quase pura do real ao eu, não tendo nenhuma finalidade adaptativa. A criança pequena sente constantemente necessidade de adaptar-se ao mundo social dos adultos, cujos interesses e regras ainda lhe são estranhas.
O que Piaget fala sobre jogos?
Para Piaget, o jogo é um estimulador da formação do pensamento e conhecimento, então é através dele que a criança aprende e se desenvolve integralmente.
Qual é a teoria de Wallon e Piaget?
O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.