O que é intertextualidade em toda matéria?

Intertextualidade é o fenômeno de referenciar conteúdos e formas de textos, para produzir um novo texto, contribuindo no sentido, para ampliá-lo ou modificá-lo. A intertextualidade é a presença textual de elementos semânticos e/ou formais que se referem a outros textos produzidos anteriormente.

O que é intertextualidade?

Intertextualidade: a relação “entre textos”, o diálogo entre textos. Toma-se, aqui, texto num sentido amplo do termo: um poema, um romance, uma notícia de jornal, os quadrinhos são textos. Mas também o são uma propaganda, um filme, um quadro, uma música.

Como identificar a intertextualidade em um texto?

Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.

O que é intertexto exemplo?

A intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada pela referência de um pelo outro de maneira implícita ou explícita. Há oito tipos distintos de intertextualidade. São eles: alusão/referência, bricolagem, citação, epígrafe, paráfrase, paródia, pastiche e tradução.

Quais são os 4 tipos de texto?

São divididos em cinco tipos: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo. Tipos textuais e gêneros textuais não são sinônimos, mas estão intimamente relacionados.

O QUE É INTERTEXTUALIDADE ?

Como estudar intertextualidade?

estude as características gerais de cada tipo de intertextualidade; experimente escrever textos utilizando esse recurso de diversas formas; faça exercícios de Literatura e simulados de vestibular; cadastre-se em sites com conteúdos de Língua Portuguesa, como o Trilha do Enem, e veja as dicas sobre redação.

Como a intertextualidade aparece no texto?

Intertextualidade explícita

Ocorre quando o texto faz uma referência direta e clara a outra obra. É facilmente identificável pelo leitor, pois geralmente inclui citações ou menções explícitas ao texto-fonte. Podem ser encontradas em resenhas ou trabalhos acadêmicos que discutem e analisam textos específicos.

O que é alusão na intertextualidade?

Alusão é quando um texto faz referência a uma determinada obra, personagem ou situação que já foram retratadas em outros textos.

Em qual parte do texto ocorre intertextualidade?

Ela, comumente, vem alocada no início da página, no canto direito e em itálico. Apesar de ser um trecho “solto”, a epígrafe sempre tem uma relação com o conteúdo do novo texto.

Como trabalhar intertextualidade em sala de aula?

Explique aos alunos que os textos apresentados dialogam com textos que já existiam antes deles. Apresente cada texto e solicite às equipes, uma por vez, que identifiquem o texto que serviu de base a ele. Se a equipe acertar, marca um ponto; caso não acerte, proponha a mesma tarefa à outra equipe.

Quais são os 3 tipos de intertextualidade?

Os 8 tipos de intertextualidade

  • Alusão/Referência. Na alusão, também chamada de referência, é feita uma sugestão ou insinuação acerca de um lugar, personagem ou acontecimento, por exemplo. …
  • Bricolagem. Bricolagem é uma técnica de intertextualidade. …
  • Citação. …
  • Epígrafe. …
  • Paráfrase. …
  • Paródia. …
  • Pastiche. …
  • Tradução.

Como a intertextualidade pode ocorrer?

Dessa forma, podemos dizer que a intertextualidade acontece quando os textos conversam entre si, estabelecendo assim uma relação dialógica, representada em citações, paródias ou paráfrases.

O que é paráfrase na intertextualidade?

A paráfrase é a ratificação de um texto que já existe. Nessa intertextualidade, existe a repetição do assunto ou um pedaço dele. Em outras palavras, a ideia inicial é preservada. Dessa forma, podemos afirmar que parafrasear um texto é a mesma coisa que refazê-lo com palavras distintas, conservando sua essência.

Qual é o objetivo da intertextualidade?

Assim, a intertextualidade explícita se trata de estabelecer uma relação entre dois textos diferentes, seja citando, seja fazendo alusões a ele. A partir daí, várias leituras podem ser feitas para trás e para frente, já que as conexões entre os textos permitem entendê-los melhor.

O que é textualidade?

Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros.

O que é paródia intertextualidade?

Paródia: forma de intertextualidade que faz a imitação de um texto, com o intuito de ironizá-lo. Ela pode também imitar o estilo e as ideias de um autor, mas de forma exagerada, ou seja, caricata. Paráfrase: forma de intertextualidade que mantém as ideias do texto parafraseado, de forma que não há ironia nem exagero.

O que é paráfrase e um exemplo?

Uma paráfrase, normalmente, explica ou esclarece o texto que está sendo parafraseado. Por exemplo, “o sinal estava vermelho” pode ser parafraseado como “o trem não podia passar porque o sinal estava vermelho”.

Quais filmes têm intertextualidade?

Intertextualidade

  • Shakespeare Apaixonado. 3.5 651 Assista Agora.
  • Terras Perdidas. 3.4 23.
  • Ela é o Cara. 3.1 942 Assista Agora.
  • Jogo de Intrigas. 3.2 50 Assista Agora.
  • Shrek. 4.0 1,1K Assista Agora.
  • Ela é Demais. 3.1 598 Assista Agora.
  • O Rei Leão. 4.5 2,7K Assista Agora.
  • As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o …

O que é interdiscursividade exemplos?

O diálogo entre os quadros entra em uma rede interdiscursiva, pautada pelo trabalho com o já dito, já representado. Como exemplo, pode-se citar a Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, obra que suscitou inúmeras reproduções, paráfrases, paródias, gerando uma multiplicidade de efeitos de sentido.

Quais são os 7 gêneros textuais?

Tipos de texto que podem ser explorados

  1. Injuntivo. O texto injuntivo, ou instrucional, tem um simples objetivo: guiar o leitor e coordená-lo para fazer alguma coisa. …
  2. Descritivo. …
  3. Expositivo. …
  4. Científico. …
  5. Publicitário. …
  6. Dissertativo. …
  7. Narrativo.

Como identificar o gênero do texto?

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.

O que é dissertativo?

Um texto dissertativo tem como finalidade expor uma informação ou argumentar em defesa de uma determinada tese com um interlocutor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem