Como abrir uma reclamação de um posto de saúde?
Fale com a Ouvidoria
- Para registrar solicitações, elogios, sugestões, informações, reclamações e denúncias sobre os Serviços de Saúde da cidade de São Paulo você tem os seguintes canais:
- Central SP 156 – Opção “5” e depois Opção “1” (ligação gratuita – 24h) ou 0800 0110156 se estiver fora do município de São Paulo.
Como denunciar mau atendimento?
Pelo número 136, o cidadão tem acesso gratuito à Ouvidoria do SUS. São oferecidas diversas opções, tais como: fazer solicitações, sugestões, reclamações ou elogios, solicitar informações sobre saúde, doenças, medicamentos ou sobre campanhas do Ministério da Saúde.
O que fazer quando o posto de saúde nega atendimento?
Para maiores informações, entre em contato com o Disque Saúde – 136. – O acompanhamento também pode ser realizado por meio do Disque Saúde – 136 ou presencialmente, com o número de protocolo da manifestação. Este é um serviço do(a) Ministério da Saúde .
Quando um usuário do SUS é mal atendido por descaso ou irresponsabilidade de profissionais, a quem ele pode recorrer?
Se você foi mal atendido, é um direito seu denunciar! Você pode ligar tanto para a ouvidoria do SUS, discando 136, como para o disque denúncia, discando 100. Relate o que aconteceu nessas ligações e elas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis.
Saiba como denunciar mau atendimento público
Qual a lei que protege o paciente do SUS?
Todos têm direito às ações e serviços necessários para a promoção, a proteção e a recuperação de sua saúde, incluindo a realização de consulta médica e exames nas unidades do SUS (artigos 196 e 198, II, da Constituição Federal, artigos 5º., III e 7º., II, da Lei 8.080/90).
Em quais situações o cidadão pode procurar a ouvidoria do SUS?
O cidadão poderá procurar a Ouvidoria do SUS para:
- Solicitar assistência;
- Reclamar sobre uma insatisfação;
- Denunciar uma irregularidade;
- Pedir alguma informação e não se sentir contemplado com a resposta fornecida pelo atendente (no momento do atendimento);
- Registrar elogios e/ou sugestões relacionados à saúde.
Quais são meus direitos no posto de saúde?
O cidadão tem o direito de receber informações claras sobre o próprio estado de saúde. Da mesma forma, seus familiares também têm o direito de receber informações sobre seu estado. Além disso, os pacientes têm direito a anestesia e remédios para aliviar a dor, quando necessário.
É crime negar atendimento?
O artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor, determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, recusar atendimento às demandas dos consumidores.
Quais os direitos dos pacientes nos serviços que a UBS presta?
O paciente tem direito a manter sua privacidade para satisfazer suas necessidades fisiológicas. Tem direito a alimentação adequada e higiênica, tanto no leito como no ambiente onde estiver internado ou aguardando atendimento. O paciente tem direito a acompanhante, se desejar, nas consultas e nas internações.
Onde reclamar de um atendimento?
O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.
Para que serve 156?
Central de atendimento 156
Atendimento telefônico 24h para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à cidade de São Paulo. Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156.
Como fazer uma boa denúncia?
É preciso indicar o local dos fatos, o nome e o cargo das pessoas envolvidas, quando for de seu conhecimento, e descrever com o maior número de detalhes os fatos que estão sendo denunciados. É importante também qualificar as vítimas, com nome, idade e endereço, assim como as testemunhas, caso existam.
Onde reclamar de uma UBS?
O cidadão pode procurar o Disque Saúde 136 nas seguintes situações: Denúncia: quando se quer indicar irregularidade ou indício de irregularidade na administração ou no atendimento por entidade pública ou privada de Saúde.
Para que serve a Ouvidoria do SUS?
Nas ouvidorias do SUS, a manifestação do cidadão pode se apresentar pela busca de informações e orientações em saúde e também por meio de sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou denúncias.
Qual o WhatsApp do disque saúde?
Ligue agora e tenha acesso a um atendimento de excelência para o bem-estar dos pequenos! ❤️ 📲(31) 97567-9451( Eldorado) 📲(31) 3356-1479 (Nova Contagem) #disquesaude #saude #bemestar #pediatra #cuidado #eldorado #novacontagem #contagemmg.
Quais são os 5 direitos do paciente?
Os direitos do paciente
- Abandono. …
- Acompanhante. …
- Alta. …
- Anestesia. …
- Atendimento digno. …
- Autonomia. …
- Criança. …
- Exames.
Pode processar por mal atendimento?
Processar por mau atendimento é uma medida que pode ser adotada quando o atendimento inadequado causa danos morais ou materiais ao consumidor. Veja como proceder: Reúna provas: Antes de entrar com uma ação judicial, é importante coletar todas as provas possíveis.
Pode negar atendimento na UBS?
O paciente ou seu representante legal tem o direito a consentir ou recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticas a serem realizados, salvo em caso de iminente perigo de vida (art.
Como processar um posto de saúde?
O ajuizamento da Ação Judicial pode ser realizado pela Defensoria Pública ou por um advogado de sua confiança, entretanto, tal medida deve ser manejada quando não se obtiver o atendimento em nenhum dos serviços de saúde disponibilizados pelo Estado.
Qual é a lei que protege o paciente?
Art. 196 da Constituição Federal: a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Pode processar o SUS?
EM QUE SITUAÇÕES É POSSÍVEL PROCESSAR O SUS? O consumidor pode ingressar com uma ação judicial contra o SUS sempre que seus direitos forem violados, como no caso de demora no atendimento e negativa de disponibilização de serviços médicos.
O que a Ouvidoria resolve?
Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.
O que posso reclamar na Ouvidoria?
1) Quem pode falar com a Ouvidoria? Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, domiciliada ou não no país, pode formular reclamações, denúncias, críticas, sugestões, solicitações de providência, pedido de informação e elogios.
O que a Ouvidoria não faz?
O que a Ouvidoria não Faz? A ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comissão de ética.