Sou obrigada a usar meu WhatsApp pessoal para a empresa?
E aí, posso usar meu celular para trabalhar na empresa? De acordo com a legislação brasileira, o trabalhador não é obrigado a usar seu celular pessoal para trabalhar.
Sou obrigado a usar meu celular para trabalho na empresa?
A empresa tem a obrigação de fornecer aos seus empregados todos os equipamentos necessários para o desempenho das atividades relacionadas ao trabalho.
Qual a lei trabalhista que fala sobre o WhatsApp?
O que diz a CLT sobre este tema? Ainda não existe nenhuma lei, no Brasil, que trate especificamente do tema de ferramentas/aplicativos pelos colaboradores fora do expediente de trabalho.
Sou obrigada a ficar no grupo de WhatsApp do trabalho?
O trabalhador é obrigado a entrar em grupo de WhatsApp criado pela empresa? Você só é obrigado a entrar em um grupo de WhatsApp da empresa se isso estiver escrito no contrato de trabalho ou nas regras da empresa. Se não estiver, você não é obrigado a entrar no grupo nem a responder às mensagens.
Sou obrigado a entrar no grupo do Whatsapp da empresa?
O que diz a CLT sobre grupos de WhatsApp?
Todo colaborador deve informar à empresa a criação de todo e qualquer grupo de trabalho no WhatsApp ou em qualquer aplicativo de mensagens.
Sou obrigado a responder ao chefe no WhatsApp?
Sou obrigado a responder mensagens do WhatsApp fora do expediente? De acordo com a legislação brasileira, os funcionários não são obrigados a responder às mensagens fora do horário de expediente, a menos que isso esteja estabelecido em seu contrato de trabalho.
Sou obrigada a responder ao WhatsApp na minha folga?
Contudo, salvo exceções previstas no contrato de trabalho, o funcionário não é obrigado a exceder seu horário e responder mensagens fora do seu expediente.
O que mudou na lei trabalhista de 2024?
Aumento do valor do Adicional Noturno
Essa mudança entrou em vigor em 1º de janeiro de 2024. O cálculo do adicional é baseado no valor da hora de trabalho normal, aplicado às horas trabalhadas entre 22h e 5h da manhã.
Sou obrigada a responder meu chefe?
A CLT brasileira não prevê a desconexão propriamente dita, mas também não obriga, legalmente, o funcionário a responder o chefe depois que já desligou o computador e parou a jornada. “A lei brasileira garante a jornada contratual de trabalho.
O que a empresa não pode exigir do funcionário?
A empresa não pode:
Sugerir ou exigir qual corte, tipo ou cor de cabelo que o(a) funcionário(a) deva ter; Exigir que a roupa, sapatos ou acessórios sejam novos ou tenham determinadas marcas; e, Exigir como deve ser o aspecto do celular ou outro material de uso pessoal do(a) funcionário(a).
O que a CLT diz sobre o uso do celular no trabalho?
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a empresa tem direito de proibir o uso do celular no trabalho, pelo menos durante o expediente propriamente dito.
Sou obrigada a deixar meu celular no armário da empresa?
Uso de Celular no Ambiente de Trabalho
Uso EXCESSIVO DO CELULAR no ambiente de trabalho pode gerar DISPENSA POR JUSTA CAUSA. O empregador pode proibir o uso do celular dentro do ambiente de trabalho.
Sou obrigada a usar meu celular para o trabalho?
O trabalhador é obrigado a utilizar seu celular particular a serviço da empresa? Não. A legislação trabalhista é clara ao determinar que os riscos da atividade econômica devem ser suportados pelo empregador (art. 2º da CLT), e dentre estes riscos está o custo operacional para seus empregados prestarem serviços.
Sou obrigado a usar meu celular para bater ponto?
O empregado é obrigado a bater ponto pelo próprio celular? Não há nada no texto da Portaria 671 que determine a obrigação de utilizar o dispositivo do colaborador ou não. Portanto, nesse caso o ideal é que empregado e empregador estejam de acordo sobre essa questão.
O que é considerado invasão de privacidade no trabalho?
Passar dos limites no monitoramento, pois podem caracterizar assédio; Instalar escutas eletrônicas sem o conhecimento da equipe; Monitorar o funcionário em locais privados, como o banheiro; Revistar os pertences do colaborador na entrada e na saída.
O que mudou nas férias de 2024?
Tiveram mudanças nas regras das férias em 2024? Houve mudança no abono de férias, que era facultativo. Agora, pela lei, é permitido a conversão de até 1/3 das férias em abono pecuniário. O valor desse abono é de 1/3 do salário base e deverá ser pago com as férias.
Quais são as 7 leis trabalhistas?
Confira abaixo as 7 principais leis trabalhistas:
- Vale Transporte. …
- Vale Alimentação. …
- Licença Maternidade. …
- Férias remuneradas. …
- Demissão por Justa Causa. …
- Hora extra. …
- Aviso Prévio.
Como ficam os domingos e feriados na nova lei trabalhista?
A principal alteração trazida pela Portaria 3.665/2023 é a necessidade de acordos coletivos para o trabalho aos domingos e feriados. A regulamentação estabelece que a operação nesses dias só será permitida se houver um acordo formalizado entre a empresa e o sindicato dos trabalhadores.
Sou obrigada a usar o WhatsApp no trabalho?
13) O funcionário pode negar o uso de seu smartphone pessoal para compartilhamento de trabalho pelo WhasApp? Lariane Pinto Del-Vecchio: O trabalhador não é obrigado a usar o seu smartphone pessoal para fins corporativos.
Sou obrigado a responder meu chefe no WhatsApp?
Sou obrigado a responder mensagens de trabalho fora do expediente? Segundo Baleeiro, para quem tem uma jornada de trabalho específica, não é obrigatório responder nada fora do expediente, seja via e-mail ou mensagem.
Sou obrigada a responder ao WhatsApp fora do meu horário de trabalho?
Sendo assim, as atividades laborais realizadas fora da empresa também são consideradas, dessa forma, se você não está no seu expediente e recebe uma tarefa pelo WhatsApp que deve ser realizada, o trabalhador tem sim, o direito a hora extra trabalhada.
Estou de atestado, sou obrigado a responder no WhatsApp.?
Se um trabalhador, recebe mensagem no seu WhatsApp após o seu horário de trabalho, a regra geral é que ele não está obrigado a responder fora do seu turno de trabalho, salvo se isso estiver previsto em acordo ou convenção coletiva de trabalho ou se ainda estiver previsto no contrato de trabalho do empregado.
Sou obrigado a fazer tudo que o chefe manda.?
A resposta é sim. O sucedâneo normativo vige no art. 2º, caput, da CLT, que dispõe que “considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço”.
Sou obrigado a ficar em grupo de WhatsApp do trabalho?
Não é obrigatório participar do grupo do zap da empresa, a menos que esteja no contrato. ⚖️ Mas, atenção: estar no grupo pode ser útil como prova em ações trabalhistas. Mensagens fora do horário podem render horas extras e estar de sobreaviso deve ser remunerado.