Sou obrigada a atender chamada de vídeo do pai do meu filho?

A resposta é SIM!

Sou obrigada a falar com o genitor pelo WhatsApp?

Mãe não é obrigada a falar e/ou manter contato com o genitor do filho em caso de guarda compartilhada. 📍Considerando que muitos relacionamentos não terminam de forma harmoniosa, é importante delimitar certos limites para que os conflitos do casal não prejudiquem a convivência dos pais com os filhos.

Sou obrigada a responder o genitor todo dia?

E isso não é alienação parental!

Sou obrigada a atender ligações?

Ainda há quem receba ligações no trabalho ou mesmo várias vezes ao longo do dia. Nenhum consumidor é obrigado a suportar este incômodo, tanto em casos de dívidas quitadas quanto em situações de pendências financeiras.

O que posso exigir do pai do meu filho?

IX – exigir que lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios de sua idade e condição. (Incluído pela Lei nº 13.058, de 2014.” Muitas mulheres acreditam que o direito de convivência é um direito do pai, quando na verdade é um direito dos filhos.

SOU OBRIGADA A CONVERSAR COM O PAI DO MEU FILHO?

Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho em 2024?

Em 2024, a pensão alimentícia para um filho não tem um percentual fixo, mas costuma variar entre 15% e 30% da renda líquida do responsável. Esse valor depende de fatores como as necessidades da criança e as condições financeiras de quem paga e de quem recebe.

Pode bloquear o genitor no WhatsApp?

Nesse contexto, o Whatsapp é uma das ferramentas utilizadas por muitos pais para decidirem em conjunto as questões sobre a vida dos filhos. No entanto, caso o pai esteja sendo controlador, agressivo ou promovendo ofensas e xingamentos, a mãe não só pode como DEVE bloquear o pai no Whatsapp.

Sou obrigada a atender a ligação do pai do meu filho?

A resposta é SIM! Você já ouviu falar do direito de visita virtual? o tema é relativamente novo, contudo o direito de regulamentação de visita virtual ao genitor ou genitora já é uma realidade no…

Quantas vezes por semana o pai pode ligar para o filho?

Em resposta a essa pergunta, não há um número específico de visitas estabelecido por lei. A legislação brasileira prioriza a convivência harmoniosa e contínua entre o pai não custodial e a criança, considerando sempre o melhor interesse do menor.

Sou obrigado a atender uma ligação?

Obrigatoriedade do atendimento telefônico

Mesmo que a lei tenha mudado para refletir a diversidade de canais de contato, o atendimento telefônico continua obrigatório — no mínimo, por 8 horas diárias. Contudo, é importante notar que não há mais a obrigação de atendimento ininterrupto por telefone.

É crime a mãe proibir o pai de ver o filho?

“Quando um dos pais – pai ou mãe –, mesmo que detenha a guarda compartilhada, afasta deliberadamente o filho do convívio com o outro, seja genitor ou não, proibindo que haja visitação, contato telefônico ou mesmo a coabitação, isso tem que ser tipificado criminalmente”, afirma o parlamentar.

É obrigatório o pai pegar o filho todo final de semana?

Conclusão. Não há um número específico de vezes que o pai tem o direito de ver o filho estabelecido em lei. O tempo e a frequência das visitas devem ser definidos com base nas necessidades e nas possibilidades das partes envolvidas, sempre considerando o melhor interesse da criança.

Sou obrigada a mandar fotos para o genitor?

Não, não é obrigado, tá? O que é obrigatório é respeitar. o regime de convivência. que ficou estabelecido no processo. Com relação a fotos e vídeos, a mãe pode até mandar, mas lógico que não é uma obrigação.

Pode obrigar o pai a ver o filho?

Direito fundamental da criança

“Conclui-se que é dever do pai visitar e ter seu filho em sua companhia, assim como fiscalizar a sua manutenção e educação, permitindo que a criança tenha um desenvolvimento sadio, tanto na companhia materna quanto na paterna”.

O que fazer quando o genitor não visita o filho?

Então, se o pai não está visitando o filho, é caso para que seja informado o juiz do descumprimento das visitas para que sejam tomadas as medidas necessárias. O juiz é informado por meio do processo chamado cumprimento de sentença e o juiz pode até mesmo aplicar multa para obrigar o cumprimento.

Pode bloquear genitor?

É claro que há casos que pode sim limitar ou até impedir que a criança esteja com o pai/mae. Se o outro genitor apresentar algum risco para a criança, como situações de abuso ou negligência, pode haver uma decisão judicial de dar a guarda para apenas um dos pais. O principal aqui é sempre o bem-estar do pequeno.

É obrigatório o pai pegar o filho de 15 em 15 dias?

Não há uma obrigação legal de o pai pegar a criança de 15 em 15 dias.

Qual horário o pai tem que pegar o filho?

Pai ou mãe escolhe horário de visita aos filhos, decide STJ.

O direito de regulamentar horário de visitas ao filho menor poderá ser do pai ou da mãe. Não existe uma hierarquia para decidir os horários e locais de visita em caso de pais separados. O entendimento é do Superior Tribunal de Justiça.

Sou obrigada a manter contato com o genitor?

Mãe não é obrigada a falar e/ou manter contato com o genitor do filho em caso de guarda compartilhada. 📍Considerando que muitos relacionamentos não terminam de forma harmoniosa, é importante delimitar certos limites para que os conflitos do casal não prejudiquem a convivência dos pais com os filhos.

O que faz um pai perder o direito de ver o filho?

Como mencionado, casos que envolvam negligências, abusos, vícios e afins, podem fazer com que uma mãe perca a guarda de sua criança. Além deles, é possível citar: A falta de responsabilidade parental. Neste caso, a mãe não assume as responsabilidades parentais.

Qual idade o pai pode pegar o filho para dormir?

A partir de qual idade do filho o pai separado tem direito de pegar para passear e dormir na sua casa? Não há uma idade específica estabelecida por lei que determine a partir de quando o pai separado tem o direito de levar o filho para passear e dormir em sua casa.

Em que circunstâncias a mãe perde a guarda do filho?

Se a mãe não receber tratamento para problemas de saúde mental ou se tiver uma incapacidade que a impeça de cuidar adequadamente da criança, colocando-a em risco, as autoridades podem decidir pela retirada da guarda para garantir o cuidado adequado e segurança do menor.

Sou obrigada a atender a ligação do pai da minha filha?

tem informações sobre ela. Mas você não é obrigada a atender. especificamente uma vídeo chamada, principalmente se esse outro genitor. ele lhe desqualifica, se ele lhe desqualifica como mãe, se ele é.

Sou obrigada a levar meu filho para visitar o pai?

Porém, uma coisa precisa ser considerada, não há como obrigar a criança a ir com o pai se ela não quer. Dessa forma, mesmo que haja uma decisão judicial que regulamente as visitas, não há como obrigar o filho a ficar na casa do pai.

Quem tem que buscar a criança no dia da visita?

Caso não haja definições judiciais sobre o assunto, é recomendável ao guardião exigir uma autorização por escrito do genitor visitante, caso ele precise enviar um terceiro para buscar a criança no dia da visitação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem