Qual o nome da doença causada por quem é viciado em jogos eletrônicos?

Com a nova revisão, o transtorno mental recebeu o nome de “distúrbio de games” (gaming disorder) e passou a fazer parte da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID-11).

Como se chama o vício por jogo?

A ludopatia, doença do vício pelo jogo, funciona no mesmo mecanismo que a dependência de álcool ou drogas. Ela é causada pelo desenvolvimento da fissura, que é o desejo incontrolável de jogar ou apostar. Neste caso, a necessidade não é por uma substância, mas pela emoção que apostar e jogar causam no cérebro.

Qual o nome do transtorno que está relacionado ao uso excessivo de jogos eletrônicos?

Com a nova revisão, o vício em jogos eletrônicos entra para a lista de distúrbios de saúde mental sob a nomenclatura “Distúrbio de games” (Gaming disorder). A classificação por parte OMS visa ajudar governos, agências de saúde e pais a identificar riscos e promover tratamentos a esse distúrbio.

O que o vício em jogos pode causar?

Além da depressão, o vício em jogos também pode estar associado a outros transtornos mentais, como ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno de ansiedade social.

O que é doença de jogo?

Jogo patológico é uma distúrbio psiquiátrico que se refere ao vício em jogar. Esse nome é dado porque o comportamento da pessoa é persistente e, apesar das consequências negativas que o ato pode trazer, ele é mantido. Nesse caso, o paciente se torna inapto para administrar o tempo e o dinheiro gasto.

OMS classifica vício em videogames como doença

O que causa a ludopatia?

De acordo com o psiquiatra, a origem desse transtorno está ligada a pensamentos ansiosos e à incapacidade de controlar o impulso para jogar. “Pessoas com ludopatia muitas vezes escondem o comportamento de seus familiares e podem até mesmo buscar dinheiro emprestado para continuar jogando”, ressalta.

O que é o transtorno do jogo?

O Jogo Patológico pode ser definido como o comportamento recorrente de apostar em jogos de azar apesar das consequências negativas decorrentes desta atividade. O indivíduo perde o domínio sobre o jogo, tornando-se incapaz de controlar o tempo e o dinheiro gasto, mesmo quando está perdendo.

O que acontece com nosso cérebro ao ficarmos viciados em jogos?

Quando os jogadores observam o resultado de sua aposta, eles também apresentam uma ativação cerebral aumentada no sistema de recompensa do cérebro, incluindo o núcleo caudado. E isso pode ser particularmente forte em pessoas viciadas em jogos de azar.

Como curar o vício do jogo?

O vício em jogos é tratado da mesma forma que diversos outros vícios: por meio da psicoterapia e, se possível, grupos de apoio. Na psicoterapia, a pessoa aprende a identificar os sentimentos e comportamentos que a levaram a desenvolver o vício, podendo então agir sobre eles para ir direto na raiz do problema.

Quais os sintomas de uma pessoa viciada em jogos?

O principal sintoma de alerta é a pessoa deixar de realizar atividades básicas como comer, tomar água, tomar banho e dormir em decorrência do game. Se o ato de jogar está afetando qualquer área importante da vida do indivíduo, como sua saúde física, mental ou social, neste deve buscar uma avaliação.

Como vencer vício em jogo?

Para superar o vício em jogos de azar, busque ajuda profissional, como um psicólogo, e considere a terapia cognitivo-comportamental. Participar de grupos de apoio, como Jogadores Anônimos, pode ser útil. Abra-se com sua esposa, envolva-a no processo de recuperação e estabeleça medidas de controle financeiro.

Como lidar com uma pessoa viciada em jogo?

Como ajudar alguém que tenha vício de jogo

  1. Converse sobre isso com a outra pessoa e, se necessário, buscar ajuda profissional.
  2. Seja firme e construtivo. …
  3. Não condene ou tente fazer a pessoa se sentir mal sobre si mesmo.
  4. Seja realista. …
  5. Não confie nele/nela com o dinheiro até que tenha superado o vício.

Qual o CID de vício em jogos?

O vício em jogos de azar é classificado pelos CID-10-Z72. 6 (mania de jogo e apostas) e CID-10-F63. 0 (jogo patológico).

Como funciona a mente de um viciado em jogo?

Uma dependência como qualquer outra

Contudo, o efeito interno gerado no cérebro é o mesmo: a euforia, o prazer e a excitação causadas pelo jogo vão sendo cada vez mais uma necessidade constante, e em doses sempre maiores.

Qual o melhor tratamento para vício em jogos?

Psicoterapia. A psicoterapia cognitivo-comportamental é a opção mais utilizada em tratamento para vício em jogos online. Nela, afinal, o paciente entende os aspectos de sua dependência e cria condições para desenvolver formas de se relacionar socialmente, longe do ambiente dos jogos online.

Qual médico trata vício em jogo?

O primeiro passo no tratamento para vício em jogos online é o diagnóstico adequadamente efetuado mediante avaliação profissional de um psiquiatra, que indica a melhor prática a ser seguida. Normalmente, os principais tratamentos estão voltados à psicoterapia, e podem ser feitos em clínicas especializadas.

Como tirar uma pessoa do vício do jogo?

O tratamento indicado seria a psicoterapia e/ou psicofármaco (uso de medicamentos) se necessário. É importante que a pessoa procure fazer uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra para combinar o tratamento. Psicoterapia e um dos tratamentos indicados para dependências de forma geral.

O que fazer para se libertar do vício do jogo?

Tratamentos

  1. Psicoterapia. Sessões de psicoterapia, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), podem ser eficazes no tratamento do vício em jogos de azar. …
  2. Clínicas de reabilitação. Para casos mais graves de vício em jogos de azar, a internação em uma clínica de reabilitação pode ser necessária. …
  3. Grupos de apoio.

O que o jogo causa na mente?

O excesso de jogos eletrônicos pode afetar negativamente o bem-estar mental e físico, incluindo problemas de saúde mental como ansiedade e depressão, além de sedentarismo devido à falta de atividade física.

Tem remédio para vício em jogo?

“O tratamento médico para vício em jogos é feito com psicoterapia para mudar hábitos e pensamentos relacionados ao problema, mas também podem ser usados medicamentos para tratar ansiedade ou outros problemas emocionais ligados ao vício”, reforça o especialista.

Qual é o transtorno emocional gerado pela compulsão pelo jogo?

A ludopatia é reconhecida como uma condição médica caracterizada pela compulsão de uma pessoa por jogos de azar, o que pode levar a graves consequências para o indivíduo: financeiras, sociais, físicas e emocionais. O vício em jogos de azar é classificado pelos CID-10-Z72.

Porque a pessoa vicia em jogos?

Questões psicológicas, como baixa autoestima, depressão, ansiedade e solidão, podem tornar uma pessoa mais vulnerável ao vício em jogos. Além disso, influências sociais, como a cultura do jogo e a pressão dos pares, também pode desempenhar um papel significativo.

Como parar vício no jogo?

  1. Passar tempo com a família.
  2. Desfrutar de caminhadas e exercícios.
  3. Promover reuniões e encontros com amigos que não tenham o vício.
  4. Procurar meios alternativos além do tratamento como:
  5. Praticar Yoga.
  6. Fazer meditação.
  7. Ler livros de auto-ajuda.
  8. Praticar algum esporte.

Como identificar um viciado em jogos?

– Falta de controle sobre o jogo (frequência com que se joga, intensidade, duração). Isto significa que a pessoa é incapaz de se controlar e não consegue colocar um limite no tempo que passa realizando esta atividade, e nem consegue limitar quantas vezes joga durante a semana. – Aumento de prioridade que se dá ao jogo.

Quando o jogo se torna patológico?

O jogo patológico é caracterizado por uma contínua ou periódica perda de controlo em relação ao jogo, uma preocupação em jogar e obter dinheiro para jogar e a manutenção deste comportamento apesar das consequências adversas 1, 2.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem