Qual a diferença entre pronome apassivador e índice de indeterminação?

o índice de indeterminação do sujeito ocorrerá na junção do “se” com verbo intransitivo, transitivo indireto ou um verbo de ligação; a partícula apassivadora “se” será combinada com um verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto.

Como saber se o SE é apassivador?

PRONOME APASSIVADOR ou PARTÍCULA APASSIVADORA:

Apresenta-se na formação da voz passiva sintética, com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos; com verbos transitivos indiretos, intransitivos ou de ligação, não há possibilidade de caracterizar a partícula apassivadora.

O que é índice de indeterminação?

g) Índice de Indeterminação do Sujeito: vem acompanhando um verbo transitivo indireto, um verbo intransitivo (sem sujeito claro), um verbo de ligação ou um transitivo direto, em casos de objeto direto preposicionado. Serve para indicar que o Sujeito da oração é indeterminado.

O que é pronome apassivador?

O que é partícula apassivadora? A partícula apassivadora é a palavra “se”, quando usada para indicar um verbo na voz passiva. Isso quer dizer que a ação será incidida sobre a própria pessoa, objeto ou situação que é o sujeito da construção frasal.

Como identificar a indeterminação do sujeito?

A indeterminação do sujeito ocorre com o verbo na 3ª pessoa do plural, sem o agente exposto: Ouviram belas canções de Erasmo e Roberto. Note que não há como acusar um determinado ser ou grupo, por “ouvir” belas canções.

PARTÍCULA APASSIVADORA x ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO: COMO IDENTIFICAR CADA UM? Profa. Pamba

Quais são os tipos de sujeito indeterminado?

TIPOS DE SUJEITO INDETERMINADO

  1. INTRODUÇÃO. …
  2. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO PLURAL. …
  3. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR + SE. …
  4. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR. …
  5. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA FORMA DO VERBO.

Quais são as regras do sujeito indeterminado?

O sujeito da oração é o termo com o qual o verbo concorda em número e pessoa. Quando ele aparece na oração, é chamado de determinado, mas quando está implícito (escondido), ele denomina-se indeterminado.

Precisa se é sujeito indeterminado?

O certo é “PRECISA-SE de operários”. Neste caso, a partícula “SE” tem a função de tornar o sujeito indeterminado. Quando isso ocorre, o verbo permanece obrigatoriamente no singular: “Necessita-se de profissionais competentes”; “Acredita-se em discos voadores”; “Aspira-se a grandes vitórias”.

O que é PA e PIS?

São elas: PIS (pronome indeterminador do sujeito) e o famoso PA (pronome apassivador).

Como identificar o pronome apassivador se?

Temos que saber se é um índice de indeterminação do sujeito ou se é um pronome apassivador. Se o verbo for transitivo direto ou se for transitivo direto e indireto, será pronome apassivador. Se o verbo for transitivo indireto, se for intransitivo, ou se for verbo de ligação, será índice de indeterminação do sujeito.

Como diferenciar o SE?

→ Pronome reflexivo ou parte integrante do verbo. → Para saber, basta colocar a Hermione no lugar do se! Se a frase fizer sentido, é um pronome reflexivo. Se não fizer, é uma parte integrante do verbo.

Como identificar um pronome indefinido numa frase?

Os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa e genérica. Alguém deixou o cachorro fugir. – o indefinido algum, posposto ao substantivo assume sentido negativo. – o indefinido cada não deve ser utilizado desacompanhado de substantivo ou numeral.

Como saber se é sujeito indeterminado?

Frases com verbo na 3ª pessoa do singular e com “se”

Nesse tipo de oração, com verbos na 3ª pessoa do singular e acompanhados de “se”, o sujeito também será indeterminado. Isso acontece devido ao pronome “se” atuar nesses casos como um índice de indeterminação.

Quais são as formas de indeterminar o sujeito?

A língua portuguesa indetermina o sujeito de duas maneiras: Empregando o verbo na 3. ª pessoa singular ou plural, sendo este último caso o mais comum, sem referência a pessoas determinadas: Estão chamando.

Como diferenciar índice de indeterminação do sujeito e partícula apassivadora?

b) Partícula apassivadora: quando se liga a verbos transitivos diretos com a intenção de apassivá-los. Ex: Contaram-se histórias estranhas. c) Índice de indeterminação do sujeito: quando se liga a verbos preposicionados com o papel de indeterminar o sujeito. Ex: Discorda-se do fato.

Quem pode ser pronome indefinido?

Quem é um pronome indefinido que tem usos relativos e interrogativos. Como relativo, quem implica sempre um antecedente que se pode apresentar expresso ou semanticamente incorporado. Por isso, o relativo quem nunca pode estar na origem de orações substantivas. Quem viste na minha casa é o namorado da minha filha.

O que é uso indeterminado?

Que não tem determinação, persistência, ânimo etc.

Qual o sujeito de “não existe essa possibilidade”?

Sujeito indeterminado.

Não existe essa possibilidade Sujeito simples.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem