Como eu faço para prorrogar meu auxílio-doença?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

Como fazer o pedido de prorrogação do auxílio-doença?

Dentro dos 15 dias que antecedem a data da alta médica fixada pelo perito do INSS, o servidor celetista deve solicitar via meu.inss.gov.br a prorrogação do auxílio doença (PP), que poderá seguir procedimentos distintos conforme o tempo de espera para agendamento junto à agência da Previdência Social de referência.

Como fica a prorrogação do auxílio-doença 2024?

Pela segunda vez neste ano, o INSS apresentou novas regras na prorrogação do Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença). Agora, o benefício só poderá ser prorrogado até 60 dias após a data de cessação, desde que o segurado ainda não tenha conseguido agendar uma perícia dentro do prazo de 30 dias.

Como funciona a prorrogação automática do auxílio-doença?

Até 30 dias: a avaliação será automaticamente marcada para a data de cessação (término) do benefício; Superior a 30 dias: o benefício é automaticamente prorrogado por mais 30 dias, sem agendamento de avaliação, que ficará para a data do fim do benefício.

Como saber se meu benefício foi prorrogado automaticamente em 2024?

Os resultados dos requerimentos de prorrogação podem ser consultados diretamente no site ou aplicativo Meu INSS. A análise é feita com base nos documentos médicos enviados, sem a necessidade de uma nova perícia médica presencial.

Como fazer o pedido de prorrogação do AUXÍLIO DOENÇA pelo MEU INSS

Até quando vai a prorrogação automática do INSS 2024?

Esse pedido de prorrogação sem perícia pode ser feito tantas vezes quanto o beneficiário solicitar, sendo que esses procedimentos serão aplicados até o dia 30 de abril de 2024.

Até quando vai a prorrogação do auxílio-doença sem perícia?

Fim da concessão facilitada

As alterações revogam a concessão facilitada da prorrogação do benefício por incapacidade temporária, que estava em vigor desde 2023. Até 30 de junho de 2024, a prorrogação não exigia um parecer conclusivo da perícia médica federal – uma obrigação que voltou a ser aplicada neste mês.

Quantas vezes o INSS pode prorrogar o benefício automaticamente?

É possível solicitar este serviço uma única vez em cada benefício.

Até quando vai a prorrogação automática?

A regra atual da prorrogação automática do benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) valerá até abril de 2024. Hoje, o segurado que estiver afastado da sua função recebendo o auxílio poderá ter a prorrogação quantas vezes precisar, sem a necessidade de passar por uma nova perícia médica.

O que mudou no auxílio-doença em 2024?

Em 2024, o valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença é limitado ao teto máximo do INSS, que atualmente é de R$ 7.786,02. Isso significa que, mesmo que a média dos salários de contribuição do segurado resulte em um valor superior, o benefício será pago até esse limite máximo estabelecido pelo INSS.

Quanto tempo leva para transformar auxílio-doença em aposentadoria?

Vale destacar ainda que antes da Reforma da Previdência de 2019, era possível fazer a conversão após 2 anos de recebimento do auxílio-doença. Com a nova legislação, é preciso ter pelo menos 12 meses de contribuição e cumprir outros requisitos. Entenda: Auxílio-doença indeferido?

Qual o valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença em 2024?

De modo geral, o valor máximo dos benefícios previdenciários segue o teto do INSS. Desta forma, o limite do auxílio-doença é de R$ 7.786,02, segundo tabela de 2024.

Quanto tempo pode durar o auxílio-doença?

O auxílio por incapacidade temporária, ou auxílio-doença, pode ser concedido por um período de até 120 dias, prorrogável por mais 120 dias ou quantas vezes o segurado permanecer incapacitado para o trabalho.

Como funciona a prorrogação do auxílio-doença 2024?

As regras para fazer o pedido de prorrogação seguem as mesmas. O segurado que não está recuperado para voltar ao trabalho deve fazer a solicitação para continuar recebendo o auxílio a partir de 15 dias antes da data da alta médica.

O que levar na perícia de prorrogação?

O que levar na perícia de prorrogação? No dia da perícia de prorrogação, compareça ao INSS com seus documentos pessoais e documentos médicos que ajudem a atestar a continuidade da sua incapacidade. Você deve levar para sua perícia: Documentos pessoais originais (RG, CNH ou CTPS);

O que fazer quando o requerimento não permite solicitação de prorrogação?

Requerimento não permite solicitação de prorrogação

Assim, o benefício é encerrado. Nesse caso, uma das recomendações é procurar um advogado previdenciário para ajudá-lo a tomar as providências necessárias.

Como pedir prorrogação do auxílio-doença pelo aplicativo?

Se houver necessidade de prorrogar o afastamento, o INSS indica o agendamento da perícia médica.

  1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS.
  2. É necessário ter senha do Portal Gov.br; informe CPF e, depois, a senha.
  3. Clique em “Pedir benefício por incapacidade”

Como prorrogar o auxílio-doença pelo meu INSS?

Solicitar Perícia de Prorrogação e Transformação de Espécie

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Benefício por Incapacidade”; Clique no serviço desejado. Aplicativo móvel : …
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Quanto tempo posso pedir prorrogação do auxílio-doença?

A nova portaria passou a limitar esse tipo de prorrogação – sem perícia – a duas por requerente, salvo restabelecimento ou reativação por decisão judicial. Em termos práticos, isso significa que o benefício poderá ser prorrogado por até 60 dias.

Como fica a prorrogação automática do auxílio-doença?

De acordo com a Portaria, os pedidos de prorrogação serão efetivados de forma automática a partir da solicitação, por 30 dias, ou até que a perícia médica presencial retorne, limitado a 6 (seis) pedidos.

Quanto tempo vale um laudo médico para o INSS?

Não há qualquer definição na Lei sobre o tempo de validade do laudo médico. Mas, na prática, os peritos médicos do INSS acabam negando o benefício quando o laudo e/ou documentos médicos não são atuais.

Quais os CID que dão direito ao auxílio-doença?

Quais os CID que Dão Direito ao Auxílio-Doença?

  • CID F10-F19: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa.
  • CID M00-M99: Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo.
  • CID N00-N99: Doenças do aparelho geniturinário.
  • CID H00-H59: Doenças do olho e anexos.

Como funciona o pedido de prorrogação de benefício?

De acordo com as novas diretrizes, o segurado pode solicitar a prorrogação do benefício por incapacidade temporária até 15 dias antes do término do benefício atual. Isso traz mais clareza e organização ao processo, garantindo que os segurados saibam exatamente quando e como devem proceder.

Como solicitar o auxílio-doença 2024?

A solicitação do benefício pode ser feita através do site ou aplicativo “Meu INSS” e também pelo telefone 135 onde o usuário deve agendar a perícia médica.

Quando o perito do INSS sugere aposentadoria?

Se, na perícia inicial, o próprio perito do INSS constatar a incapacidade total e permanente do segurado para o trabalho, insuscetível de reabilitação, deve conceder imediatamente a aposentadoria por invalidez.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem