Quais os benefícios da contação de história?

A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil.


 

Qual o benefício da contação de histórias?

“[A contação de história] possibilita que, a partir do pensamento e da imaginação, a criança comece a habitar outro mundo, vá para outro mundo, o do personagem.


 

Qual é o objetivo da contação de histórias?

Essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação. Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.


 

O que a contação de história desenvolve?

A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.


 

Qual a importância da contação da história?

A tradição de contar histórias

Cada história carrega consigo uma lição, um ensinamento, que as crianças devem aprender e respeitar ao longo de suas vidas. É também contando e ouvindo histórias que resgatamos nossas memórias culturais e afetivas, fundamentais para descobrir quem somos e como lidamos com os outros.


 

A História Completa de DINÁ: A VINGANÇA dos Irmãos que Mudou a História de ISRAEL!

Quais habilidades são trabalhadas na contação de história?

Curiosidade, imaginação e comunicação

A contação de histórias aumenta a vontade da criança de expressar e comunicar seus pensamentos e sentimentos. Para estimular isso, o professor deve encorajá-la a fazer perguntas e falar sobre como se sentem em relação às decisões dos personagens ou ao final da história.


 

Quais são os 6 objetivos específicos do contador de histórias?

Selecionar histórias, interpretar, conhecer ideias, conceitos e mensagens, visando desenvolver habilidades de contá-las, a partir do uso do corpo, gestos, voz, sons imagens estabelecendo interações com os diferentes públicos em espaços escolares e não escolares.


 

Qual a justificativa da contação de história?

A Contação de Histórias pode ser utilizada como ferramenta para acalmar e distrair as crianças, mas seu objetivo também abrange outros focos, como desenvolver a imaginação, a oralidade, a escrita, o lado lúdico, a observação, o senso crítico, a concentração, a capacidade de escutar, a socialização e o cognitivo da …


 

O que a BNCC fala sobre a contação de histórias?

A contação de histórias na BNCC

A Base Nacional Comum Curricular prevê a contação de histórias como ferramenta pedagógica na educação infantil. Especificamente, o campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” a valoriza inserida na habilidade de interação e de comunicação (BNCC, p. 42).


 

O que diz Piaget sobre a contação de histórias?

Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.


 

O que a contação de histórias estimula na criança?

Além de estimular a imaginação, a oralidade e a escrita, a contação de histórias é uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que ela se identifique com as situações e desenvolva meios de lidar com seus sentimentos e emoções.


 

Qual a importância da contação de história na sala de aula?

A contação de histórias, quando bem utilizada em sala de aula, leva a criança a desenvolver a imaginação, a criatividade e a trabalhar habilidades já existentes, além de ajudar no desenvolvimento de novas. Também ajuda a melhorar a sua oralidade e escrita.


 

Qual a importância do conto?

Contar histórias é promover a saúde mental. A partir dessa ideia, o psicanalista Celso Gutfreind defende em O terapeuta e o lobo (Artmed, 240 pp, R$ 82), a sua tese de que possível buscar a saúde mental dos pequenos, propiciando-lhes a simbolização de suas dores através do desenvolvimento da capacidade de imaginar.


 

Qual o objetivo da contação de histórias?

A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil.


 

Quais são as 7 dicas para uma boa contação de histórias?

Confira abaixo!

  • 1 – Conheça bem a história que você irá contar. …
  • 2 – Não enfatize detalhes. …
  • 3 – Olhe para os ouvintes. …
  • 4 – Abuse da expressão corporal. …
  • 5 – Faça diferentes entonações de voz. …
  • 6 – Não tenha medo de se expor. …
  • 7 – Utilize brinquedos e objetos criados. …
  • Veja também:


 


Por que é importante ler e contar histórias para as crianças?

O adulto, ao contar determinada história, permite que a criança inicie um processo de construção de sua identidade social e cultural. A arte de contar histórias também é um momento importante para a criança ouvir com atenção e desenvolver suas habilidades cognitivas.


 


Quais são as habilidades de uma contação de história?

É no lúdico que a criança desenvolve criatividade e senso crítico. As histórias são excelentes ferramentas para ajudar as crianças na observação, reflexão e memória são também sensações experimentadas por quem escuta uma história. Assim, as escolas compreenderam que esta técnica é poderosa na educação dos seus alunos.


 


O que as crianças aprendem com contação de história?

Criam universos e conhecem novos mundos. Assim, as histórias ajudam a estimular e desenvolver funções cognitivas como o raciocínio, pensamento, relação de espaço e tempo, entre outras. O processo de aprendizagem da escrita também fica muito mais fácil, já que a leitura e escrita estão diretamente relacionadas entre si.


 


Qual a importância do lúdico na contação de história?

Ao brincar, jogar, fazer de conta, a criança reproduz momentos que possibilitam realizar seus sonhos e fantasias. Esse momento de descontração também possibilita a criança reviver os conflitos e angustias do dia a dia para melhor compreende-los.


 


Qual a importância de contar história na educação infantil?

A contação de história desenvolve nas crianças além de várias outras habilidades o sentimento, a afetividade, a criança sente prazer em ouvir uma história ou a recontá-la oralmente na sua prática de socialização. A literatura é importante para o desenvolvimento da criatividade e do emocional infantil.


 


Qual o objetivo da contação de história na educação infantil segundo a BNCC?

A contação de histórias, por exemplo, consegue desenvolver na criança maior interesse em compreender a realidade a sua volta, ao mesmo tempo em que permite dar espaço para a participação, possibilitando assim o desenvolvimento da fala e da escuta, objetos essenciais para um bom convívio com o outro.


 


Qual é o papel do professor no processo de contação de história?

O professor é entendido como formador do leitor que utiliza a estratégia de ler e contar histórias. Como vimos o professor pode ler diferentes gêneros de textos, porém é importante que o professor leitor e contador de histórias possam transmitir segurança, prazer, na história narrada.


 


Qual a metodologia utilizada na contação de história?

METODOLOGIA

Enquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário. Depois da contação, pergunta- se quem quer recontar a história para os colegas. A análise de dados é realizada através de fotografias e anotações que são feitas durante a realização da atividade.


 


Qual a importância do contador de histórias?

A proposta do contador de histórias não é entregar uma narrativa pronta, mas fazer com que o público use a própria imaginação. Para que essa magia aconteça na cabeça de cada pessoa, recursos visuais, objetos e instrumentos musicais podem ser utilizados.


 


Quais são os recursos que podem ser utilizados para uma contação de história?

Como sabemos, existem inúmeros recursos que podem ser utilizados em sala de aula para contar histórias, principalmente na Educação Infantil, podem ser usados: fantoches, palitoches, avental de histórias, guarda-chuvas, caias de histórias, etc…


             

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem