O que significa intimação para prestar esclarecimentos?

A intimação policial para prestar esclarecimentos na delegacia ocorre quando existe uma investigação ou inquérito policial em andamento, com o intuito de identificar o que aconteceu através da apuração dos fatos.


 

Sou obrigado a prestar esclarecimentos na delegacia?

SOU OBRIGADO A COMPARECER? Absolutamente toda intimação policial deve ser atendida, exceto quando na data e horário determinado você não possa comparecer por algum motivo, nesse caso, o seu advogado deverá solicitar para a autoridade policial remarcar para um outro dia.


 

O que acontece depois de prestar esclarecimentos na delegacia?

R: Neste momento, a autoridade policial relatará os fatos ao Ministério Público que provavelmente lhe denunciará pelo crime, inclusive poderá requer sua prisão preventiva ao juiz e dependendo da natureza da infração penal e circunstâncias do crime poderá ou não decretá-la.


 

O que é uma intimação de esclarecimento?

A intimação é o meio pelo qual a Polícia Civil ou a Polícia Federal convoca uma pessoa para prestar esclarecimentos ou interrogatório quando existe uma investigação preliminar ou um inquérito policial em andamento. Podem ser intimados o investigado para interrogatório e a vítima ou as testemunhas para esclarecimentos.


 

O que significa prestar esclarecimentos na delegacia?

O intuito da intimação policial para prestar esclarecimento é o de apurar indícios de autoria e materialidade de um crime, bem como colher provas.


 

O que fazer quando o cliente te procura porque precisa prestar esclarecimentos na delegacia?!

O que acontece quando a pessoa recebe uma intimação?

Quem recebe uma intimação é obrigado a comparecer na data e horário estipulados no documento. O descumprimento dos termos estabelecidos em uma notificação pode trazer consequências sérias. O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação.


 

Como saber se a pessoa está sendo investigada?

A Polícia Federal e a Polícia Civil de diversos estados emitem, por meio de seus respectivos institutos de identificação, certidão de antecedentes criminais.


 

Quanto tempo uma pessoa tem para responder uma intimação?

Conforme previsão na lei processual, os prazos constantes no mandado podem ser de 3, 5 ou 15 dias. Portanto, se atente a isso. Vale lembrar que se você se recusar a receber o mandado, o oficial de justiça tem poder para certificar no processo que você foi citado/intimado daquela decisão.


 

O que acontece se eu não responder a uma intimação?

Ao fazê-lo, você poderá responder por desobediência e, em casos extremos, ser preso. Se não há justificativa para o não-comparecimento, a Justiça pode responder de forma coercitiva, levando-lhe à força para cumprir o seu dever, no caso, de depor.


 

Qual o prazo para responder à intimação?

A obrigação de comparecimento a juízo decorrente de uma intimação deverá ser feita após 48 horas. Se a intimação determinar a prática de algum ato diverso do comparecimento, o prazo será de 5 dias.


 

Como se comportar diante de uma intimação?

Quando recebemos uma intimação policial, é importante comparecer à delegacia no local, data e hora marcados. Caso contrário, podemos enfrentar algumas consequências. Primeiramente, não comparecer à delegacia pode configurar crime de desobediência, previsto no artigo 330 do Código Penal.


 

O que quer dizer prestar declarações?

O que significa prestar declarações na delegacia? Mas, de forma mais ampla, o objetivo de intimação policial é convocar alguém a prestar esclarecimentos sobre um determinado fato que pode configurar crime ou para auxiliar nas investigações em torno de uma pessoa que é suspeita de ter cometido algum crime.


 

O que o advogado pode fazer no depoimento em delegacia?

Então, lembre-se que, mesmo sem procuração, é direito do advogado, garantido pelo artigo 7º, inciso XIV do Estatuto da OAB, examinar autos de flagrante e de investigações de qualquer natureza, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos, em meio físico ou digital.


 

Tem como consultar intimação pelo CPF?

Também é possível a consulta e impressão das intimações já recebidas. Para o recebimento dessas, a utilização de certificado digital vinculado ao seu CPF é obrigatória.


 

Porque recebi uma intimação?

Enfim, se você recebeu uma intimação, isso pode significar duas coisas: ou você é suspeito de ter praticado algum crime e está sendo investigado por isso; ou você é uma testemunha importante, que pode ter algo a contribuir com a investigação.


 

Como se comportar em um depoimento na delegacia?

Como devo me comportar durante o depoimento? Durante o depoimento, é importante manter a calma e responder às perguntas de forma clara e objetiva. Evite respostas evasivas ou confusas, pois isso pode levantar suspeitas.


 

Quantas tentativas de intimação?

Em regra geral, a intimação é feita de maneira pessoal, de acordo com o parágrafo 3º do artigo 26 da Lei 9.514/97, portanto, o Oficial Registrador designa um escrevente para localizar o devedor fiduciante, nos endereços indicados pelo credor, e serão feitas três tentativas, em horários distintos, nos endereços …


 

Pode recusar intimação?

Não, ninguém pode ser forçado a assinar nada! O oficial de justiça vai lhe dizer que tem uma intimação para lhe entregar, a pessoa pode optar por receber ou recusar a entrega, não há nada de errado nisso.


 

Quantas tentativas para entregar intimação?

Quando, por três vezes, o oficial de justiça houver procurado o réu em seu domicílio ou residência, sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar a qualquer pessoa da família, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltará, a fim de efetuar a citação, na hora que designar. Art.


 

Qual o próximo passo depois da intimação?

Quem recebe uma intimação é obrigado a comparecer na data e horário estipulados no documento. Todavia, caso você não possa comparecer no horário e data marcada, oriento a ligar ou comparecer na Delegacia informada e informar a situação excepcional.


 

Como faço para saber do que se trata uma intimação?

Como saber do que se trata? O comunicado pode conter a petição inicial (contrafé) ou, ainda, as informações básicas acerca do assunto tratado. De qualquer forma, o advogado contratado fará uma diligência no órgão público (fórum, delegacia etc.), para analisar os autos.


 

Como faço para saber se estou sendo processado?

Para fazer essa pesquisa, é necessário acessar o site do tribunal e buscar pela opção de “Consulta Processual”, onde será possível informar o nome da pessoa ou da empresa e verificar se existe algum processo em andamento.


 

Como saber se a polícia está atrás de mim?

Dessa forma, procure pela aba Atestado de Antecedentes Criminais, no site da Polícia Civil do estado que você deseja ou no site da Polícia Federal e apenas com o número do RG, nome completo e data de nascimento, você consegue emitir um Atestado de Antecedentes.


 

Quanto tempo uma pessoa pode ser investigada?

Como regra geral do artigo 10 do Código de Processo Penal, o inquérito policial será concluído em 10 dias se o indiciado estiver preso, e em 30 dias no caso de não existir prisão cautelar.


 

Como saber se uma pessoa tem queixa na polícia?

A primeira opção para quem deseja consultar a existência de antecedentes criminais sobre uma pessoa é acessando o site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O portal é bem simples e objetivo, e com ele é possível emitir o atestado imediatamente.


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem