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O que estabelece a Resolução n 1 de 17 06 2004?

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana..


 

Qual é o principal objetivo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-raciais?

É um meio privilegiado para a educação das relações étnico-raciais e tem por objetivos o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, garantia de seus direitos de cidadãos, reconhecimento e igual valorização das raízes africanas da na- ção brasileira, ao lado das indígenas, …


 

Qual é o grande objetivo da educação das relações Étnico-raciais?

Nesse contexto, os objetivos da educação das relações étnico-raciais são possibilitar o reconhecimento de pessoas negras na cultura brasileira, a partir de seu próprio ponto de vista, promover o conhecimento da população brasileira sobre a história do Brasil com a visão de mundo da população negra, formar os …


 

O que diz a Resolução nº 1 de 15 de Maio de 2006?

Dispõe sobre a emissão de diplomas em formato digital nas instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal de ensino.


 

O que diz a Resolução nº 5 de 17 de dezembro de 2009?

O reconhecimento da constituição plural das crianças brasileiras, no que se refere à identidade cultural e regional e à filiação socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa, é central à garantia de uma Educação Infantil comprometida com os direitos das crianças.


 

CNE/CP RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. (Concurso SECBA Professor 2022)

Quais são os 5 princípios básicos da Educação Infantil?

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.


 

O que diz a resolução nº 2 de 1º de julho de 2015?

Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 – Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.


 

O que é Licenciatura Plena em Pedagogia normatizada pela Resolução CNE CP no 01 2006?

4º – O curso de Licenciatura em pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais …


 

O que foi a Resolução nº 7 de 31 de março de 2004?

Resolução CNE/CES nº 7, de 31 de março de 2004 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena.


 

Qual a finalidade da Resolução nº 1 2001?

Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós- graduação. O Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no art.


 

Quais são as leis étnico-raciais?

Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Lei nº 10.558, de 13 de novembro de 2002. Lei nº 10.678, de 23 de maio de 2003. Decreto nº 4.876, de 12 de novembro de 2003.


 

O que determina a LDB sobre a diversidade étnico-racial?

Essa evolução na área em questão foi trazida pela inserção da perspectiva étnico-racial na LDB. A Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino da “História e Cultura Afro- Brasileira e Africana” no conjunto da educação básica (pública e privada).


 

Quais são as relações étnico-raciais?

Entendem-se aqui, por relações étnico-raciais, aquelas estabelecidas entre os distintos grupos sociais, e entre indivíduos destes grupos, informadas por conceitos e ideias sobre as diferenças e semelhanças relativas ao pertencimento racial destes indivíduos e dos grupos a que pertencem.


 

Qual é a função das diretrizes curriculares nacionais?

São estas diretrizes que estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.


 

Quais os principais pontos das diretrizes curriculares nacionais?

Quais os princípios das diretrizes curriculares nacionais?

  • O currículo orientado para o desenvolvimento de competências;
  • A integração do conhecimento;
  • A articulação entre teoria e prática;
  • A formação generalista;
  • A flexibilidade curricular;
  • A educação permanente.


 

O que são as Diretrizes curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e africana?

2° As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e …


 

Quais são os princípios políticos da resolução nº 7 2010?

II – Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; da exigência de diversidade de tratamento para …


 

Qual a resolução que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica modalidade educação especial?

Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.


 

Que resolução foi publicada em 30 01 2012 e define as Diretrizes Curriculares Nacional para o Ensino Médio?

Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.


 

Qual é a diferença entre licenciatura e licenciatura plena?

Não há diferença entre licenciatura e licenciatura plena, devido à extinção das licenciaturas curtas, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996. Todas as pessoas que se graduam nessa modalidade atualmente são plenos, mesmo que não esteja no diploma o termo impresso.


 

Qual a diferença entre formação pedagógica e licenciatura Plena?

As duas formações têm focos diferentes. Enquanto a Formação Pedagógica é para bacharéis e tecnólogos, a Segunda Licenciatura é somente para profissionais já licenciados que desejam expandir sua área de atuação para outras disciplinas.


 

Qual a diferença entre licenciatura plena e complementação pedagógica?

A Licenciatura é um curso superior voltado especificamente para a formação de professores. Diferente do Curso de Complementação Pedagógica, a Licenciatura proporciona uma formação completa em determinada área de conhecimento, aliando os conhecimentos específicos da disciplina com os fundamentos da educação.


 

O que diz a BNC sobre a formação de Professores?

A BNC-Professores é baseada em três eixos que vão nortear a formação inicial e continuada dos docentes de todo o país: conhecimento, prática e engajamento.


 

O que o MEC definiu por meio da Resolução nº 2 de 1º de julho de 2015?

Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 – Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.


 

Qual é a resolução que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil?

Link copiado! Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.


 


normativasconselhos.mec.gov.br

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