O caminho da santidade passa essencialmente pelos territórios humanos que compõem nosso ser. Buscar a santidade e esquecer-se de reconciliar-se com o humano é fonte de problemas psicológicos sérios. Muitos têm trilhado esse caminho perigoso.
Qual é o caminho da santidade?
O caminho da santidade está em Jesus Cristo. Logo, olhar para ele, para seus gestos, atitudes e falas nos indicam uma direção a ser seguida. Assim como Jesus, que agiu em prol da justiça e do amor, podemos nos espelhar em seus atos para progredirmos nesse mesmo exemplo.
Quais são os três elementos básicos para santidade?
O capítulo V da Lumen Gentium, referindo-se ao chamado uni- versal à santidade, diz que todo cristão batizado possui a vocação de ser santo e aponta três características fundamentais desta vocação: o batismo, amar a Deus e imitar a santidade de Deus.
O que Jesus falou sobre santidade?
Jesus disse: “Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.16).
O que é viver em santidade com Deus?
A santidade é dom de Deus para o ser humano, para que este viva a graça oferecida. É sempre Deus o iniciador da oferta divina, na qual a vida humana envolve-se pelo sim ou pelo não. Deus quer uma resposta livre das pessoas para que o seu nome seja glorificado e amado sobre todas as coisas, entendimento, coração.
Como o temperamento pode nos ajudar no caminho de santidade?
Como faço para viver em santidade?
Aquele que quer ser santo sabe que precisa amar incondicionalmente a Deus e por isso precisa desapegar-se de todas as coisas que o prendem ao mundo. O caminho para amar a Deus é a oração, a porta pela qual se entra no castelo interior, como disse Santa Teresa d’Ávila.
Como levar uma vida de santidade?
Escolher atividades edificantes no Dia do Senhor
- Visitar a família e os amigos.
- Escrever em seu diário.
- Aprender mais sobre seus antepassados e a história da família.
- Fazer uma caminhada e desfrutar as criações de Deus.
- Levar alimento a alguém que esteja doente.
Qual é a essência da santidade?
A santidade pode se manifestar de duas formas: em uma vida admirável, mas não imitável; ou em uma vida nada extraordinária, mas perfeitamente imitável.
Como viver a santidade no dia a dia?
procurar, o quanto pudermos não ofendê-lo”, como diz Santa Teresa de Ávila. Da mesma forma, como quando se ama a si mesmo e ao próximo: deve-se fazê-lo por um único objeto formal, que é Deus. Nisso consiste o amor e é crescer nesse amor o que nos faz crescer na santidade.
O que nos afasta da santidade?
A tristeza que nos afasta da santidade.
O que fazer para viver a santidade?
4 passos para viver a santidade
- Primeiro passo: Encontro pessoal com Deus. É preciso se encantar com Deus. …
- Segundo ponto: Romper com as estruturas de pecado. Rompa agora com o pecado! …
- Terceiro passo: Aprofundamento catequético. …
- O quarto ponto: é a missão.
Onde começa a santidade?
O início do caminho com a qual o Senhor propõe a santidade começa pelo pobre de espírito. Aquela pobreza profunda que não sente nenhuma carência, mas entende a provisoriedade de tudo que não é santidade, de tudo que não é Reino dos Céus nem é Deus.
O que é uma vida de santidade?
Uma vida santa é “uma arma poderosa nas mãos de Deus”. Devemos ser diferentes, porque conhecemos a Cristo e aceitamos nos tornar seus discípulos.
Como crescer na santidade?
Dicas para crescer na Virtude da Castidade
1- Oração: Santo Agostinho é claro nas suas Confissões quando diz que só é possível viver a castidade por graça divina. A oração é esse lugar no qual nos deixamos transformar pela graça, de modo que, só com uma vida de oração é possível viver a castidade.
Quais são as etapas da santificação?
Por Da Redação
O papa João Paulo II, que promulgou o novo código, chegou a proclamar 476 santos e 1.314 beatos em 25 anos de pontificado. Para ser considerado um santo perante os católicos, é preciso passar por três etapas: confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização.
O que é santificação do espírito?
A santificação começa com o novo nascimento, estende-se por um processo de sujeição da carne e, no caso do espírito, se trata de uma santificação progressiva. Um processo contínuo de separação das impurezas, no qual o espírito prevalece sobre a carne.
Qual é a diferença entre santidade e santificação?
Enquanto a santidade de Deus serve como o padrão supremo de pureza e perfeição, a santificação nos convida a uma jornada contínua de transformação, alinhando nossas vidas cada vez mais com os princípios divinos.
O que Jesus diz sobre santidade?
Jesus sofreu toda a sua Paixão e Morte, a fim de que recuperássemos, diante do Pai, a santidade. É o que o apóstolo nos ensina: “Eis que agora Ele vos reconciliou pela morte de seu corpo humano, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai”(Col 1,22).
Qual é o alvo da santificação?
A santificação é um processo para a vida toda de tornar-se como Jesus. Por exemplo: olhar para as meninas da maneira que Ele olhou para elas; olhar para o dinheiro e as coisas materiais da maneira que Ele olhou para eles; olhar para seus inimigos da maneira que Ele olhou para Seus inimigos etc.
Como reconhecer a santidade de Deus?
Os atributos de Deus são manifestações do seu caráter santo. Por exemplo, a santidade de Deus é demonstrada através do seu amor por aqueles que pela fé Ele torna justos. “O SENHOR abre os olhos aos cegos, o SENHOR levanta os abatidos, o SENHOR ama os justos” (Salmo 146.8).
O que é propósito de santidade?
“A santidade é o plano de felicidade de Deus para as pessoas, que começa a partir de um relacionamento de intimidade com Ele. É algo que sempre estará relacionado ao propósito de Deus para a humanidade, porque Ele, ao nos criar, planejou que vivêssemos de acordo com os valores e princípios do Seu Reino.
Como honrar a santidade de Deus?
Orar, estudar e seguir a palavra de Deus convida Seu poder de purificação e cura à nossa alma. Reservemos um tempo para sermos santas a fim de estarmos repletas de Seu Espírito sagrado e santificador. Com o Espírito Santo por guia, estaremos preparadas para receber o Salvador na beleza da santidade.